Portal Veloz

Feirão de Empregos do Ceprocamp abre portas para estudantes PCD entrarem no mercado de trabalho

Ação faz parte do Projeto Pepi, que apoia a empregabilidade inclusiva durante todo o ano letivo

Os alunos do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) puderam ir em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho na segunda-feira, 17 de novembro, durante a 2ª edição do Feirão do Projeto de Emprego Profissional Inclusivo (Pepi). Foram realizados 329 atendimentos e 64 encaminhamentos para entrevistas.

O evento ocorreu na Unidade Prefeito Antônio da Costa Santos, no Centro, e contou com a participação de 10 empresas parceiras e do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat). Ao todo, participaram quatro instituições especializadas em estágio e seis com vagas de emprego voltadas a estudantes dos cursos técnicos e profissionalizantes do Ceprocamp.

Entre os interessados estava a aluna Natiele Ribeiro, que é deficiente auditiva e atualmente estuda Administração e Informática Básica na unidade Satélite Íris. Em Libras, com o apoio da intérprete Raelly Rossi, ela relatou o desejo de crescer profissionalmente e conquistar novas oportunidades. “Eu quero aprender para ter uma vida melhor no futuro. Tenho 14 anos de experiência na área de produção, então quero ter novas vivências no trabalho, conhecer e aprender coisas diferentes.” Ela foi encaminhada para uma entrevista na empresa CVX.

Segundo a coordenadora do projeto, Izabela Zulato, o feirão funciona como uma força-tarefa para ampliar as chances de contratação dos estudantes da região de Campinas. “Convidamos empresas parceiras para participar dessa ação de cadastro e networking e, quem sabe, já realizar uma contratação. O aluno é chamado por senha, faz o cadastro com o pessoal do Cpat e é direcionado para uma pré-entrevista com alguma das empresas presentes ou encaminhado para outras parceiras nossas”, explica.

O Pepi funciona durante todo o ano letivo, mapeando vagas, relacionando os requisitos necessários ao perfil dos candidatos e realizando a divulgação para os alunos.

Onde encontrar as vagas disponíveis

As vagas são atualizadas diariamente para os alunos na plataforma digital Google Sala de Aula. Para os que não possuem esse acesso, as informações também estão disponíveis em murais físicos nas unidades do Ceprocamp. Os alunos dos cursos técnicos e de qualificação profissional podem agendar as análises de currículo presencialmente no setor Pepi das escolas.

“Se os alunos precisarem de ajuda para montar currículo, buscar orientações sobre como se portar na entrevista ou o que vestir, por exemplo, podem agendar um horário no Pepi para esclarecer essas dúvidas”, diz Thayná Ujimori, coordenadora de Secretaria Escolar.

Onde o Pepi busca as vagas

O projeto atua na busca estratégica por novos parceiros, como feiras de emprego, instituições de ensino e empresas das áreas da saúde, tecnologia, construção civil e prestação de serviços, com o objetivo de ampliar o número de vagas e inserir cada vez mais estudantes no mercado de trabalho.

Serviço

Projeto de Emprego Profissional Inclusivo (Pepi)
Acesso: Plataforma Google Sala de Aula e murais físicos nas escolas do Ceprocamp

 

Foto: Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz