Portal Veloz

Últimas Notícias

Prefeitura de Piracicaba envia à Câmara projeto de lei que destina R$ 1 mi para finalizar reconstrução do Mercado Municipal

Homem apontado como mandante de assassinato em Piracicaba é preso com arma em casa de acolhimento

Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura

Piracicaba disponibiliza mais de 300 vagas de emprego nesta semana

Vídeo mostra vítima sendo seguida por trio antes de assassinato; dois suspeitos foram presos e mandante está foragido em Piracicaba

PM Rodoviária apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias sem documentação fiscal no interior

Dia: 23 de junho de 2026

Prefeitura de Piracicaba envia à Câmara projeto de lei que destina R$ 1 mi para finalizar reconstrução do Mercado Municipal

Recursos serão repassados à Associação do Mercado Municipal para ajudar a custear a etapa final das obras de recuperação do prédio, que é tombado como patrimônio histórico e foi atingido por incêndio em 2025 A Prefeitura de Piracicaba protocolou nesta segunda-feira (22), na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que autoriza o repasse de R$ 1 milhão à Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal de Piracicaba para auxiliar na reconstrução do Mercado Municipal. A proposta será analisada pelos vereadores e, se aprovada, permitirá a transferência dos recursos para a continuidade das obras de recuperação do prédio atingido por incêndio em julho de 2025. A administração do Mercado Municipal é realizada por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura de Piracicaba e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. O repasse foi necessário já que a indenização securitária recebida pela Associação não foi suficiente para a restauração completa do imóvel, que é tombado como patrimônio histórico do município. A segunda etapa das obras, que corresponde à conclusão da reconstrução do imóvel, está orçada em R$ 1.745.904,78. Os recursos do seguro foram utilizados integralmente na primeira fase da reconstrução, concluída com investimento de R$ 2,4 milhões. Nessa etapa, foram executados a demolição e remoção das estruturas comprometidas pelo incêndio, reconstrução das paredes laterais e internas, instalação da estrutura metálica e da cobertura do telhado, retirada do piso antigo e das redes de água e esgoto, regularização do solo para implantação da nova infraestrutura hidráulica, construção das divisórias dos boxes e implantação de uma nova caixa d’água com capacidade de 50 mil litros destinada à rede de hidrantes. Caso aprovado pela Câmara Municipal, o repasse de R$ 1 milhão será destinado a auxiliar no custeio da etapa final da reconstrução, contribuindo para a conclusão das obras e a recuperação completa do imóvel. Ainda de acordo com a justificativa do PL, a Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal também informou que busca outras fontes de recursos para complementar o valor necessário à finalização dos trabalhos. O Projeto de Lei ressalta a importância do Mercado Municipal como um dos principais equipamentos públicos de Piracicaba, com relevância histórica, cultural e econômica para o município. Segundo a justificativa encaminhada ao Legislativo, o espaço é um tradicional ponto de comércio e abastecimento, integra o cotidiano da população e movimenta a economia local por meio do trabalho dos permissionários e do fluxo constante de moradores e visitantes, o que reforça a necessidade das ações voltadas à sua recuperação e pleno funcionamento. RELEMBRE O Mercado Municipal foi atingido por um incêndio na madrugada de 23/07/2025. As chamas atingiram 17 boxes do equipamento público localizado na região central da cidade. Não houve vítimas, mas o prédio precisou ser interditado para a realização dos trabalhos de rescaldo, limpeza e avaliação dos danos causados pelo fogo. Desde as primeiras horas após o incêndio, uma força-tarefa formada por diversas secretarias municipais, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil atuou no local para garantir a segurança da população e dos permissionários, além de acompanhar as medidas necessárias para a retomada das atividades. Para minimizar os impactos aos comerciantes afetados e assegurar a continuidade dos atendimentos, a Prefeitura providenciou a instalação de módulos provisórios no bolsão de estacionamento do próprio Mercado Municipal. Ao todo, foram implantados 16 módulos, sendo 15 destinados aos permissionários e um para sanitários, permitindo que os comerciantes mantivessem suas atividades durante o período de recuperação da área atingida.   Foto: Prefeitura de Piracicaba

Leia Mais

Homem apontado como mandante de assassinato em Piracicaba é preso com arma em casa de acolhimento

O homem apontado pela Polícia Civil como mandante do assassinato de Lismar Santos de Jesus, de 34 anos, foi preso pela Polícia Militar (PM) na noite desta segunda-feira (22), em uma casa de acolhimento localizada no bairro Godinho, em Piracicaba (SP). A prisão ocorreu após uma denúncia anônima recebida pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), informando que o suspeito estaria escondido em uma instituição situada no Convívio dos Andreas. Equipes da Força Patrulha e da 4ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (10º BPM/I) foram até o local e localizaram o homem em um dos quartos. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito. No entanto, em uma sacola com seus pertences pessoais, os policiais localizaram um revólver calibre 22 da marca Rossi, com a numeração suprimida, sete munições intactas, uma munição deflagrada, um aparelho celular e documentos pessoais. Segundo informações da PM, o homem confessou participação no homicídio investigado e afirmou que portava a arma por temer represálias em razão da repercussão do caso e da divulgação de sua imagem nas redes sociais. Também foram apreendidas roupas e um par de calçados que, de acordo com a polícia, são compatíveis com as imagens registradas por câmeras de monitoramento que flagraram os momentos que antecederam o crime. Lismar Santos de Jesus foi encontrado morto na manhã do domingo (21), em uma área de lazer do bairro Cecap. Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela Polícia Civil mostram a vítima sendo seguida por três homens momentos antes do assassinato. As investigações apontam que o suspeito preso trabalhava na mesma padaria que a vítima e teria sido demitido na última sexta-feira (19). Inconformado com a situação, ele teria recrutado outros dois homens, de 24 e 45 anos, para participar da execução. Os dois suspeitos já haviam sido presos anteriormente pela Polícia Civil. Eles foram autuados por homicídio qualificado, sequestro, organização criminosa e coação no curso do processo, após ameaçarem uma testemunha. O homem preso na noite de segunda-feira recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo e foi encaminhado ao Plantão Policial de Piracicaba, onde permaneceu à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando o caso.   Foto: Divulgação/PM

Leia Mais

Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura

Primeira frente fria do inverno provoca chuva, ventos de até 60 km/h e queda acentuada das temperaturas em diversas regiões paulistas A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a passagem da primeira frente fria do inverno, que provocará mudanças significativas nas condições do tempo entre esta segunda-feira (22) e quarta-feira (24). De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a aproximação do sistema meteorológico já favorece a ocorrência de chuvas isoladas nesta segunda-feira, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h. Na terça-feira (23), a frente fria avança sobre o território paulista, aumentando as condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em diversas regiões do estado. Os maiores acumulados são esperados para as regiões leste e sudeste, onde a chuva poderá ocorrer de forma persistente em determinados períodos. Na quarta-feira (24), o sistema permanece atuando próximo à costa paulista, mantendo o tempo instável. A previsão indica chuva persistente no litoral e em áreas da faixa leste do estado, com potencial para acumulados elevados e ocorrências de alagamentos, enxurradas e transtornos em áreas mais vulneráveis. Temperaturas mais baixas durante o dia Nesta semana, o destaque não será para as temperaturas mínimas, mas para as máximas, que permanecerão reduzidas devido à presença constante de nebulosidade e à ausência do aquecimento observado nos últimos dias. Com isso, a sensação de frio deverá persistir ao longo de todo o dia em diversas regiões do estado. Na capital, por exemplo, as temperaturas mínimas ficarão em torno dos 12°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 15°C. Em Sorocaba, os termômetros devem variar entre 12°C e 19°C. Em Ribeirão Preto, região tradicionalmente marcada por temperaturas mais elevadas, a população também sentirá os efeitos da massa de ar frio, com mínimas previstas de 14°C e máximas de 19°C. Já no oeste paulista, o frio será ainda mais intenso. Em Presidente Prudente, a temperatura mínima poderá atingir 9°C, enquanto as máximas deverão ficar em torno dos 16°c. Orientações à população A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os boletins meteorológicos e os alertas emitidos pelos canais oficiais. Durante os períodos de chuva intensa, recomenda-se evitar áreas sujeitas a alagamentos, não atravessar ruas inundadas, mesmo que aparentemente rasas, e redobrar a atenção em locais com histórico de deslizamentos ou enxurradas. Em caso de rajadas de vento e tempestades com descargas elétricas, a recomendação é buscar abrigo em locais seguros, evitando permanecer sob árvores, estruturas metálicas, coberturas frágeis ou próximo a placas e outdoors. Também é importante recolher objetos que possam ser arremessados pelo vento e desligar aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades severas. Com a queda das temperaturas, a Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua. A população deve manter-se adequadamente agasalhada, hidratada e evitar exposição prolongada ao frio. Também é recomendável atenção redobrada ao uso de aquecedores e outros equipamentos elétricos para prevenir acidentes domésticos e incêndios. A Defesa Civil do Estado segue monitorando continuamente as condições meteorológicas e poderá emitir novos avisos ou alertas caso haja alteração nos prognósticos. Em situações de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.   Foto: Divulgação/Governo de SP

Leia Mais

Piracicaba disponibiliza mais de 300 vagas de emprego nesta semana

Salários chegam a R$ 3.500 e há vagas nas áreas de logística, produção, comércio, indústria e serviços Piracicaba está com 337 vagas de emprego abertas nesta semana para diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais. As oportunidades contemplam candidatos com e sem experiência e abrangem setores como logística, indústria, comércio, alimentação, construção civil e serviços. As vagas são para atuação em empresas do município e estão disponíveis pela Prefeitura, por meio do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. Entre os destaques está a função de auxiliar de logística (contrato intermitente), com 150 vagas disponíveis, sem exigência de experiência ou escolaridade. O profissional atuará no recebimento, separação, expedição, carga e descarga de mercadorias, em diferentes turnos de trabalho. Outra oportunidade com grande número de contratações é para abastecedor de linha de produção, com 50 vagas, destinada a candidatos alfabetizados e sem exigência de experiência. Também se destacam as funções de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de açougue, e auxiliar de peixaria e repositor. Entre os maiores salários ofertados nesta semana estão as vagas de analista de vendas, comprador e operador de máquina, todas com remuneração de R$ 3.500. Também se destacam as oportunidades para desossador, com salário de R$ 3.200, motorista, com remuneração de R$ 3.030,37, e especialista do laser, que oferece R$ 3.000 mais bonificações por metas atingidas. As exigências variam conforme a função. Há vagas sem necessidade de experiência profissional, como auxiliar de logística, abastecedor de linha de produção, auxiliar de açougue, auxiliar de peixaria e auxiliar de serviços gerais. Já para cargos mais especializados, são solicitados requisitos específicos, como ensino superior em áreas correlatas, conhecimento em Excel, experiência em vendas e análise de indicadores, cursos técnicos ou habilitação profissional. Entre os benefícios oferecidos pelas empresas estão remuneração variável por metas, comissões sobre vendas e oportunidades em regime efetivo, temporário e intermitente, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho para diferentes perfis de candidatos. COMO SE CANDIDATAR Os interessados devem se candidatar por meio do Painel de Vagas, disponível no site da Prefeitura: piracicaba.sp.gov.br/servicos/painel-de-vagas/. As vagas ficam disponíveis até o limite de encaminhamentos ou podem ser encerradas a qualquer momento, conforme solicitação das empresas contratantes. Os candidatos devem manter seus dados atualizados e verificar atentamente os requisitos de cada oportunidade antes de realizar a candidatura. O CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, está localizado no Térreo 1 do Centro Cívico, na rua Antônio Corrêa Barbosa, 2.233. Mais informações pelo WhatsApp (19) 3437-2221, ou pelo telefone (19) 3437-2222.  

Leia Mais

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz