Portal Veloz

Outubro Rosa: Limeira reforça prevenção ao câncer de mama com 4.500 mamografias

Exames são voltados a mulheres de 40 a 74 anos; basta procurar a UBS mais próxima e solicitar agendamento

O Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama – foi lançado na manhã desta terça-feira (30), no Teatro Nair Bello. A campanha tem como tema “Círculo Rosa – Juntas pela Prevenção” e oferecerá 4.500 mamografias gratuitas, mediante parceria da Prefeitura de Limeira e do Fundo Social. Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para realização do exame, fundamental no rastreamento precoce da doença. Agora, podem realizar a mamografia mulheres de 40 a 74 anos (até o ano passado, o público-alvo era de 50 a 69 anos). O exame também está disponível a partir dos 35 anos para mulheres com histórico clínico ou familiar da doença. A iniciativa conta com apoio da Santa Casa, da Associação Limeirense de Carinho e Cuidado (Alicc) e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

A cerimônia de abertura contou com apresentação do coral da Alicc e a presença do prefeito Murilo Félix, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Luciana Félix, do secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, do coordenador do AME, Antônio de Paula Silva Jr., da presidente da Alicc, Fernanda Nolasco Varga, e da gerente do Centro de Oncologia de Limeira (COL), da Santa Casa, Erika Nakahara.

Murilo Félix destacou a importância da mamografia como medida preventiva e afirmou que não há demanda reprimida pelo exame em Limeira. Segundo ele, a campanha facilita o acesso ao procedimento, sem necessidade de consulta médica. “Vamos salvar a vida de muitas mulheres”, disse o prefeito, que também lembrou ter articulado neste ano a vinda da Carreta de Mamografia ao município em duas ocasiões, por meio do Hospital do Amor (Barretos) e do Programa Mulheres de Peito (Secretaria Estadual da Saúde).

Apoio

A primeira-dama, Luciana Félix, ressaltou o trabalho realizado pela Alicc com pacientes e familiares. “Visitei a instituição no início do ano e conheci histórias emocionantes. O apoio e o aconchego que vocês oferecem diante de uma notícia tão devastadora são essenciais”, afirmou. Ela também reforçou a importância do autocuidado: “Cuidem-se, amem-se, façam o autoexame, pois quanto mais cedo o câncer for detectado, mais fácil será o tratamento”, completou.

O secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, destacou a ampliação da faixa etária da mamografia, considerando-se a abrangência da doença. “O câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma e a abordagem precoce aumenta as chances de cura em mais de 90%”, disse.

Novos casos

Erika Nakahara informou que o COL recebe 26 novos casos de câncer de mama todos os meses e realiza cerca de 300 atendimentos na área. Ela enfatizou a importância do Outubro Rosa, mas lembrou que a prevenção deve ocorrer ao longo do ano.

Durante o evento, também foi apresentado o conceito da campanha municipal 2025, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da prefeitura. O logotipo, um círculo rosa que abriga linhas entrelaçadas, remete à rede de apoio, cuidado e proteção – conceitos importantes no tratamento das pacientes.

A programação da abertura incluiu ainda palestra da mastologista Alice Junqueira, que atua no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm). Com residência em Mastologia pelo Hospital Amaral Carvalho de Jaú, a médica possui especialização em Oncoplastia e Reconstrução, e ainda, em Imagem Mamária pela Unicamp. Ela observou que o câncer de mama não provoca dor, o que dificulta o diagnóstico. “Vamos juntas fazer um Outubro Rosa iluminado e de muita prevenção”, enfatizou.

Também participaram do evento, a vereadora Mara Isa Mattos Silveira (representando o presidente da Câmara, Everton Ferreira), os vereadores Lu Bogo, Bruna Magalhães, Waguinho da Santa Luzia e Estevão Nogueira, a diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, e a gestora executiva do Departamento de Atenção Secundária, Mayra Araújo.

Facilidade no agendamento

Durante a campanha, o agendamento da mamografia será simplificado. Não será necessário passar por consulta médica: basta procurar o enfermeiro(a) da UBS e apresentar documentos pessoais (RG e CPF), Cartão SUS e comprovante de endereço. A recomendação é que o exame seja feito a cada dois anos – ou antes, se houver indicação médica – entre 40 e 74 anos, faixa de maior incidência da doença.

Mamografia inclusiva

No dia 23 de outubro, a Policlínica promove o Outubro Rosa Inclusivo, com mutirão de exames para mulheres com deficiência, inclusive cadeirantes. O atendimento será das 8h às 11h e das 12h às 15h, sem necessidade de pedido médico ou agendamento prévio.

Incidência da doença

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Representa cerca de 28% dos novos casos registrados no país. Embora raro em homens (menos de 1% dos diagnósticos), também pode atingi-los. A doença é incomum antes dos 35 anos, mas a incidência cresce progressivamente com a idade, sobretudo após os 50. Apesar da gravidade, o prognóstico costuma ser favorável quando o diagnóstico é precoce.

Segundo a presidente da Alicc, Fernanda Nolasco Varga, o país registra cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Ainda precisamos falar muito sobre prevenção e levar informação. Cada um vai transmitindo o que sabe e, juntos, podemos semear esperança para reduzir o número de casos”, afirmou.

Sinais de alerta

O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Outros sinais incluem: edema da pele semelhante à casca de laranja; retração cutânea; inversão do mamilo; vermelhidão; descamação ou ulceração do mamilo; e secreção espontânea em apenas uma das mamas.

Autoexame

O autoexame das mamas é uma prática simples que pode ajudar na percepção de alterações no corpo. Deve ser feito mensalmente, de preferência alguns dias após o fim da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Nesse momento, a mulher deve observar e apalpar as mamas e axilas, verificando nódulos, secreções, retrações na pele ou alterações no formato. Embora não substitua exames médicos e de imagem, o autoexame é um aliado importante, pois estimula o autoconhecimento e pode favorecer o diagnóstico precoce. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no hotsite: limeira.sp.gov.br/outubrorosa.

 

Foto: Wagner Morente

×

Buscar no Portal Veloz