Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Irmãos de Pires de Cima, bairro rural de tradição alemã, em Limeira, produzem palmito pupunha com sustentabilidade

O apito da panela de pressão avisa que está no ponto, enquanto o aroma doce de milho verde invade o ambiente. Mas não se engane: são macios toletes de palmito pupunha, uma palmeira nativa da região amazônica, que saem da água fervente, escorridos, para o prato. Eles acabaram de ser colhidos no Sítio Carradas, em Pires de Cima, bairro rural de Limeira marcado pela colonização alemã, onde os irmãos Douglas e Cassiana Carradas sonharam, pouco mais de três anos atrás, em trabalhar com um produto sustentável.

Na propriedade, que pertence à família há mais de 100 anos, o terreno se divide entre uma parte arrendada para grãos e a nova cultura, que, apesar de não ser característica da área, foi a aposta dos proprietários e já dá sinais de sucesso. Ali, o palmito pupunha é produzido sob o Protocolo de Transição Agroecológica, processo gradual que prioriza o desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis, com o apoio e acompanhamento da Casa da Agricultura de Limeira, que faz parte da Regional local da CATI, órgão de assistência técnica e extensão rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Historicamente, o cultivo em nossa propriedade sempre foi convencional, mas nós tínhamos a intenção de trabalhar algo mais voltado à questão ambiental”, diz Cassiana.

A engenheira agrônoma Carla de Meo, técnica da Casa da Agricultura de Limeira, acompanha os produtores desde o início. No começo, ela elencou tudo de que precisariam para implantação da ideia. “Fizemos um plano de negócios. Estudamos a cultura”, conta. “Fizemos vários exercícios de receita possível, preparo do solo, escolha das mudas – que vieram de Registro, no Vale do Ribeira –, e sobre os investimentos necessários, como a irrigação, um dos mais altos, já que a cultura, aqui, é irrigada por gotejo”, explica Carla. E deu certo.

Entre as políticas públicas acessadas na propriedade, além do acompanhamento no Protocolo de Transição Agroecológica, a produtora foi também beneficiada pela linha de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Feap Mulher, para a construção de um poço.

Douglas encantou-se com o palmito pupunha por meio de pesquisas pela internet e com produtores de outras regiões, e este encantamento se reproduz na boa aceitação de seu produto pelo mercado. A produção dos irmãos Carradas é comercializada em feiras da região e, diretamente, para restaurantes e consumidores.

“Num primeiro momento, imaginei uma produção para a indústria. Como ainda temos aqui um projeto-piloto, colocamos à venda diretamente ao consumidor e tive um resultado melhor do que eu esperava”, finaliza o produtor.

Até os palmitos têm coração

No reino vegetal, não apenas as bananeiras e as alcachofras têm coração. Os palmitos também têm. Brincadeiras à parte, existe um crescente mercado desejoso de produtos agroecológicos e frescos, com proposta de valor de comercialização que varia de acordo com a parte mais ou menos desejada do palmito. O que se consome da planta é o “miolo” do caule. Há o momento certo do corte para obter um palmito macio, e o coração do pupunha é parte nobre, a mais cobiçada pela gastronomia.

A pupunheira (Bactris gasipaes) brota por perfilhamento da planta mãe. Pela abundância de brotos, é possível repetir cortes na mesma área, sem replantio, e realizar a colheita do produto ao longo de todo o ano. Entre as vantagens estão a precocidade da planta e a qualidade do palmito, macio e saboroso, mas talvez a principal delas seja a vantagem ecológica, já que a exploração comercial do pupunha não causa prejuízo às matas nativas.

Assista à reportagem aqui: 

 

Sobre o bairro rural de Limeira

Sauerkraut, ou chucrute, eisben, ou joelho de porco: as delícias da gastronomia alemã podem ser encontradas no Bairro dos Pires, em Limeira. O bairro rural mantém a tradição alemã viva, tendo sido fundado pelos primeiros imigrantes de Holstein, sul da Alemanha, e leva o nome da família Pires, antiga proprietária das terras da região, vendidas aos alemães em 1856. Agora, o palmito pupunha faz parte dessa história.

 

Foto: CATI

Homem é preso por tentativa de feminicídio após manter companheira em cárcere privado em Limeira

Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital  Um homem de 26 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (28) após agredir violentamente sua companheira e mantê-la em cárcere privado em uma residência no Jardim Ernesto Kühl, em Limeira (SP). O caso foi registrado como tentativa de feminicídio.  A equipe da viatura da Polícia Militar (PM), foi acionada para atendimento de uma ocorrência de agressão na Santa Casa de Limeira. No local, os policiais constataram que se tratava de uma tentativa de feminicídio. A vítima, uma mulher de 31 anos, relatou ter sido mantida presa e agredida durante toda a madrugada pelo amásio. Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital.  A própria vítima indicou à polícia o endereço onde ocorreram as agressões, assim como as características físicas e o nome do agressor. Diante das informações, a equipe da Força Patrulha se deslocou até a residência apontada. Ao chegarem, encontraram o portão aberto, manchas de sangue espalhadas pelas paredes e pelo chão, além de móveis danificados.  O suspeito foi localizado em um dos cômodos da casa, com um ferimento na cabeça. Ao ser abordado, ele admitiu ser o autor das agressões. Os policiais deram voz de prisão.  O agressor foi encaminhado com apoio da equipe para a Santa Casa de Limeira para exame cautelar e, em seguida, levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira, onde foi autuado por homicídio tentado pela delegada Andrea Dantas Levy.  A vítima permanece internada na Santa Casa de Limeira, recebendo cuidados médicos. (Renan Isaltino)

Veja mais

Tentativa de furto a agência bancária é registrada em Campinas

Os suspeitos fizeram um buraco em uma parede lateral do banco  Uma tentativa de furto foi registrada na noite deste domingo (27) em uma agência do Banco Itaú, localizada na Avenida Ruy Rodrigues, no Jardim Campos Elísios, em Campinas (SP). A ocorrência foi atendida inicialmente pelos Policiais Militares Cabo Marques e Soldado Da Silva, que preservaram o local até a chegada dos Policiais Civis, responsáveis pelo atendimento do plantão policial.  Após solicitação da autoridade policial, peritos da Polícia Científica compareceram ao local para a realização dos trabalhos de perícia técnica.  Segundo informações colhidas pelo Portal Veloz, os suspeitos fizeram um buraco em uma parede lateral do banco, conseguindo acesso direto à área onde ficam localizados os caixas eletrônicos. Já no interior da agência, eles se dirigiram até a sala de monitoramento, onde estão instalados os servidores das câmeras de segurança, e tentaram desativar o sistema. No entanto, sem sucesso em desligar as câmeras e sem conseguirem acessar os valores dos caixas, os criminosos fugiram sem levar nada.  Durante a varredura nas proximidades, foram localizadas duas barras de ferro e uma camiseta abandonadas em um terreno baldio ao lado da agência. Uma amostra do tecido foi coletada e a peça foi apreendida pela Polícia Científica para análise.  Imagens das câmeras de segurança internas e externas do banco registraram a ação criminosa e serão utilizadas na investigação conduzida pela Polícia Civil para identificar os autores da tentativa de furto. (Renan Isaltino)

Veja mais

Adolescente é agredido com pauladas na cabeça durante briga em escola de Limeira

Uma menina seria o motivo da briga  Um adolescente, menor de idade, foi agredido com pauladas na cabeça durante uma briga na tarde desta segunda-feira (28), em uma escola localizada no Centro de Limeira (SP).  De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a confusão teria começado por conta de desentendimentos envolvendo uma menina, que seria namorada do agressor. Durante a briga, o autor utilizou um objeto para atingir a vítima na cabeça.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado a um hospital particular da cidade com ferimentos moderados.  A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do caso para apurar responsabilidades e as motivações da agressão. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade dos envolvidos. (Renan Isaltino)  

Veja mais