Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Anistia ao 8/1: PL admite mudanças em projeto para viabilizar votação em plenário

O Partido Liberal admite que haverá mudanças no projeto de lei que anistia as pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro de 2023 caso o texto seja apreciado diretamente pelo plenário da Câmara dos Deputados. Nesta semana, o grupo conseguiu as assinaturas mínimas para pedir regime de urgência à proposta. Contudo, a inclusão da urgência na pauta depende do aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), deve levar o requerimento a Motta depois do feriado da Páscoa, durante reunião de líderes partidários. O pedido de urgência, que conta com ao menos 260 assinaturas, foi viabilizado graças ao apoio de partidos de centro, incluindo alguns que fazem parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como PSD, União Brasil, PP e MDB.

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, inclusive, teria ligado para Sóstenes, segundo o deputado, para comemorar a marca de assinaturas. Tal adesão incomodou parte do governo federal.

Caso a urgência ao texto seja aprovada, Sóstenes defende que o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) continue como relator do projeto. O líder do PL diz preferir o parecer feito pelo parlamentar.

Contudo, lideranças do centro concordam apenas com a redução de algumas das penas aplicadas aos envolvidos nos atos extremistas. Existe uma avaliação de que o parecer de Valadares poderia incluir casos que não aconteceram no dia 8 de janeiro de 2023, além de uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 e tornou-se réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado. Dessa forma, uma parte dos deputados são a favor de mudanças no relatório de Valadares.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta semana que o debate sobre a redução das penas cabe exclusivamente ao STF, mas que entende que a discussão pode ser feita na sociedade e no Congresso Nacional. Contudo, “sem interferir na autonomia do Poder Judiciário”, de acordo com a ministra.

Versão mais branda

A proposta de anistia aos presos pelo 8 de Janeiro pode ter uma versão mais “branda”, com um perdão parcial aos condenados pelo STF. Ao todo, os condenados pelo 8 de Janeiro foram enquadrados em cinco crimes:

  • Tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado;
  • Associação criminosa; e
  • Deterioração de patrimônio público.

Conforme o STF, a maioria dos condenados teve as ações classificadas como graves. As penas para esses réus variam de 3 anos a 17 anos e seis meses de prisão.

A anistia estudada por uma ala do Congresso, em vez de total, perdoaria os crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa. A oposição acredita que tais condenações são injustas, pois considera que os atos não foram uma tentativa de golpe de Estado.

Assim, as penas poderiam ser reduzidas e enquadradas apenas em dano qualificado e deterioração de patrimônio. Os condenados pelos atos extremistas, então, poderiam cumprir as penas em regime semiaberto.

 

Fonte: R7

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Prefeitura de Sumaré lança aplicativo do 156 para facilitar solicitações de serviços públicos

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta segunda-feira (28) o novo aplicativo do 156, já disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Com a novidade, a população passa a contar com uma ferramenta moderna, ágil e eficiente para solicitar mais de 40 serviços diretamente pelo celular. Entre os serviços disponíveis estão pedidos de poda de árvores, coleta de lixo e denúncias de descarte irregular de resíduos — que também podem ser feitas de forma anônima. Tudo de maneira simples e prática: basta realizar um cadastro rápido no aplicativo para começar a utilizar os serviços. O sistema foi desenvolvido inteiramente pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Além da facilidade na abertura de solicitações, o app também permite que o usuário acompanhe o andamento dos pedidos em tempo real. O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância do aplicativo para aproximar a população da administração municipal, o que representa uma inovação no serviço público. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, oferecendo meios modernos para que o cidadão tenha seus pedidos atendidos com rapidez e transparência. Esse aplicativo é mais uma ferramenta que reforça o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente, digital e de portas abertas para todos”, afirmou o prefeito. A população também pode continuar utilizando os canais tradicionais: as solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site oficial da Prefeitura de Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Lei que fornece protetores auriculares para crianças com autismo é sancionada em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou a Lei nº 7.450/2025, que institui o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. A lei foi publicada no Diário Oficial de 28 de abril. A proposta é de autoria do vereador Alan Leal e tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de aprendizado para os estudantes com hipersensibilidade auditiva. De acordo com a nova legislação, os protetores auriculares deverão ser fornecidos gratuitamente pelo município e utilizados especialmente no ambiente escolar, como forma de minimizar o impacto de ruídos e abafar sons excessivos. A medida busca prevenir crises sensoriais e proporcionar bem-estar às crianças com TEA, conforme definido pela Lei Federal nº 12.764/2012. “A sanção desta lei representa um importante avanço nas políticas de inclusão e acolhimento das nossas crianças com TEA. É uma ação concreta para garantir que elas tenham mais conforto e melhores condições de aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito. A Prefeitura tem o prazo de até 90 dias para regulamentar a aplicação da lei.     Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Sumaré marca presença na maior feira agropecuária da América Latina

A Prefeitura de Sumaré marcou presença na Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em Ribeirão Preto na terça-feira (29). O evento levou mais de 30 produtores rurais e empresários do município para conhecerem as principais inovações do setor. A visita técnica, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Superintendência de Agricultura, reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura local, promovendo o acesso a novas tecnologias, maquinários e práticas sustentáveis que possam impulsionar a produtividade no campo. Segundo o superintendente de Agricultura, Carlos Henrique Serra, a participação na feira é estratégica. “Nosso objetivo é garantir que os produtores de Sumaré tenham acesso ao que há de mais moderno no agronegócio, ampliando suas oportunidades e fomentando o desenvolvimento rural”, disse. A feira do Agrishow, que chega a sua 30ª edição, acontece até o dia 2 de maio e é palco dos principais lançamentos e inovações do setor. Em 2024, atraiu 195 mil visitantes e mais de 800 marcas expositoras.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais