Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Prefeitura de Limeira realiza sorteio de lotes sociais; confira selecionados

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Habitação, contemplou 20 famílias com lotes sociais. A seleção dos beneficiados foi realizada entre os mais bem classificados no Cadastro Habitacional, por ordem de classificação, após análise e aprovação da documentação comprobatória. Os selecionados puderam conhecer os lotes a que terão direito, durante sorteio nesta quinta-feira (19), no auditório da Emeief Vereador Mauro Sérgio Vieira, com a presença do prefeito, Mario Botion, da secretária de Habitação, Marcela Siscão, e equipe técnica da pasta. As unidades, que estão localizadas no bairro Geada e no Jd. Antônio Simonetti I, são provenientes das ações de fiscalização da Secretaria de Habitação ao longo dos anos, que resultaram em distratos e rescisões contratuais com antigos beneficiários que não atenderam aos requisitos dos programas.
Durante o sorteio, Marcela, explicou como os lotes são entregues a preço social às famílias. “A prefeitura compra a área, realiza os projetos, e implanta a infraestrutura, o que viabiliza a aquisição pelo beneficiado a preço social, ou seja, a preço de custo, sem o lucro do incorporador. Hoje é um momento de felicidade, que contempla todo o trabalho que temos realizado”, disse.
No total, serão 30 unidades, sendo que das 20 sorteadas nesta tarde, 6 unidades atendem demanda indicada pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).
As famílias contempladas com os lotes estão participando do programa Moradia Digna. Política pública, promovida pelo município, para o fornecimento de serviços técnicos de arquitetura e engenharia e para o fomento e apoio à construção autônoma, para quem quer construir, ampliar, reformar ou regularizar sua moradia.
Botion destacou o trabalho da secretaria quanto as fiscalizações que permitiram que os lotes pudessem ser reavidos pela municipalidade e disponibilizados para aqueles que realmente atendem aos requisitos. “Vocês estão aqui porque atenderam a todos os critérios, e esse é um momento único. Como cidadão que estarei quero acompanhar esse processo com vocês”.
O sorteio seguiu a seguinte dinâmica: em uma das urnas era sorteado o nome de um dos 20 selecionados, e em outras duas urnas estavam os lotes do Geada e do Antônio Simonetti. Até que uma das urnas se esgotasse, o selecionado poderia escolher de onde gostaria de sortear o seu lote.
A primeira sorteada, Adriana Maria Santana, que escolheu a sua unidade no Jd. Antônio Simonetti I, não escondeu a alegria. “O sorteio é uma realização, estou muito feliz”.
Os contemplados terão carência de 24 meses para início do pagamento. O objetivo é permitir que a família possa iniciar a construção, já nesse primeiro momento, com todo apoio da equipe técnica da secretaria de Habitação e somente depois comecem o pagamento.
Confira a lista dos 20 contemplados: 
Renato Pinelli Mestrinho de Amorim
Maria Elisabete Moreira Costa da Silva
Juliana Gomes Pinto
João Rodrigues de Oliveira
Amanda Carla da Silva Santos
Aline Aparecida Zovico
Juliana Aparecida de Sousa
Luciana Pereira Cebidanes
Tatiane Carvalho Moura
Rita de Cassia dos Santos
Valdete Roque Amaro
Solange Sueli Marques da Cruz Ribeiro
Elis Regina de Oliveira
Aparecida Bento Barboza
Daniela Fernanda da Silva Ferreira
Dijanira da Silva
Michelle Cristina Caneo
Juliana Neves Gonçalves
Silmara Aparecida Borges
Adriana Maria Rodrigues Santana
Imagem e informações: Prefeitura de Limeira

Prefeitura de Sumaré lança aplicativo do 156 para facilitar solicitações de serviços públicos

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta segunda-feira (28) o novo aplicativo do 156, já disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Com a novidade, a população passa a contar com uma ferramenta moderna, ágil e eficiente para solicitar mais de 40 serviços diretamente pelo celular. Entre os serviços disponíveis estão pedidos de poda de árvores, coleta de lixo e denúncias de descarte irregular de resíduos — que também podem ser feitas de forma anônima. Tudo de maneira simples e prática: basta realizar um cadastro rápido no aplicativo para começar a utilizar os serviços. O sistema foi desenvolvido inteiramente pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Além da facilidade na abertura de solicitações, o app também permite que o usuário acompanhe o andamento dos pedidos em tempo real. O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância do aplicativo para aproximar a população da administração municipal, o que representa uma inovação no serviço público. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, oferecendo meios modernos para que o cidadão tenha seus pedidos atendidos com rapidez e transparência. Esse aplicativo é mais uma ferramenta que reforça o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente, digital e de portas abertas para todos”, afirmou o prefeito. A população também pode continuar utilizando os canais tradicionais: as solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site oficial da Prefeitura de Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Lei que fornece protetores auriculares para crianças com autismo é sancionada em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou a Lei nº 7.450/2025, que institui o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. A lei foi publicada no Diário Oficial de 28 de abril. A proposta é de autoria do vereador Alan Leal e tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de aprendizado para os estudantes com hipersensibilidade auditiva. De acordo com a nova legislação, os protetores auriculares deverão ser fornecidos gratuitamente pelo município e utilizados especialmente no ambiente escolar, como forma de minimizar o impacto de ruídos e abafar sons excessivos. A medida busca prevenir crises sensoriais e proporcionar bem-estar às crianças com TEA, conforme definido pela Lei Federal nº 12.764/2012. “A sanção desta lei representa um importante avanço nas políticas de inclusão e acolhimento das nossas crianças com TEA. É uma ação concreta para garantir que elas tenham mais conforto e melhores condições de aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito. A Prefeitura tem o prazo de até 90 dias para regulamentar a aplicação da lei.     Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Sumaré marca presença na maior feira agropecuária da América Latina

A Prefeitura de Sumaré marcou presença na Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em Ribeirão Preto na terça-feira (29). O evento levou mais de 30 produtores rurais e empresários do município para conhecerem as principais inovações do setor. A visita técnica, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Superintendência de Agricultura, reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura local, promovendo o acesso a novas tecnologias, maquinários e práticas sustentáveis que possam impulsionar a produtividade no campo. Segundo o superintendente de Agricultura, Carlos Henrique Serra, a participação na feira é estratégica. “Nosso objetivo é garantir que os produtores de Sumaré tenham acesso ao que há de mais moderno no agronegócio, ampliando suas oportunidades e fomentando o desenvolvimento rural”, disse. A feira do Agrishow, que chega a sua 30ª edição, acontece até o dia 2 de maio e é palco dos principais lançamentos e inovações do setor. Em 2024, atraiu 195 mil visitantes e mais de 800 marcas expositoras.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais