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Capotamento e parto de emergência: veja detalhes sobre acidente que matou 11 em MG

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o que provocou o capotamento de um ônibus com 53 ocupantes na MG-223, próximo a Araguari, cidade a 671 km de Belo Horizonte, na madrugada de terça-feira (8). O acidente matou 11 pessoas, incluindo duas crianças. Oito vítimas estão internadas em estado grave. Os outros ocupantes tiveram ferimentos leves. O motorista e testemunhas prestaram depoimento na delegacia da cidade. Veja o que se sabe sobre o acidente.

Dinâmica

O ônibus saiu de Goiânia (GO) na segunda-feira (07) e estava a caminho de São Paulo (SP). As primeiras informações indicam que o motorista perdeu o controle da direção do coletivo, atravessou o canteiro central que liga as rodovias MG-223 e a MG-413 e capotou na alça de acesso. Testemunhas e ocupantes do ônibus dizem que o veículo estava acima do limite de velocidade, mas a informação ainda não foi confirmada pela polícia.

Investigação

A Polícia Civil declarou que a investigação sobre o acidente está em andamento. De acordo com a corporação, o motorista do ônibus prestou depoimento na delegacia de Araguari. Ele foi ouvido e liberado. O condutor fez o teste do bafômetro, que deu negativo. Segundo a instituição, “não há elementos suficientes que justifiquem a prisão até o momento”. Outras vítimas e testemunhas também foram ouvidas e prestaram declarações.

A polícia informou também que o trabalho de identificação dos corpos está em andamento no Posto Médico-Legal. “A PCMG reforça seu compromisso com a elucidação do caso e com o apoio às famílias das vítimas neste momento de dor”, concluiu o comunicado.

Segundo o major Fabrício Araújo, do Corpo de Bombeiros, o processo de identificação é difícil, já que algumas pessoas foram arremessadas com o capotamento. “Não foi possível precisar a idade e sexo das vítimas, uma vez que em decorrência do sinistro e dessas vítimas serem ejetadas, assim como seus pertences e bolsas, não foi possível fechar todos os detalhes”, explicou.

Parto de emergência

Uma das vítimas do acidente, que estava grávida de oito meses, passou por um parto de emergência no Hospital de Clínicas da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). O casal viajava na parte de baixo do ônibus. Segundo o homem, a bebê, chamada Aurora, está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da unidade de saúde.

O homem contou que estava dormindo e acordou quando sentiu o veículo inclinando. “Estava muito escuro, eu estava dormindo, mas meu sono é muito leve. Eu estava deitado do lado dela e senti o ônibus inclinando. Acordei no susto e ela me perguntou o que era. Tentei segurá-la e puxá-la para o meu lado, só que aí o ônibus saiu arrastando e foi arrastando pelo trevo”, detalhou.

O marido contou que precisou procurar pela esposa com uma lanterna, quando saiu do ônibus. A mulher sofreu ferimentos graves e precisou amputar um dos braços. Segundo o marido, ela fez uma cirurgia no braço e vai passar por um procedimento na cabeça, já que parte do couro cabeludo foi arrancado.

Superlotação na UPA

O resgate das vítimas do acidente ocupou toda capacidade de atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Araguari. Diante da situação emergencial, a Prefeitura fez um apelo à população para que só procure a UPA em casos de urgência e emergência, recomendando que demais pacientes busquem outras unidades de saúde da cidade.

“As equipes de saúde estão mobilizadas para garantir o atendimento adequado às vítimas, utilizando todos os recursos disponíveis da rede municipal”, afirmou a Prefeitura em nota.

A administração municipal também expressou solidariedade aos familiares das vítimas fatais do acidente. “Manifestamos profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas deste trágico episódio”, concluiu.

Veja a nota da empresa do ônibus na íntegra:

“A Real Expresso lamenta profundamente o ocorrido às 3h24 da madrugada de hoje, envolvendo um de seus veículos na MG 223 próximo a Araguari. O ônibus, que havia saído de Anápolis (GO) às 20h30 de ontem com destino a São Paulo, transportava 53 passageiros. Desde a ocorrência, nossas equipes foram mobilizadas imediatamente, incluindo profissionais especializados, para prestar apoio no local e junto a familiares. Até o momento foram confirmadas 11 vítimas fatais. 6 feridos encontram-se nos hospitais locais como o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU); 10 foram para a UPA de Araguari (dos quais 8 permanecem e 2 passageiros já receberam alta). Os demais foram liberados no momento do atendimento local e seguiram viagem. Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades responsáveis para investigar as causas do acidente e esclarecer todos os detalhes. Nesse momento estamos concentrados no apoio às vítimas e todo suporte às suas famílias. Para familiares e pessoas que buscam mais informações sobre os passageiros, disponibilizamos nosso canal de atendimento 24 horas através do telefone 0800 728 1992, que está à disposição para fornecer todo o suporte necessário”.

 

Fonte: R7

Foto: Reprodução/RECORD MINAS

John Boyd Dunlop sem semáforos fechados: “Onda Verde” é implantada pela Emdec e já está funcionando

Já é possível percorrer a avenida John Boyd Dunlop (JBD), entre a rua Mário Scolari e a Praça da Concórdia, sem semáforos fechados. A chamada “Onda Verde” foi implementada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em 28 semáforos no sentido bairro-Centro e em 29 no sentido oposto. A ação permite que os condutores poupem tempo no trajeto, segundo testes realizados, que compararam o antes e o depois da implantação. Com o novo padrão de sincronia dos semáforos e de fluidez do tráfego, os técnicos da Emdec registraram uma redução de 13% no tempo necessário para percorrer o trecho no sentido Centro-bairro, e de 11% no sentido oposto. A “Onda Verde” já está operando na via de segunda a sábado, das 5h30 às 23h; e aos domingos, das 6h30 às 23h. Os tempos semafóricos programados para a madrugada já atendem ao baixo fluxo registrado na via durante o horário. Mas para o condutor se beneficiar da novidade, é preciso atenção à velocidade do veículo. A programação dos semáforos considera o tempo percorrido por quem respeita o limite de velocidade da via, que é de 50 km/h. Ou seja, não adianta se apressar: quem ultrapassa o limite de velocidade, além de correr riscos, também pegará os próximos semáforos fechados. Além de oferecer mais agilidade nos trajetos percorridos e incentivar o respeito à velocidade máxima da via, a “Onda Verde” promove benefícios ambientais. Isso porque, ao reduzir as paradas nos semáforos e o tempo do trajeto, há uma otimização do uso dos veículos, reduzindo a emissão de gases poluentes. “Esta é uma iniciativa de mobilidade urbana que impacta diversos fatores que influenciam a qualidade de vida da população. Desde o benefício imediato de chegar mais rápido em casa ou ao trabalho, até aqueles que o condutor não vê, como a qualidade do ar e uma maior proteção contra sinistros que envolvam o excesso de velocidade”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Emdec. Vale lembrar que o fluxo promovido pela “Onda Verde” pode ser afetado por situações adversas de trânsito, como a ocorrência de sinistros e bloqueios emergenciais na via, ou uma quantidade muito grande de veículos em circulação, o que impacta a manutenção da velocidade. Corredor Ouro Verde será o próximo a receber a ação O estudo para a implantação da “Onda Verde” na JBD foi iniciado a partir do atendimento da Emdec a uma demanda da população, sobre o número de paradas realizadas em semáforos na via, durante o fluxo. Técnicos da empresa fizeram os primeiros levantamentos de dados, em campo, em dezembro de 2024, em trecho entre o Satélite Íris e a Praça da Concórdia. Depois, ampliaram para todo o trecho contemplado. Considerando os diferentes fluxos em horários de pico e entrepico, os profissionais realizaram a reprogramação remota dos equipamentos, a partir da Central de Monitoramento de Operação de Semáforos da Emdec, que fica na sede da empresa, na Vila Industrial. Isso foi possível após a centralização de todos os controladores semafóricos da JBD, no segundo semestre de 2024. Antes, a alteração dos tempos de cada sinal precisava ser realizada no local. Depois, os técnicos fizeram testes in loco, observações e ajustes necessários, até chegarem aos tempos semafóricos hoje adotados para a “Onda Verde”, que são diferentes, a depender do horário. O tempo de travessia para os pedestres continua sendo respeitado e acompanha a programação. Com a iniciativa concluída no corredor Campo Grande, agora a equipe se debruça sobre estudo semafórico que beneficie o corredor Ouro Verde. No momento, os técnicos levantam dados sobre os fluxos registrados em dois trechos da avenida das Amoreiras: entre as ruas Rio Grande do Sul e Amância Cesarino, e entre a rua Itapecirica da Serra e a avenida Ana Beatriz Bierrembach. Outras vias da metrópole já contam com ajustes em semáforos, promovendo o fluxo quando a velocidade permitida é mantida pelos condutores. Entre elas, as avenidas Francisco Glicério, Senador Saraiva, Campos Sales e Barão de Itapura.   Foto: Prefeitura de Campinas

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Campinas está em 4º lugar em arborização entre cidades com mais de 1 milhão de habitantes

Campinas está em quarto lugar, entre cidades com mais de 1 milhão de habitantes, em uma lista feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que considera o índice de arborização no entorno de domicílios. Em Campinas, 84,38% das casas têm árvores em seu entorno. O levantamento foi feito com base em dados do Censo de 2022 e seus resultados foram divulgados no último dia 17 de abril.O levantamento considera apenas árvores no entorno de residências, e não conta algumas áreas densamente arborizadas, como os 25 parques e bosques, considerados pulmões da cidade; e as mais de 2,5 mil praças e canteiros por todas as regiões, inclusive em áreas centrais; o projeto de microflorestas, recentemente iniciado, e a Mata de Santa Genebra, segunda maior floresta urbana do Brasil.Índice de arborização no entorno de domicílios – cidades com mais de 1 milhão de habitantes Goiânia – 89,75% Curitiba – 85,5% Brasília – 84,88% Campinas – 84,38% Porto Alegre – 79,09% Belo Horizonte – 76,67% São Paulo – 67,78% Rio de Janeiro – 65,34% Guarulhos – 60,52% Fortaleza – 60,08% Recife – 52,11% Manaus – 45,6% Belém – 45,37% Salvador – 34,5% São Luís – 34,21% Também é importante destacar que Campinas tem população de 1,1 milhão de habitantes em uma grande dimensão de território, com uma área total de 794,57 km quadrados, sendo 419,12 km quadrados na área urbana.O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que a gestão da arborização é feita com muito planejamento, seguindo normas técnicas e científicas e adequada a cada ambiente. “A arborização deve ser planejada e analisada sob vários aspectos de acordo com as características próprias da cidade, como tamanho do território, complexidade demográfica, aspectos culturais e educacionais, entre muitos outros. Fazemos um trabalho estruturado na arborização nos mais diferentes meios da cidade”, explica o secretário. Mais de 567 mil mudas plantadasDe 2021 até agora, Campinas fez o plantio de mais de 567 mil mudas nas mais diversas áreas, incluindo canteiros, balões, parques, praças e áreas de proteção ambiental (APAs). As árvores são provenientes do Viveiro Municipal de Campinas, mantido pela Prefeitura, que tem em cultivo mais de 200 mil mudas de árvores; da Mata de Santa Genebra e de compensações ambientais. Segundo dados de 2020, do IBGE, Campinas ficou em segundo lugar como cidade mais arborizada do País, considerando os municípios com mais de 250 mil habitantes.Arborização em calçadas no Campo GrandeOutro projeto fundamental que está em andamento em Campinas é a arborização em calçadas em 16 bairros no distrito do Campo Grande, uma das áreas que mais cresceram nos últimos 50 anos. O secretário Ernesto Paulella explica que a arborização em calçadas é a última etapa da urbanização nas áreas residenciais. “Os bairros novos precisam ter primeiro a infraestrutura, co,o pavimentação, redes de água e esgoto, guias e sarjetas, para somente depois ser feito o plantio de árvores em calçadas e com espécies que sejam adequadas”, explica o secretário.  Microflorestas por toda a cidadeUm destaque na arborização recente de Campinas é a implantação de microflorestas em áreas relativamente pequenas no meio urbano, como canteiros, balões e áreas de parques. O objetivo é diminuir a temperatura do ambiente, especialmente em ilhas de calor; filtrar o ar; servir de refúgio para a fauna urbana, entre outros benefícios. O projeto foi apresentado no dia 26 de março deste ano e quatro microflorestas já estão prontas e uma sendo iniciada. No total, até o momento, as pequenas florestas contam 7 mil mudas. Ampliação de equipes para manejo de árvores Para mais precisão e qualidade no manejo de árvores, Campinas ampliou, há um ano, de sete para 20 as equipes de arborização, incluindo plantio e todos os cuidados em relação a árvores e a implementação de tecnologias, como o exame de tomografia, pelo qual é possível avaliar a saúde da árvore. “Usamos a ciência e a tecnologia para melhorar a gestão de arborização urbana.”, destaca o secretário Paulella.Viveiro de árvores e doação de mudasO Viveiro Municipal, que fica no Parque Xangrilá, além de prover as mudas para plantio do município, também doa até seis unidades aos cidadãos que tiverem interessem em plantas as próprias árvores, inclusive nas calçadas de onde vivem. Quando a doação é feita, o morador é orientado sobre as espécies mais adequadas às calçadas e que não interfira em rede elétrica, por exemplo. Para buscar mudas, o cidadão dever ir até o Viveiro, na rua Argeu Pires Neto, s/n, Parque Xangrilá.

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Motociclista é preso por embriaguez, receptação e adulteração de veículo furtado em Santa Bárbara

Na madrugada desta quarta-feira (24), a Guarda Municipal de Americana prendeu um homem, de 28 anos, por embriaguez ao volante, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo. A abordagem ocorreu na Avenida Alfredo Contatto, em Santa Bárbara d’Oeste, após uma tentativa de fuga que terminou em colisão. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a equipe da ROMU realizava patrulhamento pela Rua Colômbia quando percebeu duas motocicletas em atitude suspeita. Uma delas ostentava uma placa aparentemente artesanal. Ao realizar a consulta da placa, os agentes identificaram que se tratava de um veículo produto de furto, registrado em São Paulo. Os condutores tentaram fugir e foram perseguidos até que, na altura da Avenida Santa Bárbara com a Rua da Agricultura, um dos motociclistas perdeu o controle ao atropelar um cone e colidiu contra a mureta de um restaurante. O indivíduo foi detido no local. Durante a revista pessoal, foi encontrado um celular Samsung azul. A pesquisa nominal revelou que o homem possuía antecedente por tráfico de drogas e estava com a CNH suspensa. A motocicleta, uma Honda Titan vermelha, estava com o número do chassi suprimido e placa adulterada. O número do motor correspondia ao da placa consultada, mas o veículo, originalmente azul, possuía registro de furto desde 2007 na cidade de Embu Guaçu. O apoio à ocorrência foi prestado pelos GCMs Wilson e R. Almeida que permaneceram no local até a remoção do veículo pelo guincho. O homem foi conduzido ao Hospital Municipal Edson Mano, onde passou por atendimento médico e, em seguida, foi apresentado ao Plantão Policial de Santa Bárbara onde a prisão em flagrante foi ratificada. Ele alegou ter comprado o veículo no bairro Parque Planalto. O homem foi recolhido ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça, e a motocicleta foi apreendida e levada ao pátio municipal.

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