Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Não há sobreviventes, diz chefe dos bombeiros sobre acidente com avião e helicóptero nos EUA

Jato da American Airlines com 64 pessoas bateu no ar em aeronave do Exército com três ocupantes; as duas aeronaves caíram no rio Potomac, em Washington

 

Um grave acidente aéreo abalou a capital dos Estados Unidos, Washington, no fim da noite de quarta-feira (29). Um avião comercial da American Airlines e um helicóptero militar bateram em pleno voo nas proximidades do aeroporto Ronald Reagan, um dos principais da capital americana. As duas aeronaves caíram no rio Potomac.

No começo da manhã desta quinta-feira (30), o chefe do Corpo de Bombeiros e Serviços Médicos de Emergência de Washington, John Donnelly, informou que foram recuperados 27 corpos do avião e um do helicóptero.

Ao todo, 67 pessoas estavam a bordo das duas aeronaves. Ele afirmou que não há sobreviventes e que as operações no local passaram de resgate para recuperação de corpos.

Segundo o jornal Washington Post, os corpos recuperados estão sendo levados para uma base de helicópteros da polícia local, próxima à ponte Frederick Douglass Memorial.

O voo

O jato bimotor Bombardier CRJ-700, com 60 passageiros e quatro tripulantes, decolou às 17h18 (20h18, no horário de Brasília) do aeroporto de Wichita, no estado do Kansas, com destino a Washington DC, capital dos Estados Unidos. A aeronave percorreu 1.785 km, e o pouso estava previsto para as 21h (23h em Brasília).

O CRJ-700 era operado pela companhia regional PSA Airlines, subsidiária da American Airlines, maior empresa aérea dos Estados Unidos.

O acidente

A batida com o helicóptero — um Sikorsky UH-60 Black Hawk do Exército dos EUA — ocorreu quando o avião da American Eagle estava a poucos metros da cabeceira do aeroporto nacional Ronald Reagan. Havia três tripulantes na aeronave militar.

O controlador de tráfego aéreo chegou a perguntar ao helicóptero sobre a separação de segurança entre as duas aeronaves, mas não houve resposta, conforme revela um áudio.

Resgate

Socorristas foram enviados imediatamente ao local da tragédia. Embarcações e mergulhadores começaram as buscas por sobreviventes nas geladas águas do rio Potomac.

No momento do acidente, fazia cerca de 0ºC em Washington. Perto do aeroporto, as rajadas de vento superavam 40 km/h, e a temperatura no rio Potomac estava entre 0º e 4ºC. Neste contexto, um sobrevivente do acidente poderia suportar entre 15 minutos e 30 minutos às condições adversas.

Donnelly informou que a aeronave está a cerca de 2,5 m de profundidade, em águas escuras e turvas, cobertas de pedaços de gelo. “Estamos vasculhando cada centímetro quadrado do espaço para ver se conseguimos encontrar alguém”, disse.

Ao amanhecer, o Sindicado dos Policiais de Washington publicou no X a seguinte mensagem:

“Foi uma noite longa e árdua no [rio] Potomac. Há mais de uma dúzia de agências aqui fazendo tudo o que podem. Por favor, rezem por essas vítimas e suas famílias, bem como pelas centenas de socorristas que ainda têm muito trabalho traiçoeiro e difícil para fazer.”

Investigação e repercussão

A tragédia levou à suspensão imediata das operações no aeroporto, que fica a poucos quilômetros da Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu duas declarações sobre o incidente. Na primeira, expressou condolências e elogiou o trabalho dos socorristas. Na segunda, questionou a prevenção do acidente, sugerindo falhas na comunicação entre a torre de controle e o helicóptero. “Por que o helicóptero não subiu, desceu ou virou? Isso parece uma situação que poderia ter sido evitada”, afirmou.

Autoridades seguem investigando as causas do acidente, analisam imagens do momento da colisão e as gravações de conversas entre pilotos e controladores de voo.

A FAA (Administração Federal de Aviação) confirmou que o avião envolvido era um Bombardier CRJ-700, operado pela PSA Airlines para a American Airlines, e que investigações estão em andamento em conjunto com o NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes).

O Exército afirmou que o helicóptero participava de um treinamento e que está colaborando com a FAA e o NTSB.

O CEO da American Airlines, Robert Isom, divulgou um comunicado em vídeo expressando “profunda tristeza” pelo ocorrido e afirmou que a companhia está focada em apoiar as famílias das vítimas e fornecer informações precisas.

Fonte: R7

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Homem é acusado de caçar pombos silvestres em área rural de Limeira

A informação recebida apontava a prática de crime ambiental no local No final da tarde desta terça-feira (22), uma denúncia levou os policiais ambientais até um pesqueiro na área rural de Limeira. A informação recebida apontava a prática de crime ambiental no local. Ao chegarem, os policiais foram recebidos pela esposa do acusado, que confessou que seu marido caçava pombos silvestres. Segundo o cabo da Polícia Militar Ambiental (PMA), o acusado, um homem de 37 anos, relatou que a carne de pombo silvestre, encontrada em um freezer na residência, era para consumo próprio. Apesar da confissão, o homem foi liberado, mas irá responder pelo crime ambiental. A caça de animais silvestres é proibida prevista na lei 9.605/98 e constitui um crime ambiental, que pode resultar em penalidades severas. (Renan Isaltino) 

Veja mais

Atualização sobre Explosão em Residência na Brasilândia: Bisavô da vítima preso por Homicídio

Um dia anterior a explosão o pai da bebê teria visto o bisavô entrando na residência com um botijão de gás  Na manhã desta terça-feira (22), uma explosão em uma residência na Brasilândia, zona norte de São Paulo, resultou na morte de um bebê de quatro meses e deixou outras três pessoas feridas. O homem de 73 anos preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão, foi identificado como Euclides Ferreira, bisavô da vítima.  Euclides teve 50% do corpo queimado na ação e foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. As outras vítimas, todas da mesma família, incluem uma adolescente de 12 anos e dois adultos, pais das crianças.  O Portal Veloz teve acesso ao Boletim de Ocorrência, no qual, Vinícius de Medeiros Bispo, pai da bebê Maitê Alice Ferreira Medeiros, relatou à polícia que Euclides já havia ameaçado a família de morte e que havia desavenças constantes no local. Vinícius, sua companheira, enteada e filha viviam no andar superior do imóvel, enquanto Euclides residia no andar de baixo.  Vinícius contou que, no dia anterior à explosão, viu Euclides entrando no imóvel com um botijão de gás, o que lhe causou estranheza, pois o homem havia comprado um botijão recentemente. Na unidade de saúde, Euclides afirmou que na manhã da explosão abriu o botijão, que estava vazando gás e não conseguiu mais fechar.  Duas horas depois, ao acender um isqueiro para iluminar o quarto e procurar seu celular, ocorreu a explosão. Euclides também mencionou ter muitos problemas com sua neta e o companheiro dela, que moravam na parte de cima da casa. O suspeito é acusado pelos crimes de explosão, lesão corporal qualificada e homicídio qualificado. A polícia solicitou a prisão preventiva de Euclides, enquanto as investigações continuam. (Renan Isaltino)

Veja mais

Explosão em Residência na Brasilândia: Homem de 73 Anos Preso por Homicídio

O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses  Na manhã desta terça-feira (22), uma tragédia abalou a comunidade da Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Um homem de 73 anos foi preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão que fez uma residência desabar. O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses, que não resistiu aos ferimentos, e deixou outras cinco pessoas feridas, incluindo o próprio suspeito.  De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem preso teve 50% do corpo atingido por queimaduras de primeiro e segundo graus no pescoço e no tronco. Ele foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito é proprietário do imóvel onde as vítimas residiam e havia discutido com os inquilinos devido à falta de pagamento. Durante a discussão, ele teria causado a explosão, que foi motivada por um vazamento de gás de cozinha (GLP), conforme apurado pelo Corpo de Bombeiros.  O recém-nascido foi uma das seis vítimas socorridas pelos bombeiros. Ele foi internado no Hospital da Brasilândia, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. As outras cinco vítimas são da mesma família: o pai, a mãe e seus três filhos, sendo duas crianças e o bebê. Todos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O suspeito permanece sob custódia, enquanto as vítimas recebem o suporte necessário. (Renan Isaltino)                                          O idoso de 73 anos foi socorrido com 50% do corpo queimado    Foto: divulgação RECORD

Veja mais