Portal Veloz

Comissão da Câmara vistoria Limeira Clube e constata necessidade de reformas

O objetivo foi avaliar as condições das dependências e verificar o que será necessário para que o espaço volte a ser utilizado pela população

 Após a aprovação do projeto que declarou o antigo Limeira Clube como espaço de utilidade pública, a Comissão de Esporte, Cultura e Turismo da Câmara Municipal realizou uma vistoria no local na tarde desta terça-feira (7). O objetivo foi avaliar as condições das dependências e verificar o que será necessário para que o espaço volte a ser utilizado pela população.

 De acordo com os vereadores Guilherme Guido (PL), presidente da comissão, e Costa Junior (Podemos), vice-presidente, a estrutura física do prédio está em boas condições, mas serão necessárias intervenções de limpeza e reforma. Entre as demandas observadas estão a troca do forro, a substituição do assoalho do salão e a reposição da fiação elétrica, parte dela furtada.

 As piscinas foram consideradas em bom estado, sem rachaduras, e a academia possui aparelhos praticamente novos. Já as quadras esportivas precisam de reparos no piso, e todo o entorno do clube necessita de roçagem e limpeza.

 Durante a visita, os parlamentares foram recebidos pelo presidente do Conselho do Limeira Clube, Roberto Fumagalli, e pelos conselheiros Fábio Luiz Bonetti e Sebastião Jacon. Fumagalli destacou a importância de preservar o espaço histórico.

 “Não queremos que tudo isso se perca, que vire um supermercado, por exemplo. O clube é de Limeira, por aqui passaram os fundadores da cidade. Queremos que ele seja entregue para a população”, afirmou.

 Segundo os conselheiros, a documentação para a cessão onerosa do espaço ainda está em andamento, com a participação tanto do Conselho quanto da Prefeitura. Eles estimam que o custo das reformas necessárias pode chegar a R$ 15 milhões.

 Uma reunião com representantes das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Negócios Jurídicos, Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Urbanismo está marcada para o dia 9 de outubro, às 8h15. O encontro tem como pauta o uso da área para atividades esportivas e de convivência, além de esclarecimentos sobre o projeto e o cronograma de reformas previstos pela administração municipal.

Cessão onerosa e novo uso do espaço

 Em setembro, a Câmara aprovou a Lei Complementar nº 984/2025, que autoriza o Poder Executivo a receber, por meio de cessão onerosa, a área pertencente ao Limeira Clube. O Projeto de Lei Complementar nº 22/2025, de autoria da Prefeitura, prevê que o espaço abrigue um Centro de Referência para Idosos, destinado à promoção do envelhecimento ativo, saúde, assistência social e convivência comunitária.

 Além disso, o local deverá ser utilizado para atividades culturais, esportivas e de lazer, abertas ao público, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico do município. (Renan Isaltino)

Foto: Câmara Municipal de Limeira

×

Buscar no Portal Veloz