Frente de instabilidade pode causar alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia
Piracicaba está em estado de atenção. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, ontem (10), um alerta severo de chuvas intensas para a região, com risco de ventos fortes, raios, granizo e transtornos em áreas urbanas, como alagamentos e quedas de energia.
A notificação foi enviada diretamente aos celulares dos moradores por meio do sistema Cell Broadcast, que emite alertas de emergência para regiões específicas com base no sinal de telefonia celular. A frente de instabilidade deve atuar durante todo o fim de semana, com potencial de se intensificar no início da próxima semana.
“A previsão aponta para um volume expressivo de chuva, e é fundamental que a população evite áreas alagadas e não se abrigue sob árvores durante as tempestades”, alerta o tenente Maxwel Souza, da Defesa Civil estadual. “Nosso monitoramento seguirá ininterrupto ao longo do sábado, domingo e também na segunda-feira (13), quando a chegada de uma nova frente fria poderá intensificar ainda mais as tempestades.”
A Defesa Civil reforça a importância de cuidados simples, como não enfrentar enxurradas, manter distância de fios elétricos caídos e evitar transitar por áreas com histórico de enchentes. Em caso de emergência, os números de atendimento são:
– Defesa Civil: 199
-Corpo de Bombeiros: 193
Previsão para os próximos dias na região de Piracicaba:
– Sábado (11): Pancadas de chuva moderadas a fortes ao longo do dia, com risco de raios e ventos.
– Domingo (12): Persistência da instabilidade, com aumento no volume de chuva.
– Segunda-feira (13): Nova frente fria pode provocar temporais intensos, com risco elevado de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Sobre o Cell Broadcast
O sistema envia alertas diretamente para celulares conectados à rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio. Ao receber o aviso, o celular emite um som alto e exibe a mensagem com instruções de segurança, mesmo que esteja no modo silencioso.
Foto: Governo de SP














