Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Como os nossos cães se conectam emocionalmente conosco e como melhorar a sintonia com eles? Veja!

Sincronização é uma habilidade fundamental nos nossos relacionamentos porque ajuda a fortalecer os laços sociais e manter a sensação de pertencimento. Observamos sincronização especialmente nas interações entre pessoas emocionalmente próximas. Ela pode ser notada em coisas como balançar a cabeça ao mesmo tempo durante um bate-papo ou refletir o mesmo tom de voz.

Outros exemplos de sincronização são casais ou amigos caminhando juntos ou dançando em pares. Mesmo que inconscientemente, muitas vezes refletimos os comportamentos uns dos outros durante interações: rimos ao mesmo tempo, imitamos gestos e posturas, e sincronizamos nossos estados emocionais. Sabe quando aquele amigo está animado e você sente que essa energia é contagiante? Essa sensação de sentir o que o outro sente ajuda a criar um clima de harmonia e indica empatia na interação.

Os cães também têm essa habilidade. Assim como nós humanos, eles conseguem entrar na nossa sintonia em várias situações do dia a dia. Isso não é mera imitação. É uma habilidade fundamental para criar conexão emocional e melhorar os vínculos que temos com eles.

Sincronia na relação com os cães

Nas relações entre pessoas e cães a sincronização é um alicerce do processo de domesticação. Ela é observada mesmo entre filhotes de um mês de idade.

Pesquisas sobre sincronia entre cães e humanos, sugerem que a sincronização comportamental na relação com cães é influenciada por vários fatores, incluindo o tipo de relacionamento e os estados emocionais das pessoas envolvidos na interação.

Além disso, a sincronização pode estar relacionada à ativação de neurônios-espelho em humanos e cães. Uma possível explicação para comportamentos sincronizados entre humanos e cães é que com a convivência os cães aprenderam a adaptar seus padrões de movimento e sincronizar com seus companheiros humanos. Por exemplo, eles ajustam seus níveis de atividade comportamental com base no fato de seus donos estarem parados ou em movimento, destacando sua atenção aos humanos.

Alguns estudos afirmam que os cães podem sincronizar comportamentos e estados emocionais de forma mais eficaz com os humanos com quem compartilham relacionamentos fortes, principalmente se houver um histórico de interações positivas, como brincar ou acariciar. Embora a teoria da sincronização comportamental ou motora entre duas espécies esteja bem documentada, seus mecanismos subjacentes ainda são debatidos e precisam de mais exploração.

Entender como e em que situações essa habilidade é observada, pode nos ajudar a nos comunicar melhor com nossos companheiros caninos. Alguns exemplos de sincronização entre cães e humanos são:

  • Caminhar em sincronia: Muitas vezes os cães sincronizam com o ritmo dos tutores naturalmente durante caminhadas diárias e estudos apontam que maior sincronização nesse contexto significa maior conexão emocional.
  • Bocejar ao mesmo tempo: Sabe quando você boceja e seu cachorro boceja logo depois? Esse é um comportamento comum em cães que sugere sintonia emocional com o tutor. E isso é mais provável de acontecer se o tutor bocejar e não uma pessoa desconhecida. Isso mostra a importância na proximidade emocional na sincronização.
  • Padrões de sono: Nossos cães são extremamente adaptáveis ao nosso ritmo de sono e tendem a acompanhar nossa rotina. Se dormimos tarde, eles tendem a fazer o mesmo. Se somos matutinos, eles também tendem a se ajustar. E quanto mais convivem conosco mais isso ocorre.
  • Sintonia emocional: Os cães têm a habilidade de perceber algumas das nossas emoções, como alegria e tristeza, e eles usam principalmente o olfato para isso. Se o tutor chega em casa animado e feliz, o cão pode refletir essa energia. Eles também reagem aos nossos estados emocionais e isso pode melhorar o vínculo emocional com eles.
  • Resposta ao treinamento: Durante sessões de treinamento cão e tutor sincronizam seus ritmos, o que melhora a comunicação entre eles. Uma rotina envolvendo sessões de treinamento com dicas claras e consistentes tem o poder de melhorar a sincronia do tutor com o pet. Mas isso só vale se forem sessões divertidas para o cão e apenas com reforço positivo como petiscos, carinho ou outras coisas que agradem o cachorro.

Como criar mais sincronia com os cães e por que isso importa?

Compreender a sincronização entre cães e seus tutores é mais do que uma curiosidade cientifica. Entender como isso funciona, têm aplicações práticas para melhorar a cooperação entre tutores e cães e os protocolos de treinamento, auxiliar na seleção de cães de serviço e promover o bem-estar, promovendo uma melhor comunicação entre cães e tutores. Além disso, examinar a sincronização em ambientes familiares e considerar fatores como estresse e diferenças individuais pode oferecer uma visão mais abrangente dos fatores que podem moldar os níveis de sincronização no relacionamento entre cães e tutores.

Se você quer promover mais sintonia no relacionamento com seu companheiro canino, é importante se envolver em atividades agradáveis, como acariciar, brincar ou criar uma rotina de sessões de treinamento positivo. Isso pode ajudar a aumentar o foco do cão em quem está interagindo com ele porque esse tipo de atividade é percebido como gratificante. O contato visual com o cão é outra coisa que aumenta a sincronização com ele pois isso ajuda a criar uma sincronização neural. Ao mesmo tempo, evitar interações que possam ser percebidas como aversivas para o cão, como abraçar o seu pet pode ajudar a evitar conflitos e estresse.

Portanto, da próxima vez que ficar na dúvida se dever ir passear com seu cão, fazer carinho nele enquanto assistem aquele filme juntos, ou se levantar para brincar quando ele traz a bolinha todo animado te chamando, lembre-se que se envolver nessas atividades pode ser uma boa maneira de melhorar a sintonia emocional com seu companheiro e tornar a relação mais feliz para ambos.

 

Fonte: R7

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Adolescente é detido durante patrulhamento da Força Tática em Limeira; veículo é apreendido

O jovem teria adquirido o carro por R$ 4 mil  Durante patrulhamento de rotina na noite desta segunda-feira (28), no Jardim Aeroporto, em Limeira (SP), a equipe da Força Tática da Polícia Militar abordou um veículo Gol suspeito de envolvimento em um furto a uma loja de pneus na cidade.  Ao realizarem a abordagem, os policiais constataram que o condutor era um adolescente de 17 anos. Após revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o jovem. No entanto, durante a vistoria do veículo, os militares verificaram diversas irregularidades, entre elas o lacre da placa danificado.  Segundo o sargento Wellington, da Força Tática, que deu detalhes sobre a ocorrência, o adolescente foi questionado a respeito da procedência do carro. Ele alegou que teria adquirido o veículo por meio das redes sociais, pelo valor de R$ 4 mil. O jovem foi encaminhado ao plantão policial de Limeira, acompanhado pela mãe.  Após os procedimentos legais, o adolescente foi liberado. O veículo, entretanto, permaneceu apreendido devido às irregularidades constatadas.  O caso será investigado para apurar possíveis ligações do automóvel com o furto registrado na loja de pneus. (Renan Isaltino)

Veja mais

Homem é preso por tentativa de feminicídio após manter companheira em cárcere privado em Limeira

Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital  Um homem de 26 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (28) após agredir violentamente sua companheira e mantê-la em cárcere privado em uma residência no Jardim Ernesto Kühl, em Limeira (SP). O caso foi registrado como tentativa de feminicídio.  A equipe da viatura da Polícia Militar (PM), foi acionada para atendimento de uma ocorrência de agressão na Santa Casa de Limeira. No local, os policiais constataram que se tratava de uma tentativa de feminicídio. A vítima, uma mulher de 31 anos, relatou ter sido mantida presa e agredida durante toda a madrugada pelo amásio. Ela foi socorrida desacordada por populares e levada até o hospital.  A própria vítima indicou à polícia o endereço onde ocorreram as agressões, assim como as características físicas e o nome do agressor. Diante das informações, a equipe da Força Patrulha se deslocou até a residência apontada. Ao chegarem, encontraram o portão aberto, manchas de sangue espalhadas pelas paredes e pelo chão, além de móveis danificados.  O suspeito foi localizado em um dos cômodos da casa, com um ferimento na cabeça. Ao ser abordado, ele admitiu ser o autor das agressões. Os policiais deram voz de prisão.  O agressor foi encaminhado com apoio da equipe para a Santa Casa de Limeira para exame cautelar e, em seguida, levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira, onde foi autuado por homicídio tentado pela delegada Andrea Dantas Levy.  A vítima permanece internada na Santa Casa de Limeira, recebendo cuidados médicos. (Renan Isaltino)

Veja mais

Adolescente é agredido com pauladas na cabeça durante briga em escola de Limeira

Uma menina seria o motivo da briga  Um adolescente, menor de idade, foi agredido com pauladas na cabeça durante uma briga na tarde desta segunda-feira (28), em uma escola localizada no Centro de Limeira (SP).  De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a confusão teria começado por conta de desentendimentos envolvendo uma menina, que seria namorada do agressor. Durante a briga, o autor utilizou um objeto para atingir a vítima na cabeça.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado a um hospital particular da cidade com ferimentos moderados.  A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do caso para apurar responsabilidades e as motivações da agressão. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade dos envolvidos. (Renan Isaltino)  

Veja mais