A Prefeitura de Campinas fecha, neste sábado, 15 de fevereiro, sete parques da região Sul da cidade, onde o acumulado de chuvas chegou a 86,8 milímetros nas últimas 72 horas, segundo dados do monitoramento da Defesa Civil. A medida será reavaliada após 24 horas.
Os parques fechados são: o Bosque São José, Bosque dos Artistas, Parque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e o Parque das Águas.
De acordo com o Decreto 23.661 de 21 de novembro de 2024, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, é estabelecido que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros.
O fechamento de parques está sendo feito de maneira regionalizada desde 11 de dezembro de 2024. São utilizados os dados pluviométricos de cada região para determinar quais parques e bosques devem ser fechados.
Os parques públicos são áreas bem arborizadas e, por isso, segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a orientação é evitar a frequência de visitantes com o alto índice de acumulado de chuvas. Mesmo quando para de chover, o solo pode ficar encharcado. O manejo das árvores é feito, porém chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo árvores saudáveis.
Cuidados
É importante que a população adote medidas preventivas e não se arrisque a passar por áreas nas quais há riscos. A Defesa Civil recomenda atenção às áreas mais vulneráveis porque pode haver riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e acontecimentos relacionados a raios, vento forte e granizo.
Parques fechados na região Sul
Bosque São José
Bosque dos Artistas
Bosque dos Guarantãs
Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo)
Parque Ecológico Benevenuto Tilli
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
Parque das Águas
Fonte: Prefeitura de Campinas