Temporal no fim da tarde de domingo deixou ruas inundadas, derrubou árvores e provocou danos em vários bairros da região
A forte chuva que atingiu Campinas e Hortolândia no fim da tarde de domingo (23) provocou transtornos em diversos bairros, com registros de granizo, enxurradas, alagamentos e quedas de árvores.
Em Campinas, moradores de diferentes regiões relataram momentos de tensão. No bairro Santa Rosa, a chuva veio acompanhada de granizo. No Jardim Lisa, além da presença de pedras de gelo na região do Campo Grande, uma casa na Rua Manoel Bonifácio da Rosa ficou inundada. Já no Jardim Bassoli, a força da chuva e dos ventos derrubou galhos de árvores, bloqueando trechos de vias.
No Vida Nova, uma enxurrada surpreendeu pedestres e motoristas. No Parque Itajaí, também no Distrito do Campo Grande, houve novo registro de granizo. No Residencial São Luiz, uma árvore de grande porte caiu e interditou parte de uma rua.
Outro ponto crítico foi o Jardim São Marcos, onde uma via ficou totalmente alagada, onde a água chegou até a altura do joelho. No Parque Valença 2, o temporal destruiu cerca de dez telhas de uma área de uma residência.
Em Hortolândia, os impactos também foram significativos. No Santa Isabel, perto do Mirão Fogos e ao lado da SP-101, uma via ficou alagada. No Jardim São Bento, uma árvore caiu dentro de uma Escola Municipal de Educação Infantil, destruindo o alambrado e bloqueando a Rua Ataulfo Alves. Apesar da gravidade, não houve feridos.
Foi constatado que, embora a árvore apresentasse boa saúde, suas raízes rasas podem ter contribuído para o tombamento diante das rajadas de vento consideradas mais fortes do que o habitual. Moradores afirmaram que episódios como esse têm sido mais frequentes em dias de instabilidade climática.
A Defesa Civil deve acompanhar o trabalho de remoção da árvore e avaliar os danos estruturais na unidade escolar. Técnicos também farão vistoria para verificar possíveis riscos de novas quedas na área.
Segundo o Cepagri, Hortolândia registrou 15,5 mm de chuva em apenas duas horas, no acumulado de 24 horas medido até as 7h de ontem, o que ajuda a explicar a intensidade dos impactos.
O Portal Veloz, parceiro do R7, entrou em contato com as prefeituras de Campinas e Hortolândia para saber quais são os levantamentos sobre os impactos da chuva e que ações estão sendo tomadas para minimizar os efeitos do temporal e auxiliar os moradores afetados.
A Prefeitura de Campinas informou que equipes estão nas ruas na manhã desta segunda-feira, 24 de novembro, fazendo a recolha de 15 árvores que caíram com a chuva na noite de domingo, dia 23. Não houve feridos. São 11 equipes do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) trabalhando para liberar as passagens. De acordo com a Defesa Civil, o maior índice de chuva foi de 55,1 milímetros, na região Noroeste. Além da queda de árvores, houve registro de três destelhamentos e alagamentos em imóveis.
A redação aguarda um posicionamento da Prefeitura de Hortolândia.











