Bill Gates, ex-diretor executivo da Microsoft, compartilhou sua visão sobre o futuro da inteligência artificial (IA) durante uma entrevista com Jimmy Fallon, apresentador da NBC. O bilionário acredita que, em uma década, a IA será capaz de fornecer serviços médicos e educacionais com a mesma qualidade de um profissional altamente qualificado, e que essas assistências serão acessíveis a todos.
Segundo Gates, a IA tornará possível oferecer aconselhamentos médicos de qualidade e aulas personalizadas a qualquer pessoa, sem custos, tornando esses serviços amplamente disponíveis. Ele destacou que, em breve, será comum ter acesso a bons conselhos médicos e aulas ministradas por IA.
Ao refletir sobre os impactos dessa tecnologia, Gates comentou que a IA pode ajudar a solucionar questões trabalhistas atuais, como a escassez de médicos e profissionais de saúde mental, mas também levanta questionamentos sobre o futuro do trabalho. Ele questionou como será a dinâmica dos empregos e se as jornadas de trabalho poderão ser reduzidas para apenas dois ou três dias por semana.
Quando perguntado sobre a necessidade de humanos no futuro, Gates foi direto: “Não para a maioria das tarefas”. No entanto, ele destacou que certas atividades, como assistir esportes, continuarão sendo de interesse humano. “Por exemplo, no baseball, as pessoas não vão querer ver computadores jogando. Algumas coisas ainda serão feitas por nós. Mas tarefas como mover objetos ou cozinhar comida, com o tempo, serão basicamente resolvidas pela IA”, concluiu.
Foto: Reprodução/Bill Gates/Facebook