Portal Veloz

Ar segue muito seco no Brasil: umidade fica abaixo dos 20% em vários estados

Veranico aumenta o calor em várias áreas do pais nos próximos dias e os níveis de umidade do ar ficam ainda mais baixos

ar muito seco e o calor predominaram em vários estados brasileiros e vão ser a marca desta semana em muitas áreas do país, segundo aponta a Climatempo. Temperaturas entre 37°C e 38°C e níveis de umidade no ar abaixo dos 20% foram observados em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. O nível de umidade no ar chegou aos 13% na região de Coxim (MS) e de Água Clara (MS). Áreas do centro-oeste e norte de São Paulo, do Triângulo Mineiro e do Distrito Federal também sentiram a secura do ar, com umidade relativa abaixo dos 15%. Nas cidades paulistas de Jales e de Lins, o Instituto nacional de meteorologia registrou 14% de umidade no ar; em Campina Verde (Triângulo), a umidade baixou para 13%. No sul do Amazonas, o ar não ficou tão seco, mas o calor beirou os 38°C em Boca do Acre.

Calor aumenta e ar fica ainda mais seco

A semana segue com tendência de aumento do calor em muitas áreas do Sudeste, no Centro-Oeste e em parte no Norte. A partir desta quarta-feira, 20 de agosto, um grande sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o interior do Brasil e bloqueia a expansão de ar frio e de áreas de chuva pelo país. Um veranico se estabelece e grande parte do Brasil esquenta mais.

consequência direta do aumento do calor é a redução dos níveis de umidade no ar. Quanto mais quente, mais seco fica o ar. Por isso, níveis de umidade no ar abaixo dos 30% serão observados em grande parte do interior do Brasil no decorrer desta semana. Nas regiões mais críticas, onde o calor atingir temperaturas de 38°C a 40°C, os níveis de umidade no ar devem ficar abaixo dos 20%.

Frente fria bloqueada

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se formou nesta terça-feira entre o Paraguai, o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Durante esta quarta-feira, 20 de agosto, esta frente fria avança rapidamente e deve provocar pancadas de chuva no Paraná, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Mas a chuva que ocorrer será isolada e de curta duração e não será suficiente para baixar a temperatura e deixar a umidade no ar em níveis confortáveis para a população.

Esta frente fria se afasta rapidamente para o mar já na quinta-feira, 21 de agosto, bloqueada pela massa de ar quente e seco que ganha força pelo interior do país. O ar frio desta frente fria também vai para o mar e não consegue alterar a tendência de aquecimento de grande parte do Brasil nos próximos dias.

 

Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

×

Buscar no Portal Veloz