O Parque Dom Pedro iniciou, no último dia 28, mais uma edição do projeto Leitura Para Todos, que incentiva o hábito da leitura infantil por meio da doação de mais de 4 mil livros, além de promover contações de história para crianças de 14 instituições e escolas da Região Metropolitana de Campinas. As atividades serão realizadas ao longo do mês de abril, com encerramento previsto para 15 de maio.
“Mais do que incentivar o hábito da leitura, o projeto proporciona momentos únicos de encantamento e diversão para as crianças, com personagens vivos e cativantes. As narrativas são escolhidas com critério, sempre abordando temas fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e ético dos pequenos, contribuindo ativamente para a formação de indivíduos mais conscientes”, afirma Tatiane De Conto, gerente de Marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS – a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina.
O livro escolhido para esta edição é “Os Chocolix – No Reino dos Monstros”, da autora Jacqueline Shor, que narra a aventura de Chocomark que, ao lado do carismático monstro Crispão Tutti-Frutti, aprende uma lição essencial sobre respeito às diferenças.
“Muitas vezes, somos ensinados a associar exemplos como ‘bruxas e monstros’ a seres do mal, mas essa percepção pode estar carregada de equívocos e preconceitos”, afirma a autora. “Mais do que uma história divertida, Os Chocolix convida as crianças a refletirem sobre aceitação e diversidade, incentivando um olhar mais sensível e livre de julgamentos precipitados”, completa.
O sucesso da obra, também presente em animação infantil, reforça a importância de ensinar, desde cedo, que a verdadeira essência de alguém vai muito além dos conceitos pré-estabelecidos.
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024, o número de leitores no país caiu em quase 7 milhões nos últimos quatro anos. Entre as crianças de 5 a 10 anos, apenas 38% afirmam ler por vontade própria — número que diminui conforme aumenta a faixa etária. A pesquisa foi conduzida pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e entrevistou mais de 5,5 mil pessoas em mais de 200 municípios.
1 milhão de livros doados
Realizado em empreendimentos administrados pela ALLOS em todo o país, o projeto Leitura Para Todos tem como objetivo democratizar o acesso à literatura infantil, estimulando o hábito da leitura e o aprendizado da língua portuguesa. A iniciativa faz parte do compromisso social da ALLOS, que investe continuamente em ações transformadoras no campo da educação.
Nesta nova edição, serão distribuídos 200 mil livros infantis neste ano para instituições, que são escolhidas em parceria com o Instituto da Criança. Com isso, a ação atingirá em 2025 uma marca histórica: 1 milhão de livros entregues a crianças de 7 anos desde 2021, quando o projeto teve início.
O lançamento desta edição coincide com a Semana da Páscoa, um momento especial para estimular o gosto pela literatura infantil. “O ‘Leitura Para Todos’ reflete o compromisso da ALLOS com a educação que transforma. Acreditamos que a leitura é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento infantil e queremos levar não só livros, mas também a magia das contações de histórias para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Nossa meta é continuar incentivando o ato da leitura e contribuindo para um futuro mais transformador, onde o conhecimento abre portas e cria novas oportunidades para as próximas gerações”, afirma a diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer.
Nesta nova etapa, os shoppings da ALLOS em todo o Brasil distribuirão os livros, além de promoverem atividades lúdicas e contação de histórias para as crianças. O objetivo é impactar positivamente a vida dos pequenos leitores e incentivar o amor pelos livros desde a infância. Este é o quinto ano consecutivo que a ALLOS realiza a distribuição gratuita de livros e promove contação de histórias para crianças em instituições sociais, OSCs e escolas públicas nas comunidades localizadas no entorno dos seus shoppings, a fim de proporcionar a introdução à literatura e estimular o hábito da leitura.
Sobre o Parque Dom Pedro
Inaugurado em 2002, o Parque Dom Pedro é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas, possibilitando novas experiências e descobertas a cada visita. Com um espaço moderno, versátil e inclusivo com 126,5 mil m² de ABL (área bruta locável), possui mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lazer, restaurantes e serviços, oferecendo jornadas de experiência memoráveis para o público. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento. Mensalmente, o empreendimento recebe mais de 1,6 milhão de pessoas. Em 2023, o Parque Dom Pedro superou R$ 2 bilhões em vendas.
Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.
Foto: Divulgação