Portal Veloz

Últimas Notícias

Operação Rede de Fumaça combate comércio ilegal de cigarros e cigarros eletrônicos

Com o apoio da Suzano, artesãos(as) locais marcam presença na Festa de Carioba, em Americana

Homem armado invade ônibus, faz 13 reféns e é preso pela PM em Ribeirão Preto

Hortolândia libera pagamento de tributos municipais com cartão de crédito

Após cobrança do TCE, Limeira vai negativar nomes de devedores de impostos municipais

Frequentadores do Parque Cidade poderão recarregar dispositivos móveis de forma gratuita, em Limeira

Dia: 7 de outubro de 2025

Defesa Civil alerta para risco de temporais em Limeira a partir desta quarta-feira

A previsão indica chuvas intensas  A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de temporais em Limeira a partir desta quarta-feira (8). A previsão indica chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes, descargas elétricas e possível queda de granizo. Orientações: Evite transitar em áreas alagadas; Não se abrigue sob árvores durante a chuva; Retire objetos soltos de quintais, varandas e telhados que possam ser levados pelo vento. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Leia Mais

Comitiva do presidente do Equador é atacada; governo fala em tentativa de assassinato

Após o ataque, foram encontradas marcas de bala nos veículos  A comitiva do presidente do Equador, Daniel Noboa, foi atacada nesta terça-feira (07), segundo informou o governo equatoriano. A ministra da Energia, Inés María Manzano, classificou o episódio como uma tentativa de assassinato.  De acordo com a ministra, um grupo de cerca de 500 pessoas cercou o comboio presidencial e atirou pedras. Após o ataque, foram encontradas marcas de bala nos veículos. Noboa não se feriu e passa bem, segundo o comunicado oficial.  As autoridades confirmaram que cinco pessoas foram presas e serão processadas por terrorismo e tentativa de homicídio, conforme nota divulgada pela Presidência.  O presidente seguia para um evento na província de Cañar, onde anunciaria a construção de uma estação de tratamento de água avaliada em US$ 4,5 milhões (cerca de R$ 24 milhões), que deverá beneficiar cerca de 26 mil moradores.  A agenda também incluía a entrega do sistema de esgoto de Sigsihuayco, com investimento de US$ 891 mil (aproximadamente R$ 4,7 milhões), e a assinatura de um acordo de financiamento para a construção do sistema de esgoto de Quilloac, no valor de US$ 815 mil (cerca de R$ 4,3 milhões).  O episódio ocorre em um momento de tensão política e social no Equador, em meio a protestos e greves contra o fim dos subsídios aos combustíveis. As manifestações já duram 16 dias, com bloqueios de estradas e a declaração de estado de exceção em várias províncias do país. (Renan Isaltino) Foto: R7

Leia Mais

Ministério da Saúde amplia envio de antídotos contra intoxicação por metanol; nove estados já receberam etanol farmacêutico

Segundo o ministério, outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição  O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (7), o envio da segunda remessa de etanol farmacêutico, substância utilizada como antídoto no tratamento de intoxicações por metanol. Com essa nova distribuição, o total de frascos enviados pelo governo federal chega a 1.125, contemplando nove estados brasileiros.  As novas entregas foram destinadas a mais quatro estados, além dos que já haviam recebido o medicamento. A distribuição ficou assim:   Acre: 30 ampolas Bahia: 90 ampolas Ceará: 120 ampolas Distrito Federal: 90 ampolas Goiás: 75 ampolas Mato Grosso do Sul: 60 ampolas Pernambuco: 240 ampolas Paraná: 360 ampolas Rio de Janeiro: 60 ampolas    As ampolas integram o estoque estruturado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável por garantir a reposição e a distribuição conforme a demanda dos estados e municípios. Segundo o ministério, outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição. Fomepizol  Além do etanol, o ministério também comprou 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, de uma empresa japonesa. A companhia doou outras 100 unidades, totalizando 2,6 mil doses. O lote deve chegar ao Brasil ainda nesta semana e será distribuído aos estados conforme a necessidade e o registro de casos. Situação dos casos  Até segunda-feira (6), o Brasil registrava 217 notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas adulteradas. Desse total, 17 foram confirmadas e 200 permanecem em investigação. Em relação aos óbitos, dois foram confirmados em São Paulo e 12 estão sob investigação — sendo um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará. Monitoramento no Rio de Janeiro  Também nesta terça-feira (7), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) lançou um painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol. O sistema, disponível no site Monitora RJ, apresenta o mapeamento de notificações suspeitas, confirmadas e descartadas e tem o objetivo de auxiliar ações de saúde e segurança pública no combate às fraudes relacionadas à venda de bebidas adulteradas. (Renan Isaltino) Foto: R7 Fonte: Agência Brasil

Leia Mais

Comissão da Câmara vistoria Limeira Clube e constata necessidade de reformas

O objetivo foi avaliar as condições das dependências e verificar o que será necessário para que o espaço volte a ser utilizado pela população  Após a aprovação do projeto que declarou o antigo Limeira Clube como espaço de utilidade pública, a Comissão de Esporte, Cultura e Turismo da Câmara Municipal realizou uma vistoria no local na tarde desta terça-feira (7). O objetivo foi avaliar as condições das dependências e verificar o que será necessário para que o espaço volte a ser utilizado pela população.  De acordo com os vereadores Guilherme Guido (PL), presidente da comissão, e Costa Junior (Podemos), vice-presidente, a estrutura física do prédio está em boas condições, mas serão necessárias intervenções de limpeza e reforma. Entre as demandas observadas estão a troca do forro, a substituição do assoalho do salão e a reposição da fiação elétrica, parte dela furtada.  As piscinas foram consideradas em bom estado, sem rachaduras, e a academia possui aparelhos praticamente novos. Já as quadras esportivas precisam de reparos no piso, e todo o entorno do clube necessita de roçagem e limpeza.  Durante a visita, os parlamentares foram recebidos pelo presidente do Conselho do Limeira Clube, Roberto Fumagalli, e pelos conselheiros Fábio Luiz Bonetti e Sebastião Jacon. Fumagalli destacou a importância de preservar o espaço histórico.  “Não queremos que tudo isso se perca, que vire um supermercado, por exemplo. O clube é de Limeira, por aqui passaram os fundadores da cidade. Queremos que ele seja entregue para a população”, afirmou.  Segundo os conselheiros, a documentação para a cessão onerosa do espaço ainda está em andamento, com a participação tanto do Conselho quanto da Prefeitura. Eles estimam que o custo das reformas necessárias pode chegar a R$ 15 milhões.  Uma reunião com representantes das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Negócios Jurídicos, Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Urbanismo está marcada para o dia 9 de outubro, às 8h15. O encontro tem como pauta o uso da área para atividades esportivas e de convivência, além de esclarecimentos sobre o projeto e o cronograma de reformas previstos pela administração municipal. Cessão onerosa e novo uso do espaço  Em setembro, a Câmara aprovou a Lei Complementar nº 984/2025, que autoriza o Poder Executivo a receber, por meio de cessão onerosa, a área pertencente ao Limeira Clube. O Projeto de Lei Complementar nº 22/2025, de autoria da Prefeitura, prevê que o espaço abrigue um Centro de Referência para Idosos, destinado à promoção do envelhecimento ativo, saúde, assistência social e convivência comunitária.  Além disso, o local deverá ser utilizado para atividades culturais, esportivas e de lazer, abertas ao público, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico do município. (Renan Isaltino) Foto: Câmara Municipal de Limeira

Leia Mais

Casos confirmados de intoxicação por metanol em São Paulo sobem para 18; três mortes foram confirmadas

Ao todo, 176 notificações foram registradas até o momento  O governo de São Paulo informou, nesta terça-feira (7), que o número de casos confirmados de intoxicação por metanol aumentou para 18 em todo o estado. No último balanço, divulgado anteriormente, eram 15 confirmações. Ao todo, 176 notificações foram registradas até o momento. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 10 mortes estão sob investigação por possível relação com o consumo de bebidas adulteradas. Três óbitos já foram confirmados, sendo o mais recente o de Bruna Araújo, de 30 anos, moradora de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Ela morreu no dia 2 de outubro. Apesar do aumento nas confirmações, o governo estadual informou que 38 novos casos foram descartados após análises clínicas e epidemiológicas. Outros 35 seguem em investigação, e o total de notificações descartadas chegou a 85. (Renan Isaltino) Fonte: agência SP Foto: R7

Leia Mais

Outubro Rosa: prevenção, acolhimento e esperança em Limeira

Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (ALICC) reforça a importância do diagnóstico precoce e do apoio a pacientes com câncer de mama Outubro é o mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama, o tipo que mais atinge mulheres no Brasil depois do câncer de pele não melanoma. Em Limeira, a ALICC (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho) transforma essa campanha em ação concreta desde 1996, oferecendo apoio gratuito a pacientes e suas famílias. Na reportagem a seguir, você vai conhecer histórias de superação, a importância do diagnóstico precoce e o trabalho essencial da ALICC no enfrentamento ao câncer de mama na cidade. Confira a matéria completa abaixo:

Leia Mais

XV de Piracicaba e Primavera decidem a Copa Paulista neste sábado (11); ingressos já estão à venda

Final será disputada no Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba, às 18h; primeiro jogo terminou com vitória do Primavera por 1 a 0 O torcedor quinzista já pode garantir seu lugar na grande decisão da Copa Paulista Sicredi 2025. XV de Piracicaba e Primavera se enfrentam no próximo sábado (11), às 18h, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, valendo o título da competição. Os ingressos já estão à venda de forma online e presencial, com diversos setores disponíveis e valores acessíveis. Após perder por 1 a 0 no jogo de ida, disputado no último domingo (5) no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, o XV precisa vencer para levar a decisão aos pênaltis ou conquistar o título no tempo normal, caso vença por dois ou mais gols de diferença. O regulamento permanece o mesmo das fases eliminatórias anteriores: empate no placar agregado leva a decisão para as penalidades. Ingressos disponíveis e valores A venda online ocorre pelo site Total Ticket, enquanto a comercialização presencial segue um cronograma até o dia do jogo, com atendimento em diferentes bilheterias do estádio. Veja os setores e os valores dos ingressos: Arquibancada Cativa (Setores 2 – Unimed e 3)Entrada pelo portão 2 (Rua Silva Jardim)R$50,00 (inteira) / R$25,00 (meia) Cadeiras Laterais Pretas (Setor 1)Entrada pelo portão 1 (Rua Silva Jardim)R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia) Arquibancada Geral (Setores 5 – Honda e 6 – Aversa)Entrada pelos portões 5 e 6 (Av. Independência)R$30,00 (inteira) / R$15,00 (meia) Setor Visitante (4A – Memorial)Entrada pelo portão 4 (Rua Moraes Barros)R$30,00 (inteira) / R$15,00 (meia) Horários e locais de venda presencial Segunda-feira (6)Secretaria do clube: 14h às 18h Terça-feira (7)Bilheteria portão 2: 9h às 18h Quarta a sexta-feira (8 a 10)Bilheterias portões 1 e 2: 9h às 18h Sábado (11)Bilheterias dos portões 1, 2, 3, 5 e 6: 15h às 18h45Bilheteria portão 4 (visitante): 15h às 18h45 Os portões do estádio serão abertos às 16h30. Benefícios para sócios-torcedores Os sócios do programa Nação XV terão acesso conforme o plano: XVzão: entrada livre na arquibancada geral Nota XV: entrada livre na geral ou cadeiras laterais, ou 50% na cativa Plus: entrada livre em todo o estádio Todos os sócios devem apresentar a carteirinha nas catracas exclusivas. Direitos de meia-entrada e gratuidade Têm direito à meia-entrada: Estudantes (exceto cursos profissionalizantes) Professores da rede pública Aposentados Acompanhantes de PCDs Proprietários de cadeiras cativas (retirada com 24h de antecedência) Portadores da ID Jovem Gratuidade: Crianças até 14 anos (acompanhadas de responsável) Idosos acima de 60 anos Pessoas com deficiência (com carteirinha de transporte público municipal) Importante: a carga de ingressos gratuitos é limitada e deve ser retirada com antecedência. Após o esgotamento, será possível adquirir meia-entrada conforme disponibilidade. Expectativa de casa cheia Com a possibilidade de conquistar o título em casa, o XV de Piracicaba espera contar com o apoio massivo da torcida no Barão. A diretoria reforça a importância de chegar cedo para evitar filas e garantir uma festa segura e vibrante nas arquibancadas.   Foto: Bruno Cruz

Leia Mais

Tarifaço prejudicou mais que beneficiou população dos EUA, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta terça-feira (7), que o Brasil vai oferecer os melhores argumentos econômicos para os Estados Unidos, nas negociações para reverter o tarifaço aos produtos brasileiros exportados para aquele país. O principal deles, segundo Haddad, é que a medida está encarecendo a vida do povo estadunidense. “O papel do Ministério da Fazenda e do Ministério do Desenvolvimento [Indústria, Comércio e Serviços – MDIC] é justamente oferecer os melhores argumentos econômicos para mostrar, inclusive, que o povo dos Estados Unidos está sofrendo com o tarifaço. Eles estão com o café da manhã mais caro, eles estão pagando o café mais caro, eles estão pagando a carne mais cara, eles vão deixar de ter acesso a produtos brasileiros de alta qualidade no campo, também, da indústria”, disse Haddad, ao participar do programa Bom Dia Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação. Entre os produtos tarifados pelos Estados Unidos estão café, frutas e carnes. “Eles estão notando, de dois meses para cá, que as medidas mais prejudicaram do que favoreceram os Estados Unidos”, reforçou o ministro, ao relembrar que os Estados Unidos têm superávit comercial em relação ao Brasil e muitas oportunidades de investimento, sobretudo voltado para transformação ecológica, terras raras, minerais críticos, energia limpa, eólica e solar. Videoconferência Nesta segunda-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em conversa de meia hora, por videoconferência, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras. Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. Os dois presidentes trocaram seus números de telefone para estabelecer uma via direta de comunicação e, também, devem se encontrar pessoalmente em breve. Segundo Haddad, muito interlocutores propuseram que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotasse outra forma de proceder na negociação, mas, para o ministro, a diplomacia brasileira, “que é das melhores do mundo”, vai prevalecer. “Eu creio que a estratégia que foi decidida pelo presidente Lula vai render os melhores frutos para o Brasil, independentemente de quem seja designado para negociar em nome do governo dos Estados Unidos. E penso que a diplomacia brasileira, com os argumentos que tem, vai saber superar esse momento que foi um equívoco muito grande. Muito mais com base em desinformação do que propriamente com base na realidade dos fatos”, disse o ministro. Para Haddad, a ação de grupos de extrema direita brasileiros está desinformando o governo americano do que acontece no país. “Está cada vez mais claro para o governo dos Estados Unidos, como está claro para o mundo inteiro, que não está acontecendo nada no Brasil que não siga absolutamente as regras democráticas do Estado de Direito.” Tarifaço O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas. No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%. Porém, em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.   Fonte: Agência Brasil Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Leia Mais

Suzano amplia monitoramento ambiental em São Paulo e reforça combate a incêndios florestais

Companhia contribui com a proteção de mais de 300 mil hectares de áreas públicas no Estado, em parceria com o Programa de Auxílio Mútuo (PAM) Florestal A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, tem intensificado sua atuação na prevenção e no combate a incêndios florestais em suas áreas de atuação. No estado de São Paulo, a companhia integra o Programa de Auxílio Mútuo (PAM) Florestal e auxilia na cobertura e conservação de mais de 300 mil hectares de áreas públicas, contribuindo diretamente para a proteção da biodiversidade em diversas regiões paulistas. O PAM promove uma atuação integrada entre empresas de base florestal, formando uma rede colaborativa voltada à proteção ambiental. O Governo do Estado de São Paulo coordena o fluxo de comunicação entre as diferentes frentes envolvidas, garantindo mais agilidade e eficácia nas ações de prevenção e resposta a incêndios. “Essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade e se soma a uma série de ações voltadas à conservação ambiental. Sabemos que enfrentar os desafios climáticos exige inovação, capacitação e diálogo com as comunidades. Por isso, investimos em tecnologias avançadas, treinamentos especializados e parcerias que ampliam nosso impacto positivo. Com isso, reforçamos o nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore e reafirmamos o compromisso com a biodiversidade, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento sustentável”, destaca Rodrigo Pimentel, coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Suzano, em São Paulo. A atuação da Suzano é fortalecida por recursos tecnológicos que permitem monitoramento contínuo e respostas rápidas. Entre os principais equipamentos estão 22 torres com câmeras de alta resolução e tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA), capazes de identificar focos de fumaça a quilômetros de distância, e duas torres móveis com capacidade de mobilidade conforme necessidades meteorológicas ou crises de incêndio. As imagens são transmitidas em tempo real para uma Central de Monitoramento que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo vigilância permanente e cobertura 360°. Para assegurar a eficiência da operação, a companhia realiza treinamentos específicos com os(as) operadores(as), preparando-os(as) para diferentes cenários de ocorrência. A definição das áreas prioritárias de vigilância é feita com base no cruzamento de dados geográficos das unidades de conservação com o alcance das câmeras instaladas. Esse sistema permite reduzir significativamente o tempo de resposta e ampliar a eficácia das ações de combate, protegendo tanto a biodiversidade quanto as comunidades vizinhas. Atualmente, a Suzano possui uma base florestal de 2,8 milhões de hectares e atua na proteção de mais de 1,1 milhão de hectares de áreas nativas em todo o Brasil. Como parte de sua estratégia de sustentabilidade e inovação, a companhia estuda ampliar, por meio de novas parcerias, o sistema de monitoramento de áreas públicas de conservação, atualmente em operação em São Paulo, para outros estados. A iniciativa reforça o compromisso da Suzano com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Sobre a Suzano A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.   Foto: Divulgação/Suzano

Leia Mais

RFTV será homenageada no 24º Prêmio Expressão Regional e fará a cobertura do evento

Reconhecimento destaca a atuação da emissora na comunicação regional; evento acontece no dia 23 de outubro, em Limeira A RFTV terá a honra de ser uma das homenageadas no 24º Prêmio Expressão Regional, promovido pela tradicional Revista Expressão Regional. O evento será realizado no dia 23 de outubro, às 19h30, no salão social do Nosso Clube, em Limeira (SP), e contará com a presença de personalidades, empresários e representantes de diversos setores da sociedade. Criado no ano 2000, o Prêmio Expressão é considerado o evento mais aguardado do ano na região. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar empresas, instituições e profissionais que se destacaram ao longo do ano em suas áreas de atuação, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do município, do estado e do país. Neste ano, a RFTV será homenageada pelo seu compromisso com a informação de qualidade, seu alcance regional e sua atuação relevante na comunicação e formação de opinião pública. Além de receber a homenagem, a emissora também fará a cobertura jornalística completa da cerimônia, levando ao público todos os detalhes do evento e dos premiados. A Revista Expressão Regional, que está em seu 31º ano de circulação em Limeira e região, é reconhecida por sua trajetória dedicada à difusão de informações nas áreas de educação, saúde, economia, política, esportes, direito, cultura, entre outros temas de interesse público. Com um público leitor fiel e atuante, a revista mantém sua missão de informar com responsabilidade e celebrar aqueles que fazem a diferença. O evento contará com buffet assinado pela Soft Gastronomia e a animação musical da banda Chapéu da Máfia, garantindo uma noite especial e memorável para todos os convidados.   Foto: Divulgação/Revista Expressão Regional

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz