Portal Veloz

Saúde de Campinas registra média de 4 pacientes por dia que deixam tabagismo após participar de grupos

Secretaria informou que contabilizou 1.061 pessoas que abandonaram vício de janeiro a setembro

A Secretaria de Saúde de Campinas informou que registra média diária de quatro pacientes que conseguem deixar o tabagismo após participar dos grupos em centros de saúde (CSs) especializados no tratamento do vício em cigarros tradicionais ou eletrônicos/vapes.

O levantamento mostra que 1.061 usuários do SUS Municipal conseguiram mudar de hábito e ter uma vida mais saudável no período de janeiro a setembro, o equivalente a 272 dias.

Neste período, os 51 grupos antitabagismo ativos em unidades básicas receberam 1.782 participantes nas atividades. As pessoas do sexo feminino foram maioria: 1.122 (62,9%).

Em relação à faixa etária, 58,7% foram pacientes de 18 a 59 anos. As pessoas idosas, com 60 anos ou mais, representaram 40,6%. Já o grupo com menos de 18 anos ficou em 0,7%.

“Este resultado é bastante expressivo e mostra que é uma política pública consolidada pela Secretaria de Saúde em Campinas. A maioria dos CSs tem um grupo e continuamos com o planejamento para expansão”, explicou a coordenadora da Área Técnica de Assistência de Farmacêutica e Programa de Controle do Tabagismo de Campinas, Vivian Nunes.

O combate ao tabagismo está entre as recomendações do Novembro Azul. A campanha propõe o cuidado integral da saúde de homens, mulheres trans e travestis.

Entre 2010 e 2020, a Saúde de Campinas verificou que as neoplasias de maior incidência em residentes da cidade foram próstata (29,7%), colorretal (11,5%), pulmões (6,6%), estômago (5,5%) e cavidade bucal (5,1%). As três mais relacionadas à mortalidade da população masculina foram câncer de pulmão (13%), de cólon/reto (11%) e de próstata (11%).

“Os indicadores mostram que o cuidado integral com a saúde é extremamente importante e não fumar é um dos principais caminhos para evitar o câncer de pulmão”, falou a coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto e Idoso em Campinas, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva.

Grupos na rede básica

Campinas conta neste momento com 51 grupos contra tabagismo em centros de saúde, sendo que sete iniciaram as atividades em 2025, e trabalha para ampliar o serviço. A expansão chega a 41,6% se comparado com 2023, quando 36 CSs tinham este recurso.

Quem deseja parar de fumar pode procurar um dos grupos. Eles estão distribuídos por todas as regiões de Campinas: https://portal-api.campinas.sp.gov.br/sites/default/files/secretarias/arquivos-avulsos/125/2024/01/19-135801/Unidades_Programa_Tabagismo.pdf

Os endereços e horários de funcionamento dos centros de saúde estão na página: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz