A proposta busca reconhecer a importância histórica da Independência da Bahia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1º), um projeto de lei que propõe transformar o dia 2 de julho em feriado nacional. A data marca a consolidação da Independência do Brasil, com a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território nacional, em 1823 — um ano após o Grito do Ipiranga, proclamado por D. Pedro I em 7 de setembro de 1822.
A proposta busca reconhecer a importância histórica da Independência da Bahia, já celebrada como feriado estadual, e que teve papel decisivo na consolidação da soberania brasileira. No vídeo publicado nas redes sociais, Lula destacou:
“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente.”
Ao anunciar o envio do projeto, Lula estava acompanhado de figuras políticas baianas de destaque: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira — todos naturais da Bahia e defensores da valorização da data.
O presidente embarcou nesta tarde para Salvador, onde participa das celebrações do 2 de julho. De lá, seguirá diretamente para Buenos Aires, na Argentina, onde integra a agenda da Cúpula do Mercosul, marcada para quinta-feira (3). A proposta de tornar o 2 de julho feriado nacional agora segue para tramitação no Legislativo. (Renan Isaltino)
Foto: R7
Fonte: Agência Brasil