Temporada de fim de ano acende o alerta para os itens fundamentais que devem ser revisados por um mecânico antes de pegar a estrada
Está chegando a temporada de viagens de fim de ano. Entre os feriados de Natal e Ano Novo, milhões de veículos cruzam as estradas do país. E, na maioria dos casos, os motoristas estão desatentos quanto à manutenção preventiva, que pode provocar uma grande dor de cabeça e algum contratempo, levando à interrupção da viagem.
Para evitar que isso aconteça, revisar o veículo antes de viajar é fundamental, sobretudo agora, a uma semana das datas festivas.
Confira abaixo as dicas do R7-Autos Carros sobre os itens que não podem ficar de fora de uma revisão automotiva, garantindo segurança e também a continuidade da viagem.
Óleo e filtros
É fundamental verificar a lubrificação do veículo. A troca de óleo e filtro deve ocorrer a cada 10.000 km. Caso o veículo não tenha percorrido essa quilometragem ao longo do ano, mecânicos experientes recomendam que o lubrificante seja trocado da mesma forma, porque, com o tempo, perde suas composições químicas.

Leve o veículo a um centro de lubrificação e peça a troca de óleo seguindo a especificação original do carro. O óleo deve sempre ser trocado com o filtro. De forma preventiva, também é recomendada a troca do filtro de combustível e do filtro de ar.
Freios devem ser analisados
Especialmente no trânsito pesado das cidades, o sistema de freio é bastante exigido. No anda e para, a fricção das pastilhas nos discos leva a um desgaste acentuado. O dono do carro deve estar atento a mudanças no curso do pedal, barulhos como chiados e à necessidade de pressionar com mais força o freio. Peça para o mecânico verificar tanto o fluido quanto as pastilhas e discos ou tambores de freio na revisão.

Suspensão merece atenção
O proprietário do carro deve estar atento ao desgaste irregular dos pneus e também a efeitos como o volante torto e barulhos na suspensão.

Durante uma revisão, devem ser verificados itens como amortecedores e molas, buchas e bieletas, além de outros componentes da suspensão que trabalham em conjunto. Se não houver nenhum item a ser substituído de forma preventiva, o alinhamento e balanceamento são recomendados.
Revisão elétrica não deve ser esquecida
A revisão elétrica é muito importante, especialmente nos veículos modernos, que demandam energia para o funcionamento de itens fundamentais, sensores e chips que monitoram a atividade do motor e dos seus componentes.

Levar ao mecânico é fundamental para que ele verifique o sistema de carregamento da bateria, o funcionamento das luzes e consiga detectar qualquer anomalia no sistema elétrico do carro. Da mesma forma, luzes de alerta devem ser verificadas no painel, especialmente aquelas que indicam revisão no freio, problemas na injeção eletrônica, entre outros possíveis problemas.

Vale lembrar que, quanto antes o veículo for analisado por um mecânico, maiores serão as chances de um conserto feito dentro do prazo antes de uma viagem.
Fonte: R7











