A 23ª Semana Nacional dos Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A proposta é mobilizar museus e instituições culturais de todo o Brasil para oferecer uma programação especial, que aproxime o público da arte, da história e do patrimônio cultural.
Campinas está engajada nessa mobilização. A cidade promove uma série de ações gratuitas voltadas ao público em geral, com palestras, visitas guiadas, passeios por espaços culturais e formações para profissionais da área. A programação é uma oportunidade de valorizar o patrimônio local e de fortalecer a relação entre os museus e a comunidade.
“A Coordenadoria de Extensão Cultural atua exatamente para fortalecer a conexão dos museus com o público e o evento anual da Semana de Museus é um importante momento para potencializar diversas ações” afirma Adriana Barão, gestora de Museus na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas. Ela explica que neste ano haverá um eixo de atuação que será formativo, voltado especialmente para os trabalhadores dos museus, oferecendo trocas de experiências e conhecimentos, enfatizando o tema da acessibilidade, antirracismo e alinhamento com o Plano Municipal de Cultura, para fortalecer o plano de trabalho de cada unidade.
O segundo eixo, segundo a gestora, será voltado para o público geral, com atividades de passeios, como o tour pelos museus, visita ao cemitério e a Catedral, além de duas palestras da Escolas do Patrimônio, Programa do CultSP Pro. “Por fim, teremos a oportunidade de discutir com a Diretora do Sistema Estadual de Museus, Sofia Gonzalez, as diretrizes da Politica Estadual de Museus, recém-lançada em fevereiro deste ano, no Encontro Paulista de Museus, para que todos espaços culturais da cidade possam participar. Dessa forma, teremos uma vasta programação formativa e também de lazer e turismo”, pontua.
Programação para o público:
Visita noturna monitorada
Local: Catedral Metropolitana de Campinas
Horário: 19h às 21h
Local de encontro: em frente à Catedral Metropolitana
Ingressos: participação gratuita ao público em geral, mediante inscrição
Informações: Passeio com mediação de Thiago de Souza, do projeto “O que te assombra?”. Além da importância religiosa e suas muitas histórias, a Catedral Metropolitana de Campinas é a maior construção de taipa de pilão do mundo, exuberante no que diz respeito à arte sacra e arquitetura. Ao mesmo tempo, é solo sagrado que guarda em sua cripta personalidades fundamentais da Igreja Católica. O passeio inclui visita à cripta, ao relógio e contação das histórias misteriosas que envolvem o monumento.
Inscrições devem ser realizadas entre os dias 10 e 15 de maio pelo link: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museus-e-observatorio
17 de maio (sábado)
Palestra
Palestra especial sobre patrimônio cultural funerário, ministrada pela professora doutora Viviane Comunale. A atividade acontece na Casa de Vidro, das 10h às 12h, com vagas limitadas a 50 pessoas. O tema propõe uma reflexão sobre a história, os símbolos e a importância cultural dos cemitérios e monumentos fúnebres, além de abordar a nova lei municipal que instituiu o Dia do Patrimônio Cultural Funerário em Campinas. Inscrições devem ser realizadas entre os dias 10 e 15 de maio pelo site (https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museus-e-observatorio).
17 de maio (sábado)
Visita com mediação
Local: Cemitério da Saudade
Horário: 14h
Visitação conduzida pelo mediador Thiago de Souza, do projeto “O que te assombra?” com foco nos aspectos históricos e simbólicos do Cemitério da Saudade.
Ingressos: A atividade é limitada a 50 participantes e requer inscrição prévia pelo
Inscrições devem ser realizadas entre os dias 10 e 15 de maio pelo link (https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museus-e-observatorio)
18 de maio (domingo)
Tour Campinas – Museus
Horário: 9h às 12h
Ingressos: atividade gratuita. São 40 vagas com inscrições obrigatórias pelo site do Departamento de Turismo (https://campinas.sp.gov.br/sites/turismo/inicio)
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 10 e 15 de maio.
Circuito guiado por três importantes instituições culturais da cidade: Museu da Cidade (Casa de Vidro), Museu de História Natural e Museu da Imagem e do Som (MIS). Além das exposições em cartaz, os participantes terão contato com a história e a importância desses espaços no contexto cultural de Campinas.
19 de maio (segunda-feira)
Evento “Museus e conexões: Programa CultSP PRO e SISEM”, que promove formações voltadas a profissionais de museus e interessados em políticas públicas culturais.
Pela manhã, das 9h às 12h, acontece a palestra “Escolas do Patrimônio”, com Robson Ferraz (CultSP PRO).
À tarde, das 14h às 17h, Sofia Gonzalez (SISEM) ministra a palestra “Diretrizes da Política Estadual de Museus”.
Ambas as atividades serão no auditório da Casa de Vidro, abertas ao público geral.
Programação para trabalhadores dos museus municipais
Além das atividades voltadas ao público, será realizada uma programação formativa exclusiva para os trabalhadores dos museus municipais. Essa iniciativa representa uma importante oportunidade de troca de experiências, ampliação de repertório e atualização de conhecimentos, com a participação de profissionais de diferentes áreas.
Entre os temas abordados, destaca-se o curso sobre acessibilidade em museus, ministrado por Maíra Massei e Lucas Ré Carvalho — ambos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Campinas — e por Luis Jaques, professor de educação especial da Secretaria Municipal de Educação.
Haverá uma atividade de alinhamento do planejamento das unidades museológicas a partir do Plano Municipal de Cultura e instrumentos de registro dos indicadores, com a formação de Adriana Barão e Nelson Pak, ambos do Comitê de Implantação, Monitoramento e Avaliação (CIMA) do Plano.
Outra formação essencial será voltada à temática da educação antirracista, com o objetivo de promover reflexões e propor ações concretas no cotidiano dos atendimentos. Esta atividade contará com a participação da coordenadora de bibliotecas, Dandewara Pereira, e de Jaqueline Damazio, coordenadora do Centro de Referência Antirracista da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Toda a programação formativa dos servidores é realizada em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento Social (EGDS), e contará com certificação, permitindo que os participantes incluam a atividade em seus portfólios profissionais.
Conheça os museus
Para acompanhar endereços, telefones e programação dos museus de Campinas, é possível acessar o site dos espaços culturais ( https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museus-e-observatorio).
Foto: Prefeitura de Campinas