Portal Veloz

Últimas Notícias

Piracicaba realiza busca ativa e orientação após caso confirmado de esporotricose em cão

Procon-SP alerta para golpes em compras de produtos da Copa do Mundo

Daae de Rio Claro faz reparo emergencial em adutora embaixo da Rodovia Washington Luís

Semana terá chuva acima da média e mudança radical no tempo em SP

Festival Junino Pé de Serra em Hortolândia terá shows do grupo Bicho de Pé e de Caju & Castanha

Arena do Torcedor exibe jogos do Brasil com entrada gratuita em Campinas

Dia: 3 de junho de 2026

Nova sede da Biblioteca e do HUB amplia acessibilidade e fortalece cultura e inovação em Cordeirópolis

Espaços estão localizados estrategicamente em prédio moderno e acessível A Prefeitura de Cordeirópolis inaugurou nesta quarta-feira (3) a nova sede da Biblioteca Municipal “Profª Aita Bentivegna Dias” e do HUB Cordeiro, dois espaços que passam a funcionar em um prédio moderno, acessível e planejado para ampliar o acesso da população à cultura, à educação, à tecnologia e à qualificação profissional. A entrega integra a programação dos 78 anos do município e marca também os 50 anos de fundação da Biblioteca Municipal. “Estamos entregando muito mais do que um prédio. Este passa a ser um espaço de oportunidades, de conhecimento, de inovação e de transformação social. A Biblioteca e o HUB representam aquilo que acreditamos para Cordeirópolis: uma cidade que cresce investindo nas pessoas, garantindo acessibilidade e construindo oportunidades para todos”, afirmou a prefeita Cristina Saad. “Quando investimos em educação, cultura, qualificação profissional e inclusão, estamos investindo no futuro da cidade. Este espaço foi pensado para acolher todos os cidadãos e ampliar oportunidades para quem busca conhecimento e crescimento pessoal e profissional”, destacou o vice-prefeito Anderson Hespanhol Pique. Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Alex Olivato, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Roberson Castellar, demais secretários municipais, os vereadores Paulo César Morais de Oliveira, Vilson Caleffi, Valmir Sanches, Diego Fabiano, Cícero Saraiva, Deize Bettin, José Antonio Brás, Rozimar Rodrigues e Sidnei Gambaro, além de representantes do Senai, servidores e população. O novo prédio da Biblioteca Municipal e do HUB está localizado na esquina entre a Rua Aita Bentivegna Dias e a Rua Carlos Gomes, próximo ao Ginásio de Esportes do Centro e da Escola Estadual Jamil Abrahão Saad. Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

Leia Mais

Influenciador afirma ter visto suposto OVNI em sítio no Paraná e caso viraliza nas redes sociais

Relatos de luzes misteriosas, sons incomuns e comportamento estranho de animais despertaram debates entre internautas; FAB afirma que não identificou objetos desconhecidos na região O influenciador digital Mayk Leão, conhecido por compartilhar conteúdos sobre resgate de animais, viralizou nas redes sociais após relatar uma suposta aparição de um objeto voador não identificado (OVNI) em seu sítio, localizado em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Segundo Mayk, os acontecimentos tiveram início no último fim de semana de maio, quando ele percebeu que os animais da propriedade apresentavam um comportamento incomum. O influenciador afirmou que os bichos estavam extremamente agitados, situação que chamou sua atenção logo nas primeiras horas do dia. Pouco depois, ele encontrou uma cerca elétrica derrubada e passou a suspeitar que algo pudesse ter atravessado a área em direção à mata próxima ao sítio. Ao longo do dia, também relatou ter ouvido sons estranhos vindos da vegetação, diferentes de qualquer ruído que já havia escutado anteriormente. Ainda de acordo com o influenciador, durante a noite ele ouviu um barulho semelhante ao funcionamento de engrenagens ou máquinas sobre o telhado da residência. Intrigado com a situação, decidiu investigar o que estaria acontecendo. Foi então que Mayk registrou, por meio do celular, luzes brilhantes em uma região próxima a uma área de mata. Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível observar pontos luminosos à distância. O influenciador afirmou que o objeto permaneceu parado por vários minutos sobre uma área próxima a um rio e que, em determinado momento, teria desaparecido temporariamente. Pouco depois, segundo seu relato, um segundo objeto, ainda maior, teria surgido no local. Mayk descreveu a suposta estrutura como um objeto de grandes proporções, com diversas luzes coloridas, incluindo pontos vermelhos, e formato semelhante a um olho. Ele relatou ter sentido medo, ansiedade e uma forte sensação de impotência diante do fenômeno. Em vídeos publicados para seus seguidores, o influenciador afirmou que nunca havia passado por uma experiência semelhante e destacou que ficou ainda mais assustado por morar sozinho em uma região afastada, sem vizinhos próximos. Para complementar os relatos, Mayk também divulgou uma ilustração representando o formato do objeto que afirma ter observado naquela noite. O caso rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, dividindo opiniões entre aqueles que acreditam na possibilidade de um fenômeno inexplicável e os que defendem explicações naturais para o ocorrido. A Força Aérea Brasileira (FAB) se manifestou sobre o episódio por meio de nota oficial. Segundo o comunicado, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que, no dia 31 de maio, nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea ou reportado por aeroportos da região. “A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que, no dia 31 de maio, nenhum objeto foi identificado pelos radares de defesa aérea ou reportado por aeroportos locais com informações de objetos desconhecidos. O controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade”, informou a instituição. Até o momento, não existe confirmação oficial sobre a natureza das luzes registradas pelo influenciador. Mesmo assim, o episódio continua gerando grande repercussão e alimentando discussões sobre possíveis explicações para o fenômeno. (Renan Isaltino) Foto: divulgação redes sociais

Leia Mais

Prefeitura promove plantão de vacinação e ações itinerantes a partir desta sexta em Limeira

UBS Graminha, Parque Cidade e Feira Noturna do Jardim São Lourenço estão entre os locais atendidos A Prefeitura de Limeira realiza a partir desta sexta-feira (5) uma série de ações para ampliar o acesso da população às vacinas, especialmente para quem não consegue comparecer às unidades de saúde durante a semana. Na sexta-feira (5), equipes de saúde estarão na Feira Noturna do Jardim São Lourenço. No sábado (6), na Praça Nações Unidas (Rosa Granzoto Rosada), na região do Boa Vista. Já no domingo (7), a ação será realizada na Feira Livre do Jardim Caieiras. Haverá ainda, o plantão de vacinação no sábado (6), das 8h às 13h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Graminha e no drive-thru do Parque Cidade. Na UBS Graminha, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo as doses contra dengue e gripe. Já no drive-thru do Parque Cidade serão aplicadas vacinas contra febre amarela, dengue, covid-19 e gripe. Para receber as vacinas, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão SUS, e carteira de vacinação. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A ação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Confira: Vacinação Itinerante  Sexta-feira (5) Feira Noturna do Jardim São Lourenço Vacinas: dupla adulto (tétano e difteria), hepatite B, febre amarela, meningite (ACWY), HPV, covid-19, dengue (adolescentes), dengue (adultos) e gripe. Já as gestantes terão acesso à vacina contra a bronquiolite. Horário: 17h às 20h30 Endereço: Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 6.525  Sábado (6) Praça Nações Unidas (Rosa Granzoto Rosada) Vacinas: dupla adulto (tétano e difteria), hepatite B, febre amarela, meningite (ACWY), HPV, covid-19, dengue (adolescentes), dengue (adultos) e gripe. Já as gestantes terão acesso à vacina contra a bronquiolite. Horário: 8h às 13h Endereço: Av. Mogi Mirim, 99 – Boa Vista  Domingo (7) Feira Livre do Jardim Caieiras Vacinas: dupla adulto (tétano e difteria), hepatite B, febre amarela, meningite (ACWY), HPV, covid-19, dengue (adolescentes), dengue (adultos) e gripe. Já as gestantes terão acesso à vacina contra a bronquiolite. Horário: 7h30 às 11h30 Endereço: Rua Evaristo Olivato Filho Plantão de Vacinação Sábado (6) – UBS Jardim Graminha Multivacinação, incluindo dengue e gripe Horário: 8h às 13h Endereço: Rua Luiz Pereira do Prado, 156 – Drive-thru Parque Cidade Vacinas contra febre amarela, dengue, covid-19 e gripe Horário: 8h às 13h Endereço: Parque Cidade – ao lado da pista de skate Acesso de veículos: Portão A (Anel Viário) – Via Antônio Cruãnes Filho, s/nº Confira a indicação das vacinas: GRIPE – Para a toda a população acima dos 6 meses. DENGUE (adolescentes) – Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos; DENGUE (adultos) – Para profissionais da área de saúde (de até 59 anos) das redes pública e privada: médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, veterinários, biomédicos, entre outros. Importante: é necessário comprovar a atuação na área, com apresentação da carteira de trabalho ou carteira do conselho de classe; – Para adultos de 59 anos; – O imunizante não é indicado para idosos com 60 anos ou mais, conforme previsto em bula e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). COVID-19 Atualmente, a vacina contra covid-19 é voltada a gestantes, pessoas imunocomprometidas e idosos (60 anos ou mais), que devem ser vacinados a cada seis meses. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber duas doses da vacina, com intervalo de quatro semanas entre elas. Pessoas de 5 a 59 anos, sem comorbidades e já vacinadas anteriormente, não precisam receber novas doses. Nessa faixa etária, o imunizante é destinado apenas aos grupos especiais, que devem receber uma dose anualmente. São eles: pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua e trabalhadores dos Correios. FEBRE AMARELA – Crianças a partir de 9 meses de idade que ainda não foram vacinadas e aquelas que não completaram o esquema vacinal de duas doses. – Pessoas que receberam apenas uma dose antes de completar 5 anos de idade deverão tomar a dose adicional, independentemente da idade. – Pessoas de qualquer idade que não sabem se já foram vacinadas. – Pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar recomendação médica por escrito para receber a vacina. DUPLA ADULTO (DIFTERIA E TÉTANO) – Pessoas não vacinadas contra difteria e tétano na primeira infância; – A partir dos 7 anos, caso não tenham sido vacinadas anteriormente. HEPATITE B – Crianças: a vacina deve ser aplicada ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Em seguida, aos 2, 4 e 6 meses. Observação: A vacina contra a hepatite B integra a vacina pentavalente. – Adultos não vacinados: devem tomar três doses, com intervalo de 2 meses após a primeira e 4 meses após a segunda. MENINGITE (ACWY) – Crianças de 12 meses e adolescentes de 11 a 14 anos. HPV – Meninas e Meninos de 9 a 19 anos. – Pessoas com HIV. – Pessoas transplantadas entre 9 e 45 anos. BRONQUIOLITE – Para gestantes. Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Adolescente de 13 anos é apreendido por tráfico de drogas e homem é preso durante operação com cão do BAEP em Limeira

Menor confessou a venda de entorpecentes, indicou os esconderijos das drogas e cão policial localizou mais porções de crack no Parque Residencial João Ometto Durante patrulhamento de Ações Especiais de Polícia com cães no Parque Residencial João Ometto, em Limeira, policiais militares apreenderam um adolescente de 13 anos por ato infracional de tráfico de drogas e prenderam um homem de 22 anos na manhã desta terça-feira. Segundo a Polícia Militar, a equipe realizava patrulhamento em um ponto já conhecido pelo intenso comércio de entorpecentes quando avistou dois indivíduos em frente a uma residência. Ao perceberem a aproximação da viatura, ambos correram para o interior de um imóvel. Diante da fundada suspeita, os policiais realizaram acompanhamento imediato e entraram na residência. No local, fizeram contato com a moradora, que informou não conhecer os suspeitos e relatou que eles haviam entrado no imóvel sem sua autorização. Durante a abordagem, o adolescente de 13 anos, confessou que estava comercializando drogas no local. De acordo com a PM, ele indicou espontaneamente os pontos onde os entorpecentes estavam escondidos, sendo um deles na areia em frente à residência e outro em uma área de mata próxima. O menor também revelou que havia dinheiro proveniente da venda de drogas escondido nos pés de uma cama tubular onde os dois estavam sentados. Ainda segundo seu relato, ele receberia R$ 150 pelo serviço ilícito, que teria começado às 9h e terminaria às 18h. Em busca pessoal, os policiais encontraram com o adolescente um aparelho celular e R$ 3 em moedas. Com o homem de 22 anos, identificado pelas iniciais L.H.S.R., nada de ilícito foi localizado. Ele negou envolvimento com o tráfico, afirmando apenas estar na companhia do menor. Nos locais indicados pelo adolescente, os policiais localizaram 56 porções de cocaína e 29 porções de maconha. Em seguida, durante uma varredura realizada pelo cão policial BLASTER, foram encontradas mais 39 porções de crack escondidas nas proximidades. Já na cama apontada pelo adolescente, a equipe encontrou R$ 107 em dinheiro, valor que, segundo a polícia, seria proveniente da comercialização dos entorpecentes. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e o adolescente foi apreendido. Ambos foram conduzidos ao Plantão Policial de Limeira, juntamente com as drogas, dinheiro e demais objetos apreendidos, permanecendo à disposição da Justiça. (Renan Isaltino) Apreensões: • 56 porções de cocaína (50 gramas); • 29 porções de maconha (56 gramas); • 39 porções de crack (8 gramas); • R$ 110 em dinheiro; • 1 aparelho celular. Foto: divulgação BAEP

Leia Mais

Limeira embarca para os Jogos da Melhor Idade com delegação de 90 atletas

Município disputa o JOMI 2026 em São João da Boa Vista e busca classificação para a final estadual O prefeito Murilo Félix acompanhou, nesta quarta-feira (3), o embarque da delegação limeirense para a disputa da 28ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI). Ao todo, 90 atletas representarão Limeira na competição regional, entre quinta-feira (4) e domingo (7), em São João da Boa Vista. Os atletas de Limeira competem em diversas modalidades, entre elas atletismo, natação, bocha, voleibol adaptado, tênis de mesa, xadrez, damas, dominó, truco e buraco. A participação reforça o compromisso do município com a promoção do envelhecimento ativo, da qualidade de vida e da inclusão por meio do esporte. O prefeito Murilo Félix destacou a importância da participação dos atletas na competição. “Limeira tem uma história de destaque nos Jogos da Melhor Idade e nossos atletas são um exemplo de dedicação, superação e amor pelo esporte. Cada um deles leva o nome da nossa cidade com muito orgulho e merece todo o nosso reconhecimento. Estamos na torcida por uma excelente participação e por muitas conquistas”, afirmou. O secretário de Esporte e Lazer, Dimas Peruzza, ressaltou o empenho dos atletas e das equipes técnicas. “O JOMI é uma das competições mais importantes do calendário esportivo para a terceira idade. Nossos atletas se prepararam com dedicação e chegam motivados para representar Limeira. Mais do que os resultados, o evento valoriza a convivência, a saúde e o espírito esportivo”, destacou. Representando Limeira nas modalidades de vôlei e atletismo, Sônia Asbahr, de 79 anos, destacou a importância da participação e da convivência proporcionadas pelos JOMI. “Participar dos Jogos da Melhor Idade é sempre uma grande alegria. Mais do que buscar resultados, o mais importante é estar aqui, convivendo com outras pessoas, fazendo amizades e mostrando que a atividade física faz toda a diferença em qualquer fase da vida. O objetivo desses jogos é justamente promover saúde, integração e qualidade de vida, e nós nos sentimos muito felizes por representar Limeira nessa experiência tão especial.” Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, o JOMI reúne atletas com mais de 60 anos em disputas realizadas em oito regiões esportivas. Os melhores colocados de cada etapa regional garantem vaga para a Final Estadual, prevista para ocorrer em Valinhos entre o final de outubro e o início de novembro. Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Limeira promove trilha ecológica para conscientizar estudantes sobre proteção animal

Atividade integra a programação do mês do Meio Ambiente e atende alunos da rede municipal no Parque Cidade Como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Limeira realiza, de 3 a 30 de junho, a trilha ecológica “Resgate dos Animais em Perigo”, no Parque Cidade. A atividade é voltada aos alunos do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino e tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da proteção e do bem-estar animal. De forma lúdica e interativa, a trilha propõe desafios e dinâmicas que estimulam o aprendizado sobre guarda responsável, prevenção aos maus-tratos, combate ao tráfico de animais silvestres e preservação dos habitats naturais. A iniciativa também incentiva o trabalho em equipe e a participação ativa dos estudantes, aproximando-os das questões ambientais. Participam da atividade alunos das escolas Emeief Prada, Emeief Limeira, Emeief José Justino Castilho, Emeief Profª Cassiana Maria Soares Lenci e Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira. O prefeito Murilo Felix destacou a importância de promover a educação ambiental desde a infância. “Cuidar do meio ambiente também significa respeitar e proteger os animais. Quando ensinamos nossas crianças sobre responsabilidade, preservação e respeito à vida, estamos formando cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro da nossa cidade e do planeta”, afirmou. A secretária de Proteção Animal, Juliana Kopczynski, ressaltou que a atividade alia aprendizado e diversão. “A trilha foi pensada para despertar a curiosidade das crianças e mostrar, de forma prática e envolvente, como pequenas atitudes podem contribuir para a proteção dos animais e da natureza. A educação ambiental é uma ferramenta fundamental para construirmos uma sociedade mais sustentável”, destacou. A ação integra o calendário especial do Mês do Meio Ambiente, que reúne atividades educativas e de conscientização voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento de práticas sustentáveis entre a população. A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, da ONU, que trata de saúde e bem-estar. Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Santa Casa de Limeira recebe homenagem por 32 anos de parceria com a FOP/Unicamp na formação de especialistas

As equipes ligadas ao programa atuam diretamente na Santa Casa de Limeira em casos de trauma de face, deformidades, infecções A Santa Casa de Limeira recebeu, na última sexta-feira (29), uma importante homenagem durante o “Encontro Nacional de Residências e Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF)”, promovido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. O reconhecimento celebra os 32 anos de parceria e atuação conjunta entre as instituições, consolidada por meio do ensino, da pesquisa e da assistência especializada à população. A colaboração entre a FOP/Unicamp e a Santa Casa teve início em 1994 e, ao longo de mais de três décadas, contribuiu diretamente para a formação de profissionais que hoje atuam em diferentes regiões do Brasil e também no exterior, levando conhecimento, excelência técnica e atendimento humanizado aos pacientes. Mais do que um vínculo acadêmico, a parceria se traduz em benefícios concretos para a assistência prestada à comunidade. As equipes ligadas ao programa atuam diretamente na Santa Casa de Limeira em casos de trauma de face, deformidades, infecções, tumores e procedimentos reconstrutivos, além de oferecer suporte a outras especialidades em cirurgias oncológicas relacionadas à região da face. Essa atuação integrada proporciona aos pacientes acesso a tratamentos especializados e, simultaneamente, garante aos profissionais em formação uma vivência prática essencial para o desenvolvimento técnico e científico. A experiência hospitalar representa um dos pilares da formação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, permitindo que residentes e pós-graduandos desenvolvam suas habilidades em um ambiente de alta complexidade, sempre sob supervisão de especialistas e alinhados aos princípios da assistência humanizada. Dessa forma, a parceria entre a Santa Casa e a FOP/Unicamp fortalece tanto a qualidade do ensino quanto a excelência do atendimento oferecido à população. A homenagem foi realizada durante um evento que também celebrou os 33 anos da implantação do curso de pós-graduação em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da FOP e os oito anos de atendimento no Hospital Regional de Piracicaba, reunindo residentes, pós-graduandos, professores e especialistas de destaque nacional na área. Representando a Santa Casa de Limeira, participaram o provedor Wilson Rocha, o vice-provedor José Mario Bozza Gazzetta e o diretor técnico e chefe da Otorrinolaringologia, Dr. Luis Francisco de Oliveira, que receberam certificado do professor Márcio de Moraes, da FOP/Unicamp. Para a instituição, que é um Hospital de Ensino que contribui para a formação de inúmeros especialistas todos os anos em diversas áreas, o reconhecimento recebido simboliza uma trajetória construída com compromisso, dedicação e propósito comum. Homenagens como esta evidenciam a importância das parcerias entre hospitais e instituições de ensino, capazes de unir formação de excelência, produção de conhecimento e assistência qualificada, gerando impactos positivos e duradouros para a saúde da população. Foto: Santa Casa de Limeira

Leia Mais

Coleta de lixo é antecipada em uma hora aos sábados e feriados em Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que a coleta de lixo passa a ser realizada uma hora mais cedo aos sábados e feriados no município. Nos demais dias, o serviço segue normalmente, sem alterações. A antecipação em relação ao horário convencional começa a valer nesta quinta-feira (4), dia de Corpus Christi. Desde 27 de abril, a coleta é realizada pela Forty Construções e Engenharia, por meio do novo contrato de prestação de serviços integrados de limpeza urbana. Além dos caminhões de coleta, o acordo também prevê outros equipamentos, como um caminhão de varrição mecânica, que atua na limpeza das principais vias da cidade, e os iglus de coleta seletiva, estruturas destinadas ao descarte de materiais recicláveis.   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

Leia Mais

Hortolândia recebe reforço de R$ 7 milhões com emenda destinada à saúde

Recursos refletem o trabalho permanente da Prefeitura na busca por emendas para ampliar serviços e melhorar a qualidade de vida da população. Em um encontro marcado pela amizade, pela história compartilhada e pelo compromisso com o desenvolvimento de Hortolândia, o prefeito Zezé Gomes recebeu, nesta terça-feira (02/06), no gabinete do Palácio dos Migrantes, a visita do deputado federal Vicentinho (PT-SP). Mais do que uma visita institucional, o encontro trouxe uma notícia de grande impacto para a população: a confirmação da destinação de R$ 7 milhões em emenda parlamentar para a área da saúde do município. Amigos desde os tempos de militância no movimento sindical do ABC Paulista, Zezé e Vicentinho mantêm uma relação construída ao longo de décadas, baseada no diálogo, na confiança e na defesa das demandas da classe trabalhadora. Desta vez, a parceria se traduz em investimentos que contribuirão diretamente para o fortalecimento da rede pública de saúde de Hortolândia. Do valor total anunciado, R$ 5,7 milhões já foram depositados nos cofres municipais e estarão disponíveis para aplicação em ações e serviços de saúde. Os R$ 1,3 milhão restantes devem ser liberados nos próximos dias, completando o montante de R$ 7 milhões destinado pelo parlamentar ao município. Segundo Vicentinho, investir em Hortolândia é reconhecer o trabalho sério desenvolvido pela administração municipal e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. “Tenho um carinho muito especial por Hortolândia e uma relação de muitos anos com o prefeito Zezé Gomes. Sempre que temos a oportunidade de ajudar a cidade, fazemos isso com convicção. Esses recursos vão fortalecer a saúde pública e garantir mais qualidade no atendimento à população. É uma satisfação poder contribuir com um município que cresce, se desenvolve e tem uma gestão comprometida com as pessoas”, afirmou o deputado. Durante a reunião, Zezé Gomes agradeceu a atenção e o compromisso de Vicentinho com Hortolândia. O prefeito destacou que o deputado tem sido um parceiro constante da cidade, contribuindo ao longo dos anos com importantes emendas parlamentares que ajudaram a transformar a realidade do município. “Quero agradecer ao deputado Vicentinho por mais essa demonstração de compromisso com Hortolândia. Ele sempre foi um grande parceiro da nossa cidade e conhece de perto as necessidades da nossa população. Esses R$ 7 milhões chegam em um momento importante e vão nos ajudar a fortalecer ainda mais os serviços de saúde oferecidos aos moradores”, declarou o prefeito. Segundo Zezé, a atuação de Vicentinho vai além do apoio institucional e se materializa em obras e investimentos que beneficiam diretamente a população. Um dos exemplos lembrados pelo prefeito foi a participação do deputado na destinação de recursos que contribuíram para a construção do viaduto do Jardim Rosolen, uma obra estratégica para a mobilidade urbana e para a integração de importantes regiões da cidade. A conquista dos novos recursos para a saúde também evidencia uma das marcas da atual gestão municipal: a busca permanente por investimentos junto aos governos estadual e federal e por meio de emendas parlamentares. Desde o início de seu governo, Zezé Gomes tem mantido diálogo constante com deputados, senadores e representantes das diferentes esferas de governo, apresentando projetos e defendendo as necessidades de Hortolândia. Para o prefeito, a captação de recursos externos é uma ferramenta fundamental para acelerar o desenvolvimento da cidade. As emendas parlamentares permitem ampliar investimentos sem comprometer o planejamento financeiro do município, possibilitando a execução de obras, a aquisição de equipamentos, a melhoria dos serviços públicos e a expansão de políticas voltadas ao bem-estar da população. “Desde o início da nossa gestão, trabalhamos intensamente na articulação com deputados, senadores e os governos estadual e federal. As emendas parlamentares são fundamentais porque permitem ampliar investimentos em áreas essenciais sem comprometer o orçamento municipal. Cada recurso conquistado representa mais obras, mais serviços e mais qualidade de vida para a população”, afirmou. Na área da saúde, segundo Zezé, os recursos chegam em um momento importante para fortalecer a estrutura de atendimento, ampliar a capacidade de resposta da rede municipal e garantir mais qualidade nos serviços oferecidos aos moradores. “O investimento reforça o compromisso da administração em cuidar das pessoas e continuar avançando na construção de uma cidade cada vez mais preparada para atender às necessidades de sua população”, finalizou o prefeito.   Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Leia Mais

Campinas confirma mais uma morte por gripe neste ano

Segundo a pasta, paciente tinha histórico de doenças preexistentes A Secretaria de Saúde de Campinas registrou mais um óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus Influenza, causador da gripe, com data de início de sintomas em 2026. O paciente tinha histórico de doenças preexistentes (comorbidades). – Sexo masculino, 69 anos, com comorbidade, vacinado. Data do óbito: 12/05/2026. Com isso, Campinas contabiliza, em 2026, 130 casos e 10 mortes por SRAG causada por Influenza. Em 2025, Campinas registrou 552 casos e 67 mortes por SRAG causada por Influenza. Entre os óbitos, 53 foram de pessoas que não haviam recebido a vacina contra a gripe. Dos 14 moradores vacinados que morreram no ano passado, 12 estavam adequadamente imunizados, já que a vacina necessita de cerca de 15 dias para garantir a proteção ideal. Outras duas pessoas apresentaram sintomas antes desse período. Além disso, 66 vítimas tinham doenças preexistentes e pertenciam ao grupo de risco. Vacinação A vacinação segue como a principal forma de prevenção contra casos graves e mortes pela doença. Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, o público-alvo da vacina da gripe foi ampliado para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Desde o início da estratégia de imunização no município, em 28 de março, a Secretaria de Saúde aplicou 239.672 doses da vacina contra a gripe. Deste total, 142.937 foram destinadas aos grupos definidos pelo Calendário Nacional de Vacinação: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Cobertura por público prioritário: Idosos: 114.117 doses aplicadas (51,01% de cobertura) Crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 24.063 doses (35,22%) Gestantes: 4.757 doses (55,32%) O imunizante está disponível nos Centros de Saúde (CSs), exceto no CS Centro, onde a vacinação ocorre na Paróquia Divino Salvador. A estratégia segue até o final de julho. Onde se vacinar O Centro de Saúde Centro realizará a vacinação das 8h às 16h na Paróquia Divino Salvador, na avenida Júlio de Mesquita, 126. O endereço e horário de funcionamento das salas de vacina dos CSs podem ser verificados no link: campinas.sp.gov.br/sites/vacina/locais-e-horarios-de-vacinacao. Vacinação da Rodoviária de Campinas A Secretaria de Saúde de Campinas realiza nesta quarta-feira, 3 de junho, uma ação de vacinação contra a gripe na Rodoviária de Campinas. O objetivo é alcançar pessoas que não tem tempo de ir até o centro de saúde. O atendimento acontece das 9h às 16h, em frente ao balcão de informações da rodoviária. A vacina poderá ser aplicada em todas as pessoas a partir de seis meses de idade.   Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz