Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Soldados norte-coreanos vendem equipamentos militares para comprar comida

Soldados norte-coreanos famintos estão vendendo parte de seus equipamentos militares para obter dinheiro e comprar comida, segundo moradores do país entrevistados pela Radio Free Asia (RFA). O governo determinou inspeções rigorosas nos quartéis e acampamentos, após autoridades flagrarem militares sem parte de seus equipamentos obrigatórios.

Embora as Forças Armadas da Coreia do Norte enfrentem escassez de suprimentos, os equipamentos militares ainda são considerados de melhor qualidade do que os produtos disponíveis para a população civil. A disparidade entre suprimentos cívicos e militares torna os itens do exército mais valiosos no mercado paralelo.

Entre os objetos mais vendidos estão barracas, lancheiras, cantis e recipientes impermeáveis para armazenar arroz. Como esses itens são utilizados com menos frequência no treinamento diário, muitos soldados acreditam que a ausência passará despercebida.

Fome frequente

O fenômeno da fome entre os militares norte-coreanos não é novo. Relatos de moradores a veículos sul-coreanos indicam que soldados da Coreia do Norte convivem há décadas com a escassez de alimentos, chegando a roubar comida de moradores locais diversas vezes no ano.

As recentes inspeções para encontrar os militares que estariam vendendo os equipamentos começaram no início do mês e se tornaram regulares, segundo um residente da província de Hamgyong do Norte, no nordeste do país, que falou sob anonimato à RFA.

“As autoridades descobriram que soldados estão vendendo ou doando seus equipamentos porque não têm comida suficiente e precisam de dinheiro. Muitos foram flagrados sem os itens obrigatórios”, disse ele.

Segundo o morador, aqueles que forem pegos sem os equipamentos poderão enfrentar punições severas. “Eles terão que explicar como se desfizeram dos itens. As medidas podem incluir a devolução dos objetos ou o pagamento por eles.”

Inspeções e punições

Uma unidade militar na província de Pyongan do Norte, no noroeste do país, realizou uma inspeção surpresa durante um exercício de combate em campo aberto. Um morador da região relatou à RFA que muitos soldados foram encontrados sem seus recipientes de arroz e tendas pessoais.

“O recipiente de arroz é essencial para o dia a dia, e as tendas podem ser utilizadas para cobrir buracos em telhados de casas e outros edifícios”, disse ele.

Na Coreia do Norte, o serviço militar é obrigatório. Homens fisicamente aptos devem servir por 10 anos após o ensino médio, a partir dos 18 anos, enquanto as mulheres devem permanecer sete anos nas Forças Armadas.

Apesar da longa duração do serviço, as rações oferecidas aos soldados são insuficientes, levando muitos a recorrer ao mercado negro ou a pedir ajuda às famílias.

“Alguns soldados recém-alistados passam tanta fome que acabam vendendo seus suprimentos militares em segredo”, explicou um morador. “Esse problema dificilmente será erradicado sem uma solução para a crise alimentar crônica do país.”

Atualmente, soldados da Coreia do Norte estão lutando ao lado dos combatentes russos na guerra da Ucrânia, segundo relatórios de inteligência da Coreia do Sul. O governo da Rússia e da Coreia do Norte negam as acusações.

Contudo, documentos ucranianos mostram que os militares norte-coreanos enfrentam pesadas baixas no conflito. Estima-se que cerca de 12.000 soldados da ditadura de Kim Jong-un foram enviados para a região de Kursk, onde o exército russo enfrenta resistência para avançar.

 

Fonte: R7

Foto: Reprodução/Agência Central de Notícias da Coreia

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais