Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Ligações via 190 e 193 ajudaram a salvar mais de 1 mil bebês de engasgo em SP

Era para ser apenas um passeio na casa da bisavó, quando a pequena Luísa, de dois meses, se engasgou após tomar um remédio. Desesperada, a mãe do bebê, Letícia Rosa, ligou para o 190 — telefone de emergência da Polícia Militar — enquanto tentava desengasgar a filha. Vizinhos e alguns parentes que viram a cena se aproximaram para tentar ajudar.

Assim que a ligação caiu no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), uma viatura foi despachada até o endereço da família, no Jardim Capitólio, em Leme, no interior paulista. O chamado de emergência foi recebido pelos cabos Willian Iaderoza e Gabriel Barros, da 4ª Companhia do 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que estavam em patrulhamento e se deslocaram até o local.

“Eu sou pai de uma menina de um ano e o meu colega de farda tem uma filha com o mesmo nome da Luísa. Não tem como não se emocionar com um salvamento desses”, disse o cabo Iaderoza.

O policial, que também é técnico de enfermagem, fez a manobra de desengasgo na recém-nascida, que começou a expelir o líquido pelo nariz e pela boca. Ela foi levada com a mãe até a Santa Casa da cidade para realizar exames médicos, onde obteve alta no mesmo dia. Apesar do susto, a rapidez e a agilidade dos policiais foram fundamentais para um final feliz.

Recém-nascida Luísa, no colo de sua mãe, Letícia Rosa, com os cabos Willian Iaderoza e Gabriel Barros, que prestaram os primeiros socorros. Foto: Divulgação/SSP

“Eles chegaram em menos de cinco minutos. Se não fossem eles, poderia ter acontecido algo muito pior”, disse a mãe de Luísa. “Vocês foram anjos enviados para salvar a minha princesa. Não tenho nem palavras para agradecer todo empenho e dedicação. Minha gratidão é eterna!”, agradeceu.

Mesmo após o atendimento, os policiais voltaram duas vezes ao centro médico para verificar se estava tudo bem com a criança. Em uma das visitas, receberam o agradecimento dos pais e puderam registrar o momento com os familiares e toda a equipe médica.

Mais de mil salvamentos

Chamados dessa natureza são comuns no Copom e no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom). Somente em 2024, as equipes atenderam 1,2 mil ocorrências de desengasgos de bebês e crianças em todo o estado de São Paulo, por meio dos números de emergência 190 e 193.

“São números impressionantes que demonstram a confiança da população no trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Eles são verdadeiros heróis”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. O dado mostra que, em média, três bebês ou crianças foram salvos por dia em ocorrências de desengasgo no estado.

O policial, que também é técnico de enfermagem, realizou a manobra de desengasgo na recém-nascida, que começou a expelir o líquido pelo nariz e pela boca. Foto: Divulgação/SSP

Na comparação com 2023, que registrou 760 ocorrências no período, houve um aumento de 57% no número de ligações. Só nos dois primeiros meses deste ano, 188 solicitações foram atendidas. O caso da Luísa aconteceu em 25 de março. Mesmo após a data, a mãe comentou que a bebê já sofreu outros engasgos, mas sempre sabe a quem recorrer quando acontece.

“Quando meu marido está aqui ele resolve, mas quando estou sozinha, sempre ligo para o 190. Confio muito no trabalho da PM. Eu até brinco que eles devem estar cansados de vir até aqui”, disse a mãe.

Desengasgo por telefone

Alguns desengasgos são realizados durante a ligação pelos próprios pais da criança apenas com a orientação dos policiais, que são capacitados em treinamentos no Copom e no Cobom para auxiliar as vítimas, o que abrange recém-nascidos e até adultos.

Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Foto: Divulgação/SSP

Além de manter a calma, o ideal é que enquanto uma pessoa recebe a orientação do policial, a outra realize os procedimentos. O capitão Raphael Brito, do Corpo de Bombeiros, dá dicas sobre o que fazer caso esteja sozinho ou enquanto aguarda a chegada do socorro:

1 – Coloque a criança no seu antebraço com o tórax para baixo e fique com a mão segurando seu queixo. Depois estenda o pescoço do bebê para tentar desobstruir as vias aéreas;

2 – Com a cabeça virada para baixo, dê cinco tapas nas costas do bebê fazendo um movimento para baixo e para frente. “Não tenha medo de machucá-lo nesse momento porque o tapa precisa ser firme para retirar o objeto ou fluido”, explicou;

3 – Após realizar os tapas, vire à criança e observe se o que causava o engasgo foi expelido. Com os dedos, faça o movimento de pinça, e tente desobstruir as vias aéreas com cuidado para não empurrar o objeto ou fluido ainda mais para o fundo da garganta;

4 – Se a criança ainda não estiver respirando, coloque dois dedos entre seus mamilos e faça cinco compressões;

5 – Se a criança não voltar a respirar, repita os passos.

 

Foto de capa: Divulgação/SSP

Prefeitura de Sumaré lança aplicativo do 156 para facilitar solicitações de serviços públicos

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta segunda-feira (28) o novo aplicativo do 156, já disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Com a novidade, a população passa a contar com uma ferramenta moderna, ágil e eficiente para solicitar mais de 40 serviços diretamente pelo celular. Entre os serviços disponíveis estão pedidos de poda de árvores, coleta de lixo e denúncias de descarte irregular de resíduos — que também podem ser feitas de forma anônima. Tudo de maneira simples e prática: basta realizar um cadastro rápido no aplicativo para começar a utilizar os serviços. O sistema foi desenvolvido inteiramente pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Além da facilidade na abertura de solicitações, o app também permite que o usuário acompanhe o andamento dos pedidos em tempo real. O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância do aplicativo para aproximar a população da administração municipal, o que representa uma inovação no serviço público. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, oferecendo meios modernos para que o cidadão tenha seus pedidos atendidos com rapidez e transparência. Esse aplicativo é mais uma ferramenta que reforça o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente, digital e de portas abertas para todos”, afirmou o prefeito. A população também pode continuar utilizando os canais tradicionais: as solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site oficial da Prefeitura de Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Lei que fornece protetores auriculares para crianças com autismo é sancionada em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou a Lei nº 7.450/2025, que institui o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. A lei foi publicada no Diário Oficial de 28 de abril. A proposta é de autoria do vereador Alan Leal e tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de aprendizado para os estudantes com hipersensibilidade auditiva. De acordo com a nova legislação, os protetores auriculares deverão ser fornecidos gratuitamente pelo município e utilizados especialmente no ambiente escolar, como forma de minimizar o impacto de ruídos e abafar sons excessivos. A medida busca prevenir crises sensoriais e proporcionar bem-estar às crianças com TEA, conforme definido pela Lei Federal nº 12.764/2012. “A sanção desta lei representa um importante avanço nas políticas de inclusão e acolhimento das nossas crianças com TEA. É uma ação concreta para garantir que elas tenham mais conforto e melhores condições de aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito. A Prefeitura tem o prazo de até 90 dias para regulamentar a aplicação da lei.     Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Sumaré marca presença na maior feira agropecuária da América Latina

A Prefeitura de Sumaré marcou presença na Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em Ribeirão Preto na terça-feira (29). O evento levou mais de 30 produtores rurais e empresários do município para conhecerem as principais inovações do setor. A visita técnica, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Superintendência de Agricultura, reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura local, promovendo o acesso a novas tecnologias, maquinários e práticas sustentáveis que possam impulsionar a produtividade no campo. Segundo o superintendente de Agricultura, Carlos Henrique Serra, a participação na feira é estratégica. “Nosso objetivo é garantir que os produtores de Sumaré tenham acesso ao que há de mais moderno no agronegócio, ampliando suas oportunidades e fomentando o desenvolvimento rural”, disse. A feira do Agrishow, que chega a sua 30ª edição, acontece até o dia 2 de maio e é palco dos principais lançamentos e inovações do setor. Em 2024, atraiu 195 mil visitantes e mais de 800 marcas expositoras.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais