Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Domingo azul em Campinas: caminhada celebra diversidade e empatia no mês do autismo

A manhã do próximo domingo, 6 de abril, será marcada por união, empatia e celebração da diversidade em Campinas. A Prefeitura promove a “Caminhada anual das famílias atípicas”, um dos eventos mais simbólicos da campanha Abril Azul 2025, cujo tema deste ano é: “Autismo: informação gera empatia, empatia gera respeito”.


A concentração acontece às 8h, no portão ao lado do Ginásio da Lagoa do Taquaral. De lá, os participantes seguem em caminhada até a área do antingo Kartódromo da Lagoa, em um percurso marcado por alegria, acolhimento e visibilidade para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Campinas em parceria com instituições que atuam diretamente na promoção da saúde, educação e qualidade de vida das pessoas com autismo. A proposta é reunir famílias, profissionais, educadores, terapeutas e toda a comunidade para reforçar a importância da inclusão, do respeito às singularidades e do fortalecimento da rede de apoio às pessoas neurodivergentes.


Entre as atrações confirmadas estão a participação especial da escritora e mãe atípica Elizabeth Deschauer, autora do livro “Mira, a cadela que nasceu para amar”, que narra a emocionante relação entre seu filho autista, que tem uma doença rara, e uma cadela de assistência.

Também estará presente a autora Michelly Gassmann, com o livro infantil “O Pinguim Azul”, que aborda com delicadeza a aceitação das diferenças na infância. A programação ainda inclui intervenções artísticas com palhaços, coral em Libras, a banda Imperatixy e os personagens da 501st Death Star Garrison, grupo de fãs de Star Wars que promete encantar adultos e crianças.


Também participam as instituições Adacamp, Clínica Sensis, CEI, Affeto, Paica, Grupo Abacadabra, Clínica Conduzir, STARS 21, Montarte Equoterapia, EquipeUni e o CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência) da Prefeitura de Campinas.


A orientação é que os participantes vistam azul — cor símbolo do autismo — e levem muita energia positiva para essa caminhada de afeto, visibilidade e mobilização social.


Políticas públicas municipais


A Prefeitura de Campinas desenvolve uma série de políticas públicas voltadas à promoção de direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de forma integrada entre diferentes secretarias.


Na área de assistência social, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, são oferecidos serviços de orientação jurídica e social, além do acesso ao Cartão Bem Acessível. O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) atua como ponto de apoio para encaminhamentos, acolhimento e articulação de políticas públicas.


A cidade também mantém parcerias com organizações especializadas, como Adacamp, APAE, Pestalozzi e Paica, garantindo atendimento especializado para pessoas com autismo. Somente entre Adacamp e Pestalozzi, são disponibilizadas 210 vagas, sendo 120 exclusivas para TEA. Esses serviços oferecem terapias voltadas ao desenvolvimento social, comportamental e comunicativo, além de programas de educação social e suporte continuado e personalizado.


Na Saúde, o atendimento à população com TEA é estruturado dentro da rede de Atenção Primária em Campinas, com o envolvimento de 68 Centros de Saúde multiprofissionais. Essas unidades contam com equipes formadas por médicos de família, pediatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. O trabalho é orientado pelo Protocolo de Vigilância e Rastreio do Desenvolvimento Infantil, que permite o acompanhamento desde os primeiros anos de vida. Quando necessário, os pacientes são encaminhados a serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSij) e instituições parceiras como a Associação Pestalozzi.


Na Educação, a Secretaria Municipal de Educação atende neste momento 2.163 alunos da educação especial em suas 208 unidades. Deste total, 1.224 estudantes têm diagnóstico de TEA. Para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, todas as escolas contam com professores especializados que acompanham os processos pedagógicos e de inclusão. Além disso, o transporte escolar adaptado é ofertado a 255 alunos com mobilidade reduzida, severa percepção alterada pelo TEA ou surdocegueira. Também é oferecido transporte diferenciado para a escola-polo bilíngue de surdos, que atualmente atende 71 estudantes.


No contraturno das aulas, os alunos têm acesso às chamadas salas de recursos multifuncionais, onde são desenvolvidas atividades pedagógicas complementares de forma individualizada. Atualmente, Campinas possui 32 dessas salas, distribuídas por todas as regiões da cidade.

SERVIÇO
Local: Portão ao lado do Ginásio do Taquaral – Av. Dr. Heitor Penteado, 1671
Horário: Concentração às 8h
Chegada: Kartódromo da Lagoa
Leve sua família, convide amigos e caminhe por um mundo mais inclusivo!

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais