O substituto será o atual subcomandante da PM, coronel José Augusto Coutinho
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu trocar o comando da Polícia Militar após meses de pressão em razão de episódios de violência envolvendo policiais. Para evitar um desgaste maior, o governador chegou a um acordo com o atual comandante da corporação, coronel Cássio Araújo de Freitas, que deve se aposentar nos próximos dias.
Pelas regras da PM, um oficial pode permanecer com a patente de coronel por até cinco anos. Cássio alcançou essa patente em fevereiro de 2020, mas, por exercer a função de comandante-geral, estava isento desse limite, o que lhe permitia continuar no cargo por mais tempo.
Segundo apurado pelo Portal Veloz, o substituto será o atual subcomandante da PM, coronel José Augusto Coutinho, nome de confiança do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Ele tem bom trânsito tanto na cúpula da pasta quanto na Polícia Civil, e é considerado o favorito do secretário.
Com experiência no comando da Rota e, posteriormente, à frente do Comando de Policiamento de Choque, ao qual a Rota é subordinada, Coutinho foi promovido a subcomandante em fevereiro de 2024. Na ocasião, o governador Tarcísio promoveu uma ampla reformulação na cúpula da PM, trocando 34 dos 63 coronéis em cargos de liderança, priorizando oficiais alinhados às diretrizes de Derrite. (Renan Isaltino)