Portal Veloz

Últimas Notícias

Operação Rede de Fumaça combate comércio ilegal de cigarros e cigarros eletrônicos

Com o apoio da Suzano, artesãos(as) locais marcam presença na Festa de Carioba, em Americana

Homem armado invade ônibus, faz 13 reféns e é preso pela PM em Ribeirão Preto

Hortolândia libera pagamento de tributos municipais com cartão de crédito

Após cobrança do TCE, Limeira vai negativar nomes de devedores de impostos municipais

Frequentadores do Parque Cidade poderão recarregar dispositivos móveis de forma gratuita, em Limeira

Dia: 18 de outubro de 2025

Polícia Militar encontra peças de motocicletas e prende homem por receptação em Limeira

O homem foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira  A Força Tática da Polícia Militar localizou, neste sábado (18), diversas peças de motocicletas em uma residência no Jardim Nova Suíça, em Limeira (SP). Um jovem de 33 anos foi detido no local e confessou que guardava os componentes de uma moto furtada em sua casa. A ação foi resultado de uma investigação iniciada há dois dias atrás, quando a equipe deteve um rapaz pilotando uma Honda PCX. Durante a abordagem, o suspeito revelou que havia uma carcaça de motocicleta na casa de outra pessoa, levando os policiais até o endereço apontado. Na data de hoje (18), os PMs encontraram diversas peças, sugerindo um possível desmanche de veículos. Entre eles estava um tanque de moto, uma carcaça com chassi suprimido, chicote de fiação elétrica de moto e até uma placa de uma moto furtada. O homem foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde a Polícia Civil lavrou um boletim de ocorrência por receptação de veículo, além de outro registro administrativo. O caso segue em investigação. (Renan Isaltino)

Leia Mais

Polícia flagra 34 menores em casa noturna durante evento com música ao vivo em Limeira

Os adolescentes foram encontrados consumindo bebidas alcoólicas durante um evento  A Polícia Militar flagrou 34 menores de idade no interior da casa noturna “Salve Club”, em Limeira (SP), durante uma operação realizada na madrugada deste sábado (18). Os adolescentes foram encontrados consumindo bebidas alcoólicas durante um evento que contava com a apresentação de uma DJ.  A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima, informando a presença de menores ingerindo álcool dentro do estabelecimento. A equipe do 1º Tenente PM Silveira, se deslocou até o local e constatou a veracidade das informações.  Segundo o boletim, os jovens foram alertados sobre a chegada da polícia e chegaram a se desfazer das bebidas que estavam consumindo. Durante a fiscalização, os policiais constataram que o alvará de funcionamento não estava exposto em local visível, conforme determina a legislação.  A responsável pela casa noturna apresentou, em seu celular, imagens do documento, que autorizava o funcionamento do local apenas até a meia-noite e não permitia a realização de eventos com música ao vivo. Na ocasião, a casa estava em pleno funcionamento e com show de uma DJ, descumprindo as normas do alvará.  Diante das irregularidades, a responsável foi orientada sobre a proibição de manter o local aberto naquele horário e sobre as infrações constatadas.  O Conselho Tutelar da Região 3 foi acionado e compareceu ao local, representado por uma conselheira que acompanhou os procedimentos. A equipe contou ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal.  Cinco pessoas foram qualificadas pela PM, já que não apresentaram documentação que comprovasse regularidade no funcionamento da casa noturna.  O caso foi registrado e será encaminhado às autoridades competentes para as devidas providências administrativas e legais. (Renan Isaltino)  Foto: Polícia Militar (PM)

Leia Mais

Tempestade com ventos de 84 km/h derruba tenda em evento internacional de beach tênis em Ribeirão Preto e deixa feridos

A Defesa Civil explica que a região nordeste do estado, onde está Ribeirão Preto, tem sido fortemente afetada pela umidade vinda da Amazônia  Uma forte tempestade com rajadas de vento que chegaram a 84 km/h provocou, na tarde deste sábado (18), o desabamento de uma tenda montada para o Sand Series Beach Tennis, evento internacional realizado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.  De acordo com a Defesa Civil Estadual, ao menos oito pessoas ficaram feridas, sendo uma em estado grave, com trauma cranioencefálico. As vítimas foram socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital Unimed.  O incidente ocorreu por volta das 14h, na Rua Padre Modesto Nones, no Jardim São José, onde o torneio acontecia. A estrutura da arquibancada foi atingida em cheio pela ventania e cedeu parcialmente, atingindo parte do público.  Em nota divulgada por volta das 17h, a organização do evento lamentou o ocorrido e afirmou que houve uma evacuação coordenada pelos bombeiros, sem tumulto. O comunicado menciona nove pessoas feridas, mas não cita o caso grave informado pela Defesa Civil. “Todos os pacientes foram atendidos no Hospital Unimed e liberados. Uma única pessoa permanece em observação”, diz o texto. A nota também informa que a equipe organizadora está prestando apoio aos atingidos e divulgará orientações sobre a retirada de objetos pessoais perdidos durante o vendaval.  A Defesa Civil explica que a região nordeste do estado, onde está Ribeirão Preto, tem sido fortemente afetada pela umidade vinda da Amazônia, que encontrou a frente fria que avançou sobre São Paulo nas últimas horas.  Além do incidente em Ribeirão, o mau tempo também provocou danos em outras cidades paulistas. Em Santos, uma viga de concreto caiu sobre um muro de arrimo e um trailer de lanches no bairro da Alemoa, deixando três pessoas feridas com lesões leves. Elas foram socorridas e passam bem.  Desde a sexta-feira (17), a Defesa Civil Estadual tem emitido alertas de temporais, com risco de ventos acima de 50 km/h e queda de granizo em várias regiões do estado. O órgão reforça que a população deve evitar áreas abertas durante tempestades, buscar abrigo seguro e não se abrigar sob árvores. (Renan Isaltino) Foto: arquivo P.V

Leia Mais

Ônibus que tombou e deixou 17 mortos no Agreste de Pernambuco transportava mais passageiros do que o previsto

O motorista do ônibus, que sobreviveu, passou por teste do bafômetro, que deu resultado negativo para embriaguez  Um grave acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou 17 mortos na noite desta sexta-feira (17) no Agreste de Pernambuco. O veículo, que transportava passageiros da cidade de Brumado, na Bahia, retornava de viagem para Santa Cruz do Capibaribe (PE) quando tombou em um trecho da rodovia ainda não informado oficialmente pelas autoridades.  De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), o coletivo levava 40 pessoas, número maior do que o que constava nas listas oficiais de passageiros. Segundo o secretário Alessandro Carvalho, alguns ocupantes teriam pegado carona, o que explica a diferença entre os registros e o total de vítimas identificadas. “Haviam três listas de passageiros e nenhuma delas condiz com o que foi apurado nas investigações. Mesmo assim, o ônibus estava dentro da capacidade máxima permitida, de 50 pessoas”, afirmou Carvalho.  O Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, recebeu 17 pacientes feridos no acidente. De acordo com boletim médico divulgado pela unidade, dois seguem em estado grave e permanecem internados na UTI, enquanto os demais estão em observação e recebem suporte médico e psicológico.  O motorista do ônibus, que sobreviveu, passou por teste do bafômetro, que deu resultado negativo para embriaguez. Em depoimento, ele relatou suspeitar de uma falha mecânica como possível causa do tombamento. “A conclusão definitiva, no entanto, só será obtida após a finalização do laudo pericial”, explicou o secretário Alessandro Carvalho.  Segundo a SDS, o veículo estava com toda a documentação regularizada e a empresa responsável pelo fretamento foi notificada para colaborar com as investigações.  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza uma perícia administrativa para identificar as circunstâncias exatas do acidente. O Instituto de Criminalística (IC) também trabalha na elaboração de um laudo técnico que deve esclarecer a dinâmica do sinistro, incluindo velocidade, condições da pista e possíveis falhas mecânicas.  As autoridades ainda não divulgaram a lista oficial de vítimas, e equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuam atuando no local para remoção dos corpos e atendimento às famílias.  O caso segue sob investigação da Polícia Civil de Pernambuco. (Renan Isaltino) Foto: R7 reprodução

Leia Mais

Jovem de 19 anos é preso por importunação sexual dentro de ônibus em Piracicaba

Polícia Militar interceptou o coletivo após denúncia; suspeito foi encaminhado à DDM e permanece à disposição da Justiça. Na noite desta sexta-feira (17), um jovem de 19 anos foi preso em flagrante por importunação sexual dentro de um ônibus urbano em Piracicaba (SP). De acordo com a Polícia Militar (PM), a ocorrência foi irradiada pelo COPOM, informando que o crime estaria acontecendo dentro de um coletivo que trafegava pela cidade. A equipe do Pelotão Alpha da 4ª Companhia do 10° BPM/I conseguiu interceptar o ônibus na Avenida Barão de Serra Negra, em frente à Igreja Matriz. No local, os policiais fizeram contato com a vítima que se encontrava bastante nervosa e relatou ter sido importunada fisicamente por um passageiro. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde permaneceu preso à disposição da Justiça.

Leia Mais

Prefeitura de Piracicaba dialoga com Comunidade Renascer sobre reintegração de posse

Gestão municipal busca alternativas legais para mitigar impactos sociais da desocupação de áreas privadas ocupadas por cerca de 700 famílias A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e da Procuradoria Geral do Município, recebeu na manhã desta sexta-feira (17), representantes da Comunidade Renascer para tratar da situação habitacional das famílias que ocupam áreas com processos de reintegração de posse em andamento. Participaram da reunião, também, o chefe de Gabinete Executivo, Francisco Duarte; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Álvaro Saviani; e o procurador-geral do Município, Marcelo Maroun. O encontro objetivou reforçar o compromisso da Administração Municipal com o diálogo e com a busca de soluções que conciliem responsabilidade social e cumprimento da decisão judicial – a Prefeitura não integra os processos de reintegração de posse, uma vez que as áreas ocupadas são de propriedade particular e os pedidos de desocupação foram feitos pelos proprietários das áreas. Durante a reunião, Saviani destacou que a gestão tem buscado encontrar uma alternativa para a situação, respeitando os processos legais envolvidos. “O prefeito Helinho Zanatta tem acompanhado de perto a situação e nos solicitou que sejam estudadas alternativas dentro do processo legal que possam beneficiar tanto as famílias quanto os proprietários das áreas. Cabe ressaltar que esta foi a primeira vez, nesta gestão, que um representante da Comunidade Renascer procurou oficialmente a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária para tratar do tema, o que demonstra a disposição da administração municipal em manter o diálogo aberto e construir soluções de forma conjunta. Dessa forma, a Prefeitura se mantém sensível à questão social envolvida e busca contribuir para que as decisões judiciais sejam conduzidas com responsabilidade e diálogo”, disse. Maroun ressaltou ainda que será realizada uma reunião com a juíza que decidiu pela reintegração de posse das áreas, obrigando a saída das cerca de 700 famílias que vivem nas terras, que são particulares. “Por orientação do prefeito, a Administração Municipal solicitou reunião com o Judiciário para tratar do tema e estudar caminhos que possam mitigar os impactos da reintegração sobre as famílias. Assim poderemos dar continuidade às tratativas e avaliar caminhos possíveis dentro da legalidade. Tudo o que for definido, será repassado e discutido com as famílias”, completou. Saviani ainda salientou que a Prefeitura vem buscando alternativas e parcerias para ampliar o acesso à moradia digna para a população de baixa renda. Ele lembrou que a Secretaria é recente e vem atuando na estruturação de políticas públicas que atendam às necessidades habitacionais do município. “Estamos trabalhando de forma constante para trazer moradias populares e regularizar as 68 comunidades existentes na cidade. Essa é uma das prioridades do prefeito Helinho Zanatta: a implantação de políticas públicas voltadas à habitação e à regularização fundiária. Por isso, estamos realizando um trabalho intenso e estruturado, mas é preciso também considerar que a inércia dos anos anteriores inviabilizou a entrega de novas casas populares em curto prazo, sendo as ações atuais fruto de planejamento e busca ativa de parcerias com os governos Estadual e Federal, com vistas a ampliar o acesso à moradia para famílias de baixa renda”, finalizou.

Leia Mais

Ônibus “SP Por Todas” chega a Limeira na próxima semana com serviços para a comunidade

Serviços de saúde, assistência social e orientação jurídica estarão disponíveis no Parque Hipólito O ônibus “SP Por Todas”, da Secretaria Estadual de Políticas Para a Mulher, estará estacionado no Centro Comunitário do Parque Hipólito, em Limeira, nos dias 22 (quarta-feira) e 23 de outubro (quinta-feira), das 10h às 17h. A ação conta com o apoio da Prefeitura e Fundo Social e oferece diversos serviços municipais e estaduais à população. A iniciativa, trazida a Limeira a pedido da vereadora Lu Bogo, vai oferecer atendimentos de acolhimento, saúde, assistência social, apoio psicossocial e orientação jurídica, com participação da Defensoria Pública, com foco no enfrentamento à violência de gênero. Além dos serviços voltados às mulheres, a população em geral poderá contar com vacinação para todas as idades, aferição de IMC, pressão arterial e glicemia, além de atendimentos relacionados à pesagem de crianças, uma das condicionalidades do Bolsa Família. O Ceprosom estará presente oferecendo suporte ligado ao CadÚnico, orientações sobre CRAS e CREAS, enquanto a Rede Elza Tank realizará atendimentos específicos para mulheres. A clínica veterinária móvel da Prefeitura também estará no local, oferecendo atendimentos básicos para cães e gatos. O Ônibus Infraestruturado com salas de atendimento, espaço educativo, banheiro acessível e toldo externo, o ônibus “SP Por Todas” leva atendimentos a mulheres de todo o estado de São Paulo de forma itinerante, com apoio das Prefeituras, da Defensoria Pública e de outros órgãos estaduais.   Foto: Governo de SP

Leia Mais

Hapvida se manifesta sobre morte de menino de 2 anos em Limeira e diz que atendimento seguiu protocolos

Unidade afirma que paciente foi avaliado por equipe médica, recebeu medicação e apresentou parâmetros clínicos dentro da normalidade; prefeitura acionou o MP alegando indícios de negligência O Hospital Hapvida se manifestou oficialmente sobre a morte de Théo Benício Vantini de Azevedo, de 2 anos, ocorrida no dia 30 de setembro, em Limeira (SP), e afirmou que todo o atendimento prestado à criança seguiu os protocolos clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a faixa etária. Segundo a unidade, o paciente foi avaliado por equipe médica e assistencial, passou por exames laboratoriais, teve sinais vitais verificados e recebeu medicação nas duas vezes em que esteve no pronto-socorro, apresentando, em ambas as ocasiões, parâmetros clínicos considerados normais para uma alta segura. A manifestação ocorreu após a Prefeitura de Limeira protocolar, nesta sexta-feira (17), uma representação ao Ministério Público Estadual (MP-SP) contra o hospital, alegando indícios de possível negligência no atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde também aplicou um auto de infração ao hospital por dificultar a entrega do prontuário médico da criança, o que teria comprometido a fiscalização epidemiológica. De acordo com a prefeitura, a criança foi levada já sem vida ao Pronto Atendimento (PA) do Jardim Aeroporto, em um carro de aplicativo. Profissionais da unidade tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. A mãe relatou aos servidores do PA que o filho apresentava sintomas graves, como dores no peito e dificuldade para respirar, sendo diagnosticado com Influenza A, e que mesmo assim o hospital teria se recusado a interná-lo. O Hospital Hapvida lamentou profundamente o falecimento do paciente e manifestou solidariedade à família. Em nota, afirmou que está colaborando com as autoridades competentes e que o prontuário médico foi entregue aos familiares. A unidade reforçou ainda seu compromisso com a ética, a segurança e a qualidade da assistência prestada. “A conduta adotada seguiu critérios de segurança, cuidado e fundamentação técnica”, destacou a instituição. Segundo o hospital, o atendimento foi feito de acordo com os protocolos clínicos e o quadro apresentado pela criança nas duas passagens pelo pronto-socorro não indicava necessidade de internação naquele momento. Foto: Divulgação

Leia Mais

Zé Gotinha nas ruas: Dia D da vacinação infantil movimenta postos de saúde em todo o Brasil

Campanha também permite atualizar vacinas de adultos, especialmente contra sarampo e febre amarela O Zé Gotinha retorna às ruas para mobilizar crianças, pais e responsáveis. O Dia D da Vacinação ocorre neste sábado (18) em todo o Brasil. A ação nacional integra a campanha de multivacinação, voltada à imunização de crianças e adultos com doses pendentes. Postos de saúde estarão abertos em diversas regiões do país, além de pontos instalados em praças, igrejas e escolas. No Rio de Janeiro, mais de 500 locais funcionarão durante o dia. Em São Paulo, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão das 8h às 17h. No Distrito Federal, cerca de 100 pontos oferecerão vacinas, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em ações na capital. O Ministério da Saúde orienta a população a verificar endereços e horários de funcionamento nos canais oficiais das secretarias municipais. De acordo com o infectologista e coordenador de infectologia do Hospital Albert Sabin, Dr. Gustavo Dittmar, a vacinação representa uma das estratégias mais eficazes de saúde pública. “Com poucas doses, a vacina previne doenças muito graves que, se contraídas, podem levar à hospitalização prolongada, gerar altos custos para o sistema de saúde e até demandar o uso de leitos de UTI”, explica. Durante a mobilização, equipes reforçarão a busca ativa por pessoas com doses atrasadas, inclusive adolescentes. As ações incluem ligações, mensagens e visitas domiciliares para assegurar a imunização completa. Dittmar alerta para o aumento da vulnerabilidade populacional diante da queda nas taxas globais de vacinação. “Outro problema é a reemergência de doenças que não víamos mais, ou que circulam muito pouco. Por exemplo, a poliomielite: o Brasil tem o certificado de erradicação há décadas, mas o vírus ainda circula em alguns países da Ásia e da África”, ressalta. A campanha de multivacinação começou em 6 de outubro e segue até 30 de outubro, com foco em incentivar pais e responsáveis a atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, conforme o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Vacinas disponíveis no Dia D da Vacinação Entre os imunizantes aplicados durante a campanha estão vacinas contra: Hepatite A e B HPV Influenza (gripe) Covid-19 BCG Pentavalente Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) Varicela (catapora) ACWY e Meningo C Pneumo 10 DTP (tríplice bacteriana) Febre amarela Rotavírus O fim das férias se aproxima e os pais precisam ficar atentos à caderneta de vacinação dos filhos. A imunização em dia ajuda a prevenir a proliferação de doenças no ambiente escolar. Para ajudar nesse controle, o Jornal da Record apresenta a lista das vacinas que todas as crianças devem tomar. Veja! 125 anos da Fiocruz A mobilização também integra as comemorações dos 125 anos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). “Na Fiocruz, produzimos vacina, acreditamos na vacina e celebramos a vacina. Há 125 anos trabalhamos em prol da saúde e da vida das pessoas”, reforça o presidente da instituição, Mario Moreira. Criado em 1994, o projeto “Fiocruz pra Você” nasceu como uma iniciativa de promoção da cidadania e aproximação com comunidades vizinhas. Desde então, consolidou-se como um evento anual de integração entre ciência e sociedade, reafirmando o compromisso da fundação com saúde, desenvolvimento social e conhecimento científico. A programação contará com atividades para todas as idades — crianças, jovens, adultos e idosos — em cidades de norte a sul do país, como Manaus, Porto Velho, Brasília, Eusébio (CE), Teresina, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto (SP) e Curitiba, onde há unidades da Fiocruz. Além da imunização, o público poderá participar de atividades culturais, espaços de lazer e oficinas interativas, voltadas à divulgação científica e à promoção da saúde.   Fonte: R7 Foto: José Cruz/Agência Brasil

Leia Mais

Moraes acata pedido da PGR e arquiva processo contra Tarcísio de Freitas

Apresentada pelo deputado federal Rui Falcão (PT-SP), ação acusava o governador de SP de obstrução de justiça O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu arquivar o processo contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por suposta obstrução de Justiça. O pedido havia sido apresentado pelo deputado federal Rui Falcão (PT-SP). Falcão foi motivado por uma declaração do governador Tarcísio de Freitas contra o ministro Alexandre de Moraes. Tarcísio afirmou: “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como o [Alexandre de] Moraes”. Para o deputado petista, a fala configuraria um “ato antidemocrático inserido em um contexto de golpe continuado”. O deputado também questionava a articulação de Tarcísio por uma anistia aos presos do 8 de Janeiro. Apesar disso, Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que já havia solicitado o arquivamento do caso. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que “articulação política não constitui ilícito penal, tampouco extrapola os limites da liberdade de expressão”. Após a decisão de arquivamento, nem Rui Falcão, nem o governador Tarcísio de Freitas se manifestaram publicamente.   Fonte: R7 Foto: João Valério/Governo do Estado SP

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz