Diminuição de turmas no período noturno também foi abordada
A diminuição na oferta de classes em escolas estaduais na área rural de Limeira e a dificuldade de matrícula foram temas da reunião da Comissão de Educação e Ciências da Câmara Municipal de Limeira, nesta quarta-feira, 26 de novembro. A demanda por turmas de Ensino Médio no horário noturno também foi pautada. Pais de estudantes foram ouvidos pelos vereadores; eles buscam o apoio do Legislativo na articulação com órgãos competentes, inclusive do Estado, para garantirem o acesso dos filhos à educação.
Participaram do debate os vereadores Mariana Calsa (MDB), presidente da Comissão; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. Eles receberam a orientadora social Gabriela Pulz e a educadora Alessandra Santos, representando o CAMPL Patrulheiro, bem como os munícipes Jaqueline Prado, Marcos Antonio Archagelo Junior, Ariana Barbosa, Fernando César Stahl, Edilene Santarosa Stahl, Marcos Alexandre Barbosa, Bruna Aparecida Matheus Pereira Barbosa, que reivindicam a matrícula de crianças e de adolescentes em unidades nos bairros rurais.
O grupo relatou, por exemplo, a ausência de vagas para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Dorivaldo Damm, localizada no Bairro do Pinhal. Diante da dificuldade para matrícula na rede estadual, próxima de onde moram, os familiares sugerem que a Prefeitura avalie a possibilidade de absorver as crianças em uma unidade de ensino municipal da região. Os pais relataram que o remanejamento dos alunos para escolas mais distantes é um problema, que inclusive pode ocasionar a evasão escolar, e pedem diálogo com o poder público.
Uma das propostas das famílias para resolver o impasse é que os alunos dos anos iniciais tenham aulas em uma sala na Escola Municipal Marli Cristina Dibbern, por ser mais perto para atender a comunidade local.
Encaminhamento
A Comissão se comprometeu em expor a situação e intermediar uma solução com o secretário Municipal de Educação, Antônio Montesano. Os vereadores deliberaram a realização de diligência na Secretaria Municipal de Educação no dia 3 de dezembro, às 14h, para tratarem sobre o fechamento de salas de aula nas escolas da zona rural. O grupo ouvido foi convidado a participar do diálogo com a Prefeitura. As deliberações constam em ata.
Período noturno
Outro problema similar discutido foi em relação à redução da quantidade de turmas de Ensino Médio no período noturno em escolas estaduais. A equipe do CAMPL Patrulheiro informou sobre a dificuldade de acessar vagas para os jovens aprendizes e alertou que alguns desses jovens estão correndo o risco de perder a vaga de trabalho por não conseguirem a vaga de sala de aula no período noturno.
A entidade é responsável por viabilizar contratos de trabalho via programas como Jovem Aprendiz e explicou que os atendidos dependem das matrículas no horário da noite para manter a jornada de trabalho diurna, sem prejudicar os estudos, que é um dos requisitos do projeto.
Suporte do Estado
Para intermediar as demandas envolvendo o Estado, a Comissão solicitou a presença da Unidade Regional de Ensino (URE) de Limeira, responsável pelo suporte pedagógico das escolas estaduais da região. Nenhum representante compareceu à reunião na data, mas disponibilizou informações por e-mail.
Em relação às turmas do período noturno, eles responderam à Comissão que: “O estudo de composição de classes é feito com base nas escolhas manifestadas pelos alunos e a organização das turmas ocorre a partir dessas escolhas”.
Além disso, ressaltou que, por se tratar de Educação Básica obrigatória, o desejável e pedagogicamente recomendado é que o estudante curse o Ensino Médio no período diurno, quando há maior disponibilidade de recursos pedagógicos, maior acompanhamento docente e oferta ampliada dos itinerários formativos. “Assim, o período noturno é destinado aos alunos que comprovem formalmente a impossibilidade de frequentar o período diurno a vínculos de trabalho”, esclarece.
Atualmente, são 49 classes noturnas no total, atendendo aproximadamente 1960 alunos, conforme informado pela Unidade Regional. Confira onde o período noturno é ofertado rede estadual de Limeira:
EE Antônio Perches Lordello;
EE Carolina Arruda Vasconcellos
EE Dorivaldo Damm
EE Ely de Almeida Campos
EE Gustavo Peccinini
EE Leovegildo Chagas Santos
EE Margarida Paroli Soares
EE Paulo Chagas
Foto: Câmara de Limeira











