Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Região Sudoeste de Campinas é mais afetada com chuva desta quinta (13)

No total, a cidade teve queda de 13 árvores e quatro galhos; não há registro de pontos de alagamento

 

A chuva em Campinas na tarde desta quinta-feira (13), causou a queda de 13 árvores, quatro galhos e um muro, além de deixar outros dois com risco de queda. O maior índice de chuva registrado no dia foi de 18,8 milímetros, medidos no Jardim das Bandeiras, Sudoeste de Campinas. Essa região foi a que teve o maior número de ocorrências: nove de um total de 14.

Entre as ocorrências estão queda de 13 árvores nos bairros Parque Jambeiro (região Sul, sobre a rede elétrica), Vila Aeroporto (2, região Sudoeste), DIC VI (2, Sudoeste), Jardim Santa Terezinha (Sudoeste), Conjunto Habitacional Padre Anchieta (2, Norte), Jardim São Francisco (Sudoeste) e Jardim Paraíso de Viracopos (2, Sudoeste), Jardim Aeroporto de Viracopos (Sudoeste), DIC I (Sudoeste); quatro quedas de galho de árvore no Jardim Paraíso de Viracopos (Sudoeste) e Jardim Santa Terezinha (Sudoeste – sobre beiral de casa, sem vítima ou maiores danos ao imóvel); Jardim Melina I (Sudoeste); Conjunto Habitacional Padre Anchieta (Norte); queda de um muro em Joaquim Egídio (região Leste) e outros dois muros com risco de queda na Vila União e no Jardim das Paineiras.

A CPFL, responsável pela distribuição de energia elétrica em Campinas, já foi acionada para atender os casos de queda de árvores sobre a rede elétrica. Nas demais situações, as equipes de Serviços Públicos farão a retirada das árvores e galhos caídos. Cinco equipes já estão nas ruas para fazer o trabalho de desobstrução de acessos e liberação. Nesta sexta-feira, 14, as 15 equipes trabalharão na limpeza das vias e recolhimento de árvores e galhos.

Até o momento, a Defesa Civil e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) não identificaram pontos de alagamento. Também não há registro de danos em prédios públicos.

Alerta

Campinas recebeu alerta de risco de enxurrada e inundação nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. O aviso é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) que indica possibilidade de ocorrer enxurrada em áreas urbanas com alta declividade e de inundação às margens do rio Atibaia, Capivari e afluentes, incluindo os ribeirões das Cabras, Picarrão, Anhumas, Viracopos, os córregos Castelo, Ipaussurama, Santa Isabel, Barro Preto e Taubaté, e outros canais urbanos. Leia mais aqui: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/118664/campinas-tem-alerta-de-risco-moderado-de-inundacoes-dos-rios-atibaia-e-capivari

Serviço

Em caso de dúvidas ou pedido de ajuda:

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Trecho da rua Vicente Bellochio, no Jardim Garcia, será bloqueado nesta segunda-feira (14) em Campinas

Para viabilizar uma obra da Sanasa, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai bloquear totalmente ao tráfego de veículos um trecho da rua Vicente Bellochio, no Jardim Garcia, na próxima segunda-feira, 14 de abril. A interdição, no cruzamento com a rua Nilo Peçanha, irá das 9h até as 15h. A ação é necessária para a realização do trabalho de interligação de rede. No entorno da região com obras, também haverá bloqueios nos seguintes cruzamentos: rua Vicente Bellochio com as ruas Sybele de Camargo Andrade e Professor Dante Alighieri Vita; avenida Padre Manoel da Nóbrega com as ruas Luís Pereira Barreto e Silva Jardim; e a rua Albuquerque Lins com a rua Antônio Grigoleto. A Emdec programou três rotas de desvio: pelas ruas Luís Pereira Barreto, Silva Jardim e Padre Manoel da Nóbrega; Luís Pereira Barreto, Antônio Grigoleto e Albuquerque Lins; e Antônio Grigoleto, Silva Jardim e Padre Manoel da Nóbrega. Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec sinalizam as interdições, orientam os condutores e monitoram o trânsito na região.   Foto: Prefeitura de Campinas

Veja mais

Guarda Municipal de Americana prende suspeitos após tentativa de homicídio e apreende armas e veículos irregulares

Na madrugada deste sábado (12), uma operação da Guarda Municipal de Americana resultou na prisão de dois homens e na apreensão de armas de fogo, munições de uso permitido e restrito, além de um veículo com sinais de adulteração. A ação teve início após uma tentativa de homicídio ocorrida em Santa Bárbara d’Oeste. Por volta de 00h30, equipes da ROMU, durante patrulhamento da “Operação Azul Marinho” nas regiões da Vila Amorim e Vila Dainese, foram informadas sobre uma tentativa de homicídio ocorrida na rua Catanduva, bairro Jardim Esmeralda, em Santa Bárbara d’Oeste. O autor dos disparos teria fugido para Americana em uma Saveiro branca, modelo G4. Uma denúncia anônima indicou que o suspeito estaria escondido nos fundos de uma adega na Avenida da Amizade, aguardando carona para continuar a fuga. A Saveiro usada na fuga estaria escondida no mesmo local. Ao chegarem no endereço, os guardas flagraram um veículo ligado e um homem saindo pela garagem. Ao notar a aproximação da equipe, ele correu de volta para o imóvel, sendo acompanhado pelos agentes. O suspeito foi detido na cozinha após sair do banheiro, onde tentou se desfazer de uma arma pela janela. Outro indivíduo foi abordado na sala da residência. Durante as buscas, os guardas encontraram um revólver calibre .32 com dois projéteis intactos, três munições calibre 9 mm sobre o criado-mudo, e uma pistola calibre .765 desmuniciada no guarda-roupas. Um dos homens assumiu a posse das armas e confessou ter efetuado quatro disparos contra a vítima em Santa Bárbara d’Oeste, alegando motivação pessoal. O outro declarou apenas ter autorizado o uso da garagem para guardar o veículo. Na garagem do imóvel, uma motocicleta foi localizada com placa adulterada, o que configurou crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Diante dos fatos, a ocorrência foi apresentada no 2º Distrito Policial de Santa Bárbara d’Oeste. As prisões em flagrante foram ratificadas e os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça. O veículo e a motocicleta foram recolhidos ao pátio municipal, enquanto as armas, munições e celular apreendidos serão periciados pela Polícia Científica.

Veja mais

Sumaré lança equipe de futebol de amputados e reforça compromisso com a inclusão no esporte

Agora é oficial: Sumaré conta com sua própria equipe de Futebol de Amputados. A Secretaria Municipal de Esportes anunciou a criação do Sumaré Futebol de Amputados, resultado de uma parceria que marca um novo capítulo no esporte inclusivo da cidade. A iniciativa representa um passo importante da atual gestão no fortalecimento da inclusão social por meio do esporte. A nova equipe não apenas amplia o acesso às práticas esportivas para pessoas com deficiência, como também reforça o compromisso da administração municipal com a construção de uma cidade mais justa, participativa e acolhedora. “A inclusão é uma diretriz da nova gestão. O esporte deve ser para todos, sem restrições. Estamos construindo uma Sumaré para todos com ações concretas e transformadoras”, destacou o secretário de Esportes, Pedro Rocha. O Sumaré Futebol de Amputados já tem calendário definido e disputará importantes competições ao longo do ano, como o Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Taça Cross Fox, Torneio do Interior e a Copa do Brasil. Sumaré também será sede de uma etapa oficial: no dia 3 de maio, a cidade receberá partidas da modalidade no Centro Esportivo, a partir das 9 horas. Será um momento simbólico e de grande celebração para o esporte paralímpico no município. A Secretaria de Esportes agradeceu especialmente ao prefeito Henrique do Paraíso e ao vice-prefeito André da Farmácia, pelo apoio incondicional à retomada e valorização do esporte adaptado em Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais