Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

SP atrai R$ 1,56 bi em investimentos privados com inauguração de nova fábrica em Piracicaba

Com a inauguração oficial da nova fábrica da Klabin, nesta quinta-feira (27), em Piracicaba, o Governo de São Paulo celebra a atração de R$ 1,56 bilhão em investimentos privados. A unidade, em operação desde abril do ano passado, tem capacidade de produção de 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano, que é utilizado em embalagens, produtos estratégicos para as cadeias de armazenamento e logística. Além de estimular o crescimento econômico regional, a nova fábrica gerou 1.500 postos de trabalho durante as obras, representando alguns dos objetivos do São Paulo na Direção Certa, plano de modernização da administração estadual que guia a gestão.

“A ideia é tornar o estado menos burocrático e apto para os pilares que vão garantir o nosso diferencial: as alavancas da biotecnologia, da transição energética e da economia do conhecimento. Estamos fazendo um trabalho bacana também na área do fomento industrial e para desenvolvimento dos arranjos produtivos locais. Assim podemos perceber quais são as nossas oportunidades perdidas, que setores em declínio precisam ser reinventados e quais são as nossas necessidades de formação de mão de obra”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

“O dia de hoje pode ser traduzido em três palavras: orgulho, gratidão e esperança. Temos orgulho da Klabin aqui no estado de São Paulo, agradecemos por acreditarem no nosso estado, sabemos que muita coisa boa vai desta fábrica”, celebrou Tarcísio.

A empresa é produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis no setor. A nova fábrica é amplamente digitalizada e automatizada, com ganhos de produtividade, eficiência e sustentabilidade para ampliar a capacidade de conversão de papéis em embalagens.

A cerimônia de inauguração foi realizada na Unidade e contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado; do prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta; do presidente do Conselho de Administração da Klabin, Horacio Lafer Piva; e do diretor-geral da empresa, Cristiano Teixeira.

“Conseguimos reunir neste projeto o que há de mais moderno em termos de tecnologia para entregar, com ainda mais eficiência, as melhores embalagens aos nossos clientes. Além disso, a localização da Unidade em um grande centro consumidor do Brasil confere à Klabin uma vantagem logística relevante, que agiliza a distribuição para clientes de diversas regiões do País. A Unidade Piracicaba II representa um marco na história da Klabin e no setor de embalagens”, comentou Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.

O Governo de São Paulo colaborou com a assessoria da Agência de Promoção de Investimentos do Estado de São Paulo (InvestSP), que realizou estudo para identificação de área adequada às necessidades do projeto da fábrica, tais como alto volume de água (Rio Piracicaba), proximidade com a capital (150 km) e disponibilidade de energia, além de estudos ambiental, de infraestrutura e de tributos.

A fábrica está instalada em um terreno de mais 1 milhão de m², com uma área construída de mais de 100 mil m². No espaço, estão operando duas onduladeiras de 2,8 metros de largura, com velocidade de 450 metros por minuto, e nove impressoras de última geração.

A unidade conta com um estoque de papel com capacidade para 6 mil bobinas – o equivalente a 15 mil toneladas – e possui 16 docas de carregamento na expedição, que funcionam simultaneamente. Um sistema totalmente automatizado para montagem e saída de paletes, otimizando a logística e proporcionando maior eficiência operacional.

Entre os destaques em tecnologia está um estoque vertical, pioneiro na América Latina, com capacidade de armazenar 2,3 milhões de m³ de chapas de papelão ondulado (equivalente a 1.100 toneladas). Este número representa o consumo médio de 30 horas das impressoras.

 

Foto: Divulgação/Governo de SP

Motorista de ônibus é feito refém na zona leste de SP

O agressor seria um ex-funcionário de uma empresa de transporte coletivo  Um homem armado com uma faca fez um motorista de ônibus refém na tarde desta terça-feira (30), na Avenida Pinheiro Borges, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Segundo informações preliminares, o agressor seria um ex-funcionário de uma empresa de transporte coletivo.  O caso mobilizou equipes da Polícia Militar e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), que cercaram a área para garantir a segurança de pedestres e motoristas que transitavam pela região. Um grupo de negociadores especializados foi acionado para lidar com a situação e tentar convencer o homem a se render pacificamente.  O ônibus envolvido na ocorrência está atravessado na via, bloqueando o trânsito, mas, de acordo com a PM, não havia passageiros no momento da abordagem. Até o momento, as motivações do agressor não foram esclarecidas. As autoridades seguem atuando no local e o caso está em andamento. (Renan Isaltino)

Veja mais

Prefeitura de Sumaré lança aplicativo do 156 para facilitar solicitações de serviços públicos

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta segunda-feira (28) o novo aplicativo do 156, já disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Com a novidade, a população passa a contar com uma ferramenta moderna, ágil e eficiente para solicitar mais de 40 serviços diretamente pelo celular. Entre os serviços disponíveis estão pedidos de poda de árvores, coleta de lixo e denúncias de descarte irregular de resíduos — que também podem ser feitas de forma anônima. Tudo de maneira simples e prática: basta realizar um cadastro rápido no aplicativo para começar a utilizar os serviços. O sistema foi desenvolvido inteiramente pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Além da facilidade na abertura de solicitações, o app também permite que o usuário acompanhe o andamento dos pedidos em tempo real. O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância do aplicativo para aproximar a população da administração municipal, o que representa uma inovação no serviço público. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, oferecendo meios modernos para que o cidadão tenha seus pedidos atendidos com rapidez e transparência. Esse aplicativo é mais uma ferramenta que reforça o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente, digital e de portas abertas para todos”, afirmou o prefeito. A população também pode continuar utilizando os canais tradicionais: as solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site oficial da Prefeitura de Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Lei que fornece protetores auriculares para crianças com autismo é sancionada em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou a Lei nº 7.450/2025, que institui o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. A lei foi publicada no Diário Oficial de 28 de abril. A proposta é de autoria do vereador Alan Leal e tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de aprendizado para os estudantes com hipersensibilidade auditiva. De acordo com a nova legislação, os protetores auriculares deverão ser fornecidos gratuitamente pelo município e utilizados especialmente no ambiente escolar, como forma de minimizar o impacto de ruídos e abafar sons excessivos. A medida busca prevenir crises sensoriais e proporcionar bem-estar às crianças com TEA, conforme definido pela Lei Federal nº 12.764/2012. “A sanção desta lei representa um importante avanço nas políticas de inclusão e acolhimento das nossas crianças com TEA. É uma ação concreta para garantir que elas tenham mais conforto e melhores condições de aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito. A Prefeitura tem o prazo de até 90 dias para regulamentar a aplicação da lei.     Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais