Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Pico das Cabras ganha reservatório de água de reuso para combate a incêndios

Com o objetivo de reforçar o combate a incêndios na região, equipes da Sanasa se mobilizaram ontem, 9 de abril, para transportar um reservatório de água com capacidade de 100 mil litros, até o Pico das Cabras, em Campinas. A operação, que contou com o apoio da Emdec e da Defesa Civil, começou às 7h e prosseguiu ao longo do dia.

A carreta com o reservatório partiu às 9h30, atravessou a cidade e percorreu a Rodovia Dom Pedro, passando pelo trevo de Valinhos. Depois, seguiu em direção a Joaquim Egídio e chegou ao destino por volta das 15h.

O carregamento do reservatório foi feito com um guindaste e caminhão Munck. No trajeto, houve apoio também de uma equipe especializada em transporte de cargas especiais e liberação do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Israel de Morais, coordenador de Manutenção Mecânica da Sanasa, explicou que algumas adaptações foram necessárias. “As bases de fixação e as conexões dos tubos de entrada e saída de água foram removidas para reduzir as dimensões da carga e permitir um transporte mais seguro”, pontuou.

Confeccionado em fibra de vidro, o reservatório mede 7,3 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e altura e pesa 4,5 toneladas. O equipamento será instalado próximo ao portão do Observatório Municipal Jean Nicolini, ponto considerado estratégico para o abastecimento dos caminhões do Corpo de Bombeiros em situações de incêndio.

Segundo o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, a empresa tem condições de apoiar atividades como essa. “No ano passado, contribuímos no combate aos incêndios da região. Agora, estamos ampliando essa ação, que visa aumentar a resiliência da cidade e sua adaptação às mudanças climáticas, levando um reservatório de 100 mil litros de água de reuso exclusivamente para combater incêndios. Com isso, estamos atendendo a um pedido da Defesa Civil do município e também do Corpo de Bombeiros”, destacou.

Nesta quinta-feira, 10 de abril, uma equipe da Sanasa está no local para reinstalar as conexões que foram removidas para o transporte do reservatório. A Sanasa aguarda as informações técnicas do Corpo de Bombeiros para posicionar adequadamente a parte hidráulica. Assim que todas estas definições foram finalizadas, a instalação definitiva será efetuada. Caminhões-pipa levarão água de reuso produzida na Estação Produtora de Água de Reuso Capivari (EPAR) para abastecer o reservatório.

Incêndio em 2024 teve apoio da Sanasa

Em setembro do ano passado, a Sanasa participou da força-tarefa para combater o incêndio no Pico das Cabras. A empresa de saneamento doou 1.400 copos d’água às equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que atuaram no combate ao fogo. Além disso, disponibilizou 160 mil litros de água. Deste total, 100 mil litros foram retirados de hidrante, 15 mil litros do caminhão de água de reuso fornecida pela Sanasa e outros 45 mil litros foram transportados do poço da Fazenda Bonfim por um caminhão-pipa. Segundo levantamento feito pela Defesa Civil, estima-se que, em Campinas, 120 hectares tenham sido atingidos pelas queimadas, uma área equivalente a 120 campos de futebol.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Prefeitura de Sumaré lança aplicativo do 156 para facilitar solicitações de serviços públicos

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta segunda-feira (28) o novo aplicativo do 156, já disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Com a novidade, a população passa a contar com uma ferramenta moderna, ágil e eficiente para solicitar mais de 40 serviços diretamente pelo celular. Entre os serviços disponíveis estão pedidos de poda de árvores, coleta de lixo e denúncias de descarte irregular de resíduos — que também podem ser feitas de forma anônima. Tudo de maneira simples e prática: basta realizar um cadastro rápido no aplicativo para começar a utilizar os serviços. O sistema foi desenvolvido inteiramente pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Além da facilidade na abertura de solicitações, o app também permite que o usuário acompanhe o andamento dos pedidos em tempo real. O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância do aplicativo para aproximar a população da administração municipal, o que representa uma inovação no serviço público. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, oferecendo meios modernos para que o cidadão tenha seus pedidos atendidos com rapidez e transparência. Esse aplicativo é mais uma ferramenta que reforça o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente, digital e de portas abertas para todos”, afirmou o prefeito. A população também pode continuar utilizando os canais tradicionais: as solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site oficial da Prefeitura de Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Lei que fornece protetores auriculares para crianças com autismo é sancionada em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou a Lei nº 7.450/2025, que institui o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. A lei foi publicada no Diário Oficial de 28 de abril. A proposta é de autoria do vereador Alan Leal e tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de aprendizado para os estudantes com hipersensibilidade auditiva. De acordo com a nova legislação, os protetores auriculares deverão ser fornecidos gratuitamente pelo município e utilizados especialmente no ambiente escolar, como forma de minimizar o impacto de ruídos e abafar sons excessivos. A medida busca prevenir crises sensoriais e proporcionar bem-estar às crianças com TEA, conforme definido pela Lei Federal nº 12.764/2012. “A sanção desta lei representa um importante avanço nas políticas de inclusão e acolhimento das nossas crianças com TEA. É uma ação concreta para garantir que elas tenham mais conforto e melhores condições de aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito. A Prefeitura tem o prazo de até 90 dias para regulamentar a aplicação da lei.     Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Sumaré marca presença na maior feira agropecuária da América Latina

A Prefeitura de Sumaré marcou presença na Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em Ribeirão Preto na terça-feira (29). O evento levou mais de 30 produtores rurais e empresários do município para conhecerem as principais inovações do setor. A visita técnica, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Superintendência de Agricultura, reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura local, promovendo o acesso a novas tecnologias, maquinários e práticas sustentáveis que possam impulsionar a produtividade no campo. Segundo o superintendente de Agricultura, Carlos Henrique Serra, a participação na feira é estratégica. “Nosso objetivo é garantir que os produtores de Sumaré tenham acesso ao que há de mais moderno no agronegócio, ampliando suas oportunidades e fomentando o desenvolvimento rural”, disse. A feira do Agrishow, que chega a sua 30ª edição, acontece até o dia 2 de maio e é palco dos principais lançamentos e inovações do setor. Em 2024, atraiu 195 mil visitantes e mais de 800 marcas expositoras.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais