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Em Campinas, Av. das Amoreiras recebe duas novas câmeras que identificam condutas de risco nesta terça (28)

Equipamentos começam a registrar as infrações a partir de hoje

Com 30 sinistros (acidentes) registrados entre 2024 e 2025, a avenida das Amoreiras recebeu dois novos pontos de videomonitoramento, no São Bernardo e no Jardim do Lago. As infrações começam a ser registradas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a partir desta terça-feira, 28 de outubro.

As câmeras de fiscalização em tempo real estão instaladas nos cruzamentos com a rua Alves do Banho/avenida Porfírio Cardoso de Novaes (São Bernardo) e com a avenida Senador Antônio Lacerda Franco (Jardim do Lago).

O objetivo é coibir condutas de risco, ampliar a segurança viária e reduzir sinistros (acidentes). Os locais compõem o Corredor BRT Ouro Verde e foram escolhidos por registrarem situações recorrentes de uso indevido do corredor exclusivo para o transporte coletivo, conversão e retorno proibidos.

A medida também reforça a segurança de condutores e usuários do transporte público coletivo no Corredor Ouro Verde: os dois novos pontos de videomonitoramento ficam entre as estações BRT São Bernardo, Parque Industrial e Vila Rica.

Na fase experimental do monitoramento, quando não foram registradas autuações, as câmeras registraram flagrantes de motos e carros circulando indevidamente no corredor exclusivo, conversões proibidas no cruzamento da Amoreiras com Alves do Banho e diversas situações de retorno irregular na Senador Lacerda Franco.

Outras situações comumente registradas nestas regiões envolvem parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; e transposição indevida de faixa.

Placas (sinalização vertical) foram instaladas nas aproximações para alertar os condutores sobre a presença da câmera: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.

Fiscalização remota está integrada ao novo CCO da Emdec
As duas câmeras têm visão panorâmica de 360º e são monitoradas remotamente por agentes da mobilidade urbana que atuam no Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte da Emdec. O equipamento flagra o comportamento de risco e permite a captura da imagem. A partir dela, é elaborado o auto de infração.

Além de identificar infrações, o sistema de videomonitoramento também possibilita que os agentes acompanhem remotamente sinistros em andamento, veículos quebrados na via, manifestações, etc.

30 sinistros computados entre 2024 e 2025
Os cruzamentos da Amoreiras alcançados pelos novos pontos de videomonitoramento registraram, entre 2024 e 2025, 30 sinistros (acidentes) não fatais:

  • Av. Amoreiras x av. Senador Lacerda Franco x av. Ana Beatriz Bierrembach x rua Martinópolis: 15 sinistros em 2024 (sete com vítimas feridas e oito sem vítimas) e cinco sinistros até 15 de outubro de 2025 (quatro com vítimas feridas e um sem vítimas).
  • Av. Amoreiras x r. Dr. Alves do Banho x av. Porfírio Cardoso Novaes x r. Dr. Cassiano Gonzaga x r. Amazonas: seis sinistros em 2024 (um com vítimas feridas, um atropelamento e quatro sem vítimas) e quatro até 15 de outubro de 2025 (três com vítimas feridas e um sem vítimas).

Os dados são do CCO da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de acidentes registrados no município.

Fiscalização remota tem outros 11 pontos ativos

Agora, serão quatro pontos de videomonitoramento na Amoreiras: os outros dois foram ativados entre dezembro de 2024 e junho deste ano, na altura da rua Laranjal Paulista e junto à Estação BRT Mário Gatti.

Atualmente, estão ativos outros 11 pontos de fiscalização por videomonitoramento. Juntos, eles registraram 14,4 mil infrações de trânsito entre janeiro e setembro de 2025. Destas, cerca de 2,7 mil foram por uso indevido do corredor exclusivo.

Legislação

A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras teve início em Campinas, em meados de 2017. A fiscalização remota está embasada na Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê que poderão ser autuados “condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas ‘online’ por esses sistemas”. Ela está alinhada ao artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Transitar na faixa ou via exclusiva para o transporte público coletivo é infração gravíssima. O valor da multa é de R$ 293,47. Executar operação de conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização é infração grave e gera multa de R$ 195,23.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

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