Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Agentes visitam 400 imóveis no primeiro dia de mutirão contra a dengue em Americana

A Prefeitura de Americana iniciou nesta quarta-feira (19), na Vila Mathiensen, o mutirão para recolhimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os agentes entraram em 400 imóveis e removeram aproximadamente 70 quilos de materiais inservíveis. A retirada é feita pelas equipes de agentes do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue). A ação faz parte da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”.

O mutirão tem o apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, que cedeu um caminhão para auxiliar na retirada dos materiais. O trabalho segue nos próximos dias pelos bairros Cidade Jardim, Jardim das Flores, Jardim dos Lírios e Jardim Lilases.

“Esta é mais uma campanha de mobilização que estamos realizando, com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção e combate à dengue. Estamos com várias frentes de trabalho, seja na área assistencial, na educação e também nas ações operacionais, como esse mutirão. É fundamental o engajamento das pessoas nessa luta, contra um problema que afeta a sociedade como um todo, por isso estamos mobilizando todas as áreas e setores”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

No mutirão, os agentes visitam os imóveis e recolhem todo tipo de material em desuso que possa acumular água, como pneus, latas, tambores, cisternas, garrafas, entre outros. O procedimento também ocorre em terrenos baldios. Nos imóveis edificados, a retirada é feita sob a supervisão e autorização do morador e/ou proprietário. Nesta ação, os agentes não retiram lixo comum e nem móveis ou similares descartados pelos moradores.

“Nós pedimos aos moradores para que recebam os agentes de controle e colaborem com a eliminação de materiais inservíveis. Estamos num momento propício à proliferação do mosquito, devido às altas temperaturas e a ocorrência de chuvas, o que facilita sua reprodução. Por isso é tão importante que as pessoas se conscientizem e se mobilizem na erradicação desses possíveis focos”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Campanha

Americana lançou neste mês a campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”. O objetivo é reforçar as atividades do PMCD e mobilizar a cidade contra a doença. A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde, com envolvimento de todas as pastas da administração municipal.

O município vai fazer uso de drone para auxiliar na inspeção de imóveis fechados e realizar nebulização em pontos específicos. Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino para ser utilizado em atividades com professores e alunos.

O município produziu este ano cerca de 200 mil folders, os quais serão distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, bem como nas ações educativas.

Americana também possui um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de diversos setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.

Um sistema online de monitoramento interno foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com recursos de Inteligência Artificial (IA). O sistema é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde com o fluxo de informação geral da dengue em toda a rede municipal.

A Prefeitura de Americana efetua o controle com base nas diretrizes do Ministério da Saúde. Todas as atividades desenvolvidas no âmbito municipal estão em consonância com o Plano Nacional de Controle da Dengue.

Em 2024, o PMCD realizou 301.478 visitas em imóveis e retirou aproximadamente 70 toneladas de materiais considerados criadouros do Aedes aegypti. Os agentes ainda realizaram ações de controle em 842 pontos estratégicos.

Como e onde buscar atendimento

As pessoas que apresentarem quadros leves de sintomas, como dor no corpo, dor de cabeça, febre, mal-estar e dor no fundo dos olhos, devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência para avaliação.

Indivíduos que estejam com sintomas leves, mas com dificuldade de alimentação, de hidratação, dores e febre persistente, idosos, gestantes e crianças menores de 2 anos devem buscar as UPAs (Unidades de Prontos Atendimentos) do Zanaga, São José ou Dona Rosa.

Já aqueles que apresentarem sintomas intensos e persistentes, como sangramento, hipotensão e vômito, ou que tenham fatores de risco (comorbidades), devem buscar imediatamente o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

Vacina

Atualmente o público-alvo elegível para receber a vacina contra a dengue em Americana é formado por crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é feito por meio de duas doses subcutâneas, com intervalo de três meses cada.

A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades básicas de saúde, com exceção das unidades da Praia Azul e São Vito, cujo atendimento ocorre das 8h às 20h.

Foto: Prefeitura de Americana

Atualização sobre Explosão em Residência na Brasilândia: Bisavô da vítima preso por Homicídio

Um dia anterior a explosão o pai da bebê teria visto o bisavô entrando na residência com um botijão de gás  Na manhã desta terça-feira (22), uma explosão em uma residência na Brasilândia, zona norte de São Paulo, resultou na morte de um bebê de quatro meses e deixou outras três pessoas feridas. O homem de 73 anos preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão, foi identificado como Euclides Ferreira, bisavô da vítima.  Euclides teve 50% do corpo queimado na ação e foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. As outras vítimas, todas da mesma família, incluem uma adolescente de 12 anos e dois adultos, pais das crianças.  O Portal Veloz teve acesso ao Boletim de Ocorrência, no qual, Vinícius de Medeiros Bispo, pai da bebê Maitê Alice Ferreira Medeiros, relatou à polícia que Euclides já havia ameaçado a família de morte e que havia desavenças constantes no local. Vinícius, sua companheira, enteada e filha viviam no andar superior do imóvel, enquanto Euclides residia no andar de baixo.  Vinícius contou que, no dia anterior à explosão, viu Euclides entrando no imóvel com um botijão de gás, o que lhe causou estranheza, pois o homem havia comprado um botijão recentemente. Na unidade de saúde, Euclides afirmou que na manhã da explosão abriu o botijão, que estava vazando gás e não conseguiu mais fechar.  Duas horas depois, ao acender um isqueiro para iluminar o quarto e procurar seu celular, ocorreu a explosão. Euclides também mencionou ter muitos problemas com sua neta e o companheiro dela, que moravam na parte de cima da casa. O suspeito é acusado pelos crimes de explosão, lesão corporal qualificada e homicídio qualificado. A polícia solicitou a prisão preventiva de Euclides, enquanto as investigações continuam. (Renan Isaltino)

Veja mais

Explosão em Residência na Brasilândia: Homem de 73 Anos Preso por Homicídio

O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses  Na manhã desta terça-feira (22), uma tragédia abalou a comunidade da Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Um homem de 73 anos foi preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão que fez uma residência desabar. O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses, que não resistiu aos ferimentos, e deixou outras cinco pessoas feridas, incluindo o próprio suspeito.  De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem preso teve 50% do corpo atingido por queimaduras de primeiro e segundo graus no pescoço e no tronco. Ele foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito é proprietário do imóvel onde as vítimas residiam e havia discutido com os inquilinos devido à falta de pagamento. Durante a discussão, ele teria causado a explosão, que foi motivada por um vazamento de gás de cozinha (GLP), conforme apurado pelo Corpo de Bombeiros.  O recém-nascido foi uma das seis vítimas socorridas pelos bombeiros. Ele foi internado no Hospital da Brasilândia, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. As outras cinco vítimas são da mesma família: o pai, a mãe e seus três filhos, sendo duas crianças e o bebê. Todos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O suspeito permanece sob custódia, enquanto as vítimas recebem o suporte necessário. (Renan Isaltino)                                          O idoso de 73 anos foi socorrido com 50% do corpo queimado    Foto: divulgação RECORD

Veja mais

BAEP detém dois indivíduos por tráfico de drogas em Artur Nogueira

 A equipe policial teria recebido uma denuncia que informava a prática do tráfico de drogas  Uma equipe do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) recebeu uma denúncia na noite desta segunda-feira (21),  informando sobre a prática de tráfico de drogas na Praça da Rua Ângelo Tebaldi, localizada no Jardim Planalto, em Artur Nogueira (SP). Segundo a denúncia, três indivíduos, sendo dois homens e uma mulher, estavam envolvidos na atividade ilícita, utilizando um veículo BMW azul.  Imediatamente, a equipe deslocou-se para o local indicado. Ao perceberem a presença policial, vários indivíduos correram em disparada. No entanto, foi possível visualizar um homem ao lado de uma mulher, que dispensou um porta-objetos preto no chão antes de tentar fugir. Ambos foram abordados em seguida. Com os indivíduos, sendo um de 20 anos e um de 16 anos. Nada de ilícito foi encontrado com eles, mas ao vistoriar o porta-objetos, foram localizadas 16 porções de drogas tipo “dry”, uma porção de maconha e R$ 142 reais em notas diversas.  Ato contínuo, a equipe abordou um veículo BMW modelo 320i, com um indivíduo em seu interior. O condutor, um jovem de 19 anos, foi abordado e nada de ilícito foi encontrado com ele. No entanto, ao vistoriar o veículo, foram encontrados dois tijolos de substância análoga à maconha embaixo do banco do motorista.  Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois indivíduos maiores de idade e de apreensão para a adolescente de 16 anos. Seus direitos constitucionais foram lidos e todos foram conduzidos ao Plantão Policial de Artur Nogueira, onde não foi necessário o uso de algemas. A autoridade policial deliberou pela elaboração do Boletim de Ocorrência de Tráfico de Drogas, mantendo os indivíduos maiores de idade à disposição da justiça e liberando a adolescente para seus responsáveis. (Renan Isaltino)  Foto: divulgação BAEP

Veja mais