Para Costa Júnior, segurança no ambiente escolar é fundamental para garantir a integridade física e emocional de alunos, professores e demais profissionais
Em justificativa ao Requerimento N° 747/2025, lido na sessão ordinária desta segunda-feira, 24 de novembro, o vereador Costa Junior (Podemos) encaminhou o requerimento ao prefeito Murilo Félix (Podemos) para que possam ser feitas elaborações de projetos para instalação de câmeras de monitoramento nas escolas públicas e privadas do município.
De acordo com o requerimento, Costa Júnior questionou a Prefeitura sobre a possibilidade de estudos técnicos e jurídicos visando à elaboração para instalação de câmeras de monitoramento nas escolas. O parlamentar solicitou um estudo que deve contemplar aspectos técnicos, financeiros e jurídicos, como a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), definição de responsabilidades quanto à manutenção e operação do sistema, padrões de qualidade e armazenamento das imagens, possíveis parcerias com instituições privadas e a integração com sistemas de monitoramento já existentes no município.
O vereador ressaltou que esses equipamentos podem contribuir para a segurança da comunidade escolar de Limeira. “A instalação de câmeras de monitoramento tem se mostrado uma ferramenta eficaz de prevenção, auxiliando no controle de acesso, na identificação de situações de risco e na proteção do patrimônio escolar”, destacou.
Por fim, o parlamentar considera o aumento de demandas relacionadas à segurança educacional em diversas cidades. “Torna-se pertinente que o Executivo Municipal estude a viabilidade de um projeto de lei que regulamente a instalação desses equipamentos tanto nas unidades de ensino públicas quanto privadas de Limeira”, justificou.
Foto: Câmara de Limeira











