Portal Veloz

Últimas Notícias

Três linhas do transporte coletivo de Piracicaba terão ajustes de horários a partir deste fim de semana

Limeira promove Feira de Adoção de cães e gatos neste sábado (27) no Parque Cidade

Dia Nacional do Diabetes: SP registra aumento de 97% nos atendimentos

Prefeituras da região alteram expediente durante jogos da Seleção Brasileira; serviços essenciais serão mantidos

Homem é preso por violência doméstica, tráfico de drogas e posse irregular de arma em Limeira

Festival Internacional de Música de Hortolândia divulga programação

Dia: 11 de maio de 2026

Prefeitura de Iracemápolis participa de treinamento e recebe Kit Estiagem da Defesa Civil Estadual

A capacitação abordou técnicas de prevenção, procedimentos de segurança e uso adequado dos equipamentos de combate ao fogo A Prefeitura de Iracemápolis participou nos dias 6 e 7 de maio de ações promovidas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil para o fortalecimento de políticas públicas e preparação para a Operação SP Sem Fogo 2026. No dia 6 de maio, a equipe da Defesa Civil de Iracemápolis participou de treinamento teórico e prático sobre combate a incêndios florestais. A capacitação abordou técnicas de prevenção, procedimentos de segurança e uso adequado dos equipamentos de combate ao fogo. No dia seguinte, 7 de maio, foi realizada reunião com prefeitos e autoridades na Câmara Municipal de Paulínia, com a presença do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel PM Rinaldo de Araujo Monteiro. Durante o encontro, Iracemápolis recebeu o Kit Estiagem completo para a Operação SP Sem Fogo 2026. O kit é composto por equipamentos essenciais para o combate a incêndios florestais: 5 abafadores para incêndio, 5 cantis, 5 facões com bainha, 5 luvas de raspa, 5 óculos de proteção, 2 bombas costais flexíveis, 2 enxadões, 2 lanternas, 5 coletes operacionais e 5 bonés operacionais. O material foi recebido pela prefeita Nelita Michel e pelo coordenador da Defesa Civil de Iracemápolis, José Roberto Zanillatto, e será destinado exclusivamente para ações de combate a incêndios florestais. A Prefeitura de Iracemápolis reforça o compromisso com a proteção ambiental e a segurança da população, por meio da estruturação da Defesa Civil municipal e da parceria com o Governo do Estado de São Paulo na Operação SP Sem Fogo 2026. Foto: Prefeitura de Iracemápolis

Leia Mais

Mutirão oferece 1.643 vagas de emprego em Limeira com participação de 90 empresas

Evento ocorre das 9h às 14h, no Espaço Elo, localizado no 1º andar do Pátio Office, no Pátio Limeira Shopping O Mutirão da Empregabilidade vai oferecer, nesta quarta-feira (13), 1.643 vagas de trabalho nos setores da indústria, serviços, comércio e varejo. Do total, são 860 oportunidades para a indústria, 500 para o setor de serviços e 283 para comércio e varejo. As vagas contemplam áreas como administração, marketing, finanças, produção, logística e alimentação, entre outras. Mais de 90 empresas participarão da iniciativa promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). O evento ocorre das 9h às 14h, no Espaço Elo, localizado no 1º andar do Pátio Office, no Pátio Limeira Shopping. A ação conta com a parceria da escola Senai Luiz Varga e das secretarias de Valorização e Preparação para o Trabalho e de Tecnologia e Eficiência, além do apoio do Sebrae e do Banco do Povo. “Limeira tem empresas que precisam contratar e pessoas que precisam de oportunidade. O papel da Prefeitura é aproximar esses dois lados com eficiência. O mutirão é uma das ferramentas que usamos para fazer isso, reunindo em um único espaço vagas, recrutadores e serviços de capacitação para quem quer se qualificar e crescer profissionalmente”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Bonatti. Durante o evento, os participantes poderão ter contato direto com recrutadores, candidatar-se às vagas disponíveis e utilizar serviços gratuitos, como impressão de currículos e orientações profissionais. Também serão oferecidas orientações sobre formalização como Microempreendedor Individual (MEI), cursos de capacitação, alternativas de geração de renda e acesso a linhas de crédito. SERVIÇO Mutirão da Empregabilidade 13 de maio (quarta-feira) Das 9h às 14h Espaço Elo – 1º andar do Pátio Office (Pátio Limeira Shopping) Rua Tiradentes, 1.366 – Centro Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Saúde promove ações do Maio Laranja em todas as unidades de saúde do município de Iracemápolis

As ações acontecem em todas as unidades de saúde do município e têm como objetivo promover momentos de conscientização e cuidado A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realiza ao longo do mês de maio ações especiais em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações acontecem em todas as unidades de saúde do município e têm como objetivo promover momentos de conscientização e cuidado, alertando a comunidade sobre a importância de proteger, acolher, informar e prevenir situações de violência contra crianças e adolescentes. O Maio Laranja tem como data símbolo o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. “A proteção de crianças e adolescentes é responsabilidade de todos nós. Por isso, promovemos essas ações em todas as nossas unidades de saúde, levando informação e conscientização para a população. É fundamental que a comunidade esteja atenta e saiba identificar sinais de violência, além de conhecer os canais de denúncia. Juntos, podemos proteger nossas crianças e adolescentes”, destacou o secretário de Saúde, Ralf Silva. Confira a programação: USF Angelina Platinetti Massari (Jardim Iracema) Dia: 18 de maio Horário: a partir das 12h Local: Rua Padre Elias Fadul, 233 – Jardim Hermínio Demarchi USF Noé Franco de Campos Dia: 20 de maio Horário: 10h30 Local: Rua Professora Beatriz de Moraes Pessatti, 305 – Residencial Aquarius USF Dr. Ângelo Arlindo Lobo (Centro Odontológico) Dia: 20 de maio Horário: 12h30 Local: Rua João de Souza Barreto, 555 – Centro USF Maria Neves Alexandrino (Lázaro Honório) Dia: 21 de maio Horários: 8h e 12h30 Dia: 25 de maio Horário: 11h30 Local: Avenida Pedro Marcos Bertanha, 625 – Jardim Lázaro Honório Em caso de suspeita ou conhecimento de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou pelo Conselho Tutelar de Iracemápolis. Foto: Prefeitura de Iracemápolis

Leia Mais

Condenação por racismo em Limeira reforça importância da denúncia e do acompanhamento institucional

Caso acompanhado pelo DPIR resultou em indenização às vítimas e pena de reclusão à autora, além de evidenciar o papel da orientação e do apoio às vítimas Após acompanhamento do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), da Secretaria de Cultura, um caso de racismo registrado em Limeira (SP) resultou na condenação judicial da autora do crime. Duas mulheres, vítimas de ofensas racistas no ambiente de trabalho, procuraram o DPIR após registrarem boletim de ocorrência contra a autora. Elas buscavam orientação sobre como proceder para dar andamento ao processo. O DPIR realizou o acolhimento, prestou orientações iniciais e acompanhou o caso ao longo de todo o processo, oferecendo suporte administrativo até a realização da audiência. Com o andamento da ação na Justiça, a acusada foi condenada por racismo. A decisão prevê indenização às duas vítimas, além de pena de reclusão, ainda passível de recurso. Para a diretora do DPIR, Ana Luísa de Luca Hebling, o desfecho do caso representa importante avanço. “Esse caso abre precedentes tanto para outras condenações quanto para o incentivo de que pessoas façam suas denúncias, além de contribuir para coibir a prática de injúria racial”, avalia. “Historicamente, muitas vítimas deixam de dar continuidade às denúncias por não acreditarem na efetividade da Justiça. No entanto, decisões como essa reforçam a importância de buscar apoio, registrar os casos e acompanhar os desdobramentos legais, evidenciando que a responsabilização pode, de fato, acontecer”, destaca. O caso também reforça a importância de manter e ampliar ações de conscientização e formação antirracista, especialmente voltadas a educadores e multiplicadores. Essas iniciativas contribuem para evidenciar que o racismo é uma prática histórica, estrutural e, acima de tudo, crime previsto em lei, sujeito à responsabilização e punição. O DPIR O Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR) foi criado em setembro de 2025 como parte do compromisso assumido pelo prefeito Murilo Félix com a promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo em Limeira. Vinculado à Secretaria de Cultura, o órgão é responsável por planejar, articular e executar políticas públicas voltadas à equidade racial, atuando de forma transversal e intersetorial em parceria com outras secretarias e com a sociedade civil. Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Carreta odontológica para atender mulheres em situação de vulnerabilidade chega a Limeira

Unidade oferece tratamento gratuito e humanizado até dia 22 de maio Mulheres em situação de vulnerabilidade social terão acesso gratuito a atendimento odontológico especializado em Limeira. A partir desta segunda-feira (11) até 22 de maio, a cidade recebe a carreta odontológica “Cuidar e Sorrir”, iniciativa do movimento SP Por Todas, do Governo do Estado de São Paulo, realizada em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Saúde e de Promoção Social. Segundo a coordenadora do projeto, Thamires Milena Brandão, a ação tem como objetivo ampliar o acesso à saúde bucal e fortalecer a rede de acolhimento e proteção às mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais do município. O projeto também contempla dependentes de até 17 anos e 11 meses, reforçando o cuidado integral às famílias acompanhadas pela rede de assistência. Os atendimentos são agendados pela Secretaria de Promoção Social, garantindo que o serviço seja direcionado ao público-alvo do programa. Por esse motivo, não haverá atendimento por demanda espontânea. Mulheres encaminhadas por municípios vizinhos também serão atendidas. É necessário apresentar RG e Cartão SUS. A Secretária de Promoção Social, Constância Félix acompanhou o início dos trabalhos e comentou sobre a ação. “Agradeço a parceria com o governo estadual, sobretudo com a Secretaria de Políticas para a Mulher, por trazer esse importante projeto ao nosso município”, frisou. Local A unidade móvel está estacionada no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 3.800, no Jardim Adélia Cavicchia Grotta e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serviços A carreta oferece procedimentos de restauração, extração — exceto de dentes do siso —, limpeza e tratamento de canal. Para garantir esses procedimentos, a estrutura da unidade móvel conta com três salas odontológicas, sala de raio-X, quatro cirurgiões-dentistas e capacidade para atender diariamente 20 mulheres e 10 crianças. A programação inclui ainda atividades educativas voltadas aos estudantes da rede municipal , como foco na promoção de hábitos saudáveis de saúde bucal. Sobre o programa Inaugurado em dezembro de 2025, o projeto “Cuidar e Sorrir” percorre o Estado de São Paulo oferecendo serviços especializados e ações preventivas em saúde bucal. A iniciativa integra o programa SP Por Todas, desenvolvido pelo governo estadual para ampliar a visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres e fortalecer a rede de proteção, acolhimento e autonomia feminina. Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Explosão no Jaguaré destrói casas, deixa feridos e mobiliza força-tarefa dos Bombeiros em SP

Suspeita inicial é de vazamento de gás durante manutenção em rede encanada; moradores relataram forte cheiro de gás e pessoas soterradas nos escombros Uma forte explosão atingiu o bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (11), provocando destruição em uma área residencial e deixando ao menos três pessoas feridas. O impacto foi tão intenso que arrancou telhados, destruiu casas e espalhou destroços pelas ruas da região. Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas rapidamente e seguem trabalhando no local em busca de possíveis vítimas soterradas. Segundo a corporação, 12 viaturas foram empenhadas na ocorrência, além do apoio da Polícia Militar, que isolou a área para garantir a segurança dos moradores. As vítimas feridas foram socorridas e encaminhadas ao Pronto Socorro Regional de Osasco. Até o momento, não há confirmação de mortes. Moradores relataram ter ouvido um estrondo de grandes proporções e sentiram um forte cheiro de gás pouco antes da explosão. Focos de incêndio também foram registrados logo após o incidente, aumentando o cenário de destruição em uma das regiões mais densamente habitadas da capital paulista. As ruas Floresto Bandecchi, Dr. Benedito de Moraes Leme e Piraúba foram as mais afetadas pela explosão. As informações preliminares apontam que uma equipe realizava manutenção no sistema de gás encanado quando ocorreu a explosão. A principal suspeita é de vazamento de gás, mas as causas ainda serão investigadas pelas autoridades. A ocorrência segue em andamento, e equipes de resgate continuam realizando buscas nos escombros e retirando moradores da área considerada de risco. (Renan Isaltino). Foto: reprodução Record

Leia Mais

São Paulo tem a menor temperatura do ano nesta madrugada

Em Engenheiro Marsilac, os termômetros marcaram 3,1ºC A cidade de São Paulo amanheceu nesta segunda-feira (11) com o registro da menor temperatura mínima do ano. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a capital atingiu a média de 8,3ºC no fim da madrugada. As menores temperaturas foram registradas na zona sul da cidade. Em Engenheiro Marsilac, os termômetros marcaram 3,1ºC. Na região central, a temperatura alcançou 11,2ºC. A medição da Defesa Civil, que é diferente da do CGE, apontou nesta manhã, temperatura média de 9,4ºC. O restante do dia será marcado por temperaturas similares, e o sol aparece entre poucas nuvens. A máxima prevista é de 18°C e a sensação de frio permanece ao longo da tarde, que termina sem previsão de chuva. A frente fria que está sobre a cidade decorre de uma massa de ar frio de origem polar. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para baixas temperaturas. Próximos dias Nesta terça-feira (12), a madrugada deve registrar mínima de 10ºC. A sensação de frio permanece no decorrer do dia, que promete sol entre poucas nuvens. Não chove. Na quarta-feira (13), os termômetros marcam por volta dos 12ºC durante a madrugada. Ao longo do dia, a tendência é de maior elevação na temperatura e sol entre nuvens. O dia termina com ligeiro aumento da nebulosidade no fim da tarde, mas sem previsão de chuva. Temperaturas no estado A Defesa Civil informou que 36 municípios registraram temperaturas abaixo dos 8ºC, nesta madrugada. Os menores índices foram constatados em Tapiraí (3,2ºC), Apiaí (3,5ºC), Itararé (3,9ºC), Juquitiba (4,7ºC), Manduri (4,9ºC) e Assis (5,1ºC).   Fonte: Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia Mais

Ministro Nunes Marques convida Bolsonaro para cerimônia de posse na Presidência do TSE

Apesar de ex-presidente estar em prisão domiciliar, chamar chefes e ex-chefes de Estado é tradição e medida protocolar nesses casos O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques, que assume a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)nesta terça-feira (12), convidou o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) para o evento. Apesar de o político estar em prisão domiciliar, a medida é considerada protocolar, pois é tradição chamar atuais e ex-chefes de Estado do país para a cerimônia. Além de Bolsonaro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi convidado. O TSE sempre é presidido por ministros do STF. Antes de Nunes Marques, Cármen Lúcia estava na função. Porém, ela antecipou a saída do cargo, que estava prevista para junho, para a semana passada. Agora, a vice-presidência da Corte Eleitoral ficará com André Mendonça. Ambos os ministros foram indicados ao STF por Jair Bolsonaro e vão direcionar os trabalhos do TSE nas eleições deste ano.   Fonte: R7 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia Mais

Com salários de até R$ 5.000, Piracicaba tem 281 vagas de emprego abertas

Funções nas áreas de produção, logística, comércio e construção civil concentram o maior número de oportunidades Piracicaba está com 281 vagas de emprego abertas em diversas áreas essa semana. As oportunidades são para empresas do município e contemplam setores como produção industrial, logística, comércio, construção civil, elétrica e manutenção, com vagas para candidatos com e sem experiência. O maior volume de oportunidades está concentrado na função de auxiliar de linha de produção, com 100 vagas disponíveis. Na sequência aparecem carreteiro (motorista de caminhão carreta), com 35 vagas; ajudante de produção, com 20; operador de caixa, com 19; auxiliar de produção nos 1º e 2º turnos, com 15 vagas cada; além de auxiliar de movimentação de carga, com 10 vagas. Entre os salários de maior destaque estão as vagas para carreteiro, com remuneração de R$ 5.000, eletricista automotivo, com salário de R$ 4.200, eletricista, com R$ 3.250, auxiliar de manutenção predial, com R$ 3.000, e motorista de carreta, com R$ 2.910. Também há oportunidades com salários acima de R$ 2.700 para vendedor interno, pedreiro, pintor e inspetor de qualidade. Grande parte das vagas não exige experiência anterior, especialmente nas áreas de produção, logística e comércio. O ensino médio completo aparece como a escolaridade mais solicitada pelas empresas, além de requisitos como disponibilidade para trabalhar em turnos, viagens e pernoites, dependendo da função. Algumas vagas também exigem CNH nas categorias B ou E, além de conhecimentos técnicos específicos, como cursos de NR-10, NR-35, elétrica, mecânica, AutoCAD e manutenção industrial. COMO SE CANDIDATAR – Os interessados podem se candidatar por meio do Painel de Vagas, disponível no site da Prefeitura: piracicaba.sp.gov.br/servicos/painel-de-vagas/. As vagas ficam abertas até o limite de encaminhamentos ou podem ser encerradas a qualquer momento, conforme solicitação das empresas contratantes. Os candidatos devem manter os dados atualizados e verificar atentamente os requisitos de cada oportunidade antes de se candidatar. O CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, está localizado no Térreo 1 do Centro Cívico, na rua Antônio Corrêa Barbosa, 2.233. Mais informações pelo WhatsApp (19) 3437-2221 ou pelo telefone (19) 3437-2222.   Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Leia Mais

GWM apresenta ORA 5 pela primeira vez no Brasil no São Paulo Innovation Week

Novo modelo elétrico fará primeira aparição no Brasil, com lançamento oficial previsto para o segundo semestre A GWM Brasil é uma das patrocinadoras do São Paulo Innovation Week (SPIW) e assume a frente de Mobilidade no evento, que reúne, na capital paulista, empresas, startups, especialistas e representantes do setor público em torno de discussões sobre inovação, tecnologia e os desafios do futuro das cidades. É nesse contexto que a marca realiza um de seus principais movimentos no país em 2026: a primeira aparição do GWM ORA 5 em sua versão destinada ao mercado brasileiro. O modelo 100% elétrico, apresentado recentemente no Salão de Pequim, na China, estará exposto no estande da GWM durante o evento e tem lançamento oficial previsto no Brasil para o segundo semestre. Com o ORA 5, a GWM avança na expansão de seu portfólio de veículos eletrificados e reforça sua estratégia de longo prazo voltada à mobilidade sustentável, conectada e alinhada às novas demandas do consumidor. Com uma proposta multidisciplinar, o São Paulo Innovation Week conecta diferentes áreas como tecnologia, ciência, educação e empreendedorismo, e se consolida como uma plataforma de geração de negócios e troca de conhecimento. A participação da GWM no evento reflete sua visão de atuar de forma integrada entre mobilidade e energia, contribuindo para a evolução do ecossistema de inovação no Brasil. Além da apresentação do ORA 5, a GWM promove uma experiência completa com o público em seu estande, que contará com uma ativação utilizando a tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), que permite ao veículo fornecer energia para equipamentos externos. A iniciativa destaca, na prática, o potencial da eletrificação para além da condução, além da distribuição de brindes aos visitantes. O público poderá participar de test-drives em uma área dedicada do evento, com modelos já disponíveis no mercado brasileiro: ORA 03, Haval H6 e Tank 300, vivenciando na prática os atributos de desempenho, tecnologia e eficiência dos veículos. A GWM também fará parte da programação oficial do evento com seus executivos. No dia 13 de maio, às 14h30, Diego Fernandes, COO da GWM Brasil, apresenta o tema “Como a mobilidade elétrica e conectada está redefinindo as cidades e o comportamento do consumidor”. No dia seguinte, às 14h45, o executivo integra o painel “Nova ordem automotiva: entre a herança industrial e a disrupção digital”, ao lado de representantes da indústria automotiva e da imprensa especializada. Já às 17h30, Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil, aborda o tópico “Por que o hidrogênio pode ser uma revolução na mobilidade e geração de energia no Brasil”. Ao apoiar o São Paulo Innovation Week, a GWM reforça sua atuação no país como uma autotech comprometida com inovação, sustentabilidade e com o desenvolvimento de novas soluções para a mobilidade, apoiada em uma estratégia multienergia que integra diferentes tecnologias como eletrificação, híbridos e hidrogênio para atender às diversas demandas de uso e acelerar a transição energética. São Paulo Innovation Week Local: Mercado Livre Arena Pacaembu & FAAP (São Paulo – SP) Data: 13 a 15 de maio Foto: Divulgação/GWM

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz