Portal Veloz

Desassoreamento da Represa do Mirante pode dobrar volume de água em Cordeirópolis

Representantes da agência SP Águas realizaram visita técnica para verificar a área

A Represa do Mirante, em Cascalho, pode dobrar o volume de água armazenada em Cordeirópolis em 10 anos. É o que prevê o projeto de desassoreamento que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) busca implementar junto à Agência de Águas do Estado de São Paulo, a SP Águas. A iniciativa, estimada em R$ 8 milhões, não terá custo para o município.

Nesta terça-feira (14), representantes da agência visitaram o município. É o primeiro passo para dar andamento ao projeto. A visita foi acompanhada pela prefeita Cristina Saad, pelo presidente do SAAE, Marco Gomes da Silva, e pelo vereador Vilson Caleffi, além da equipe técnica da autarquia.

Os técnicos avaliaram as condições da área, os locais de acesso e os pontos de remoção e destinação do material retirado do fundo da represa. “O desassoreamento será realizado de forma gradual, conforme um plano de execução de 10 anos, dividido em etapas”, explica o presidente do SAAE.

A próxima fase do projeto inclui a apresentação das documentações solicitadas pela SP Águas, o licenciamento ambiental das áreas receptoras do material e a anuência dos proprietários dos locais definidos para depósito dos rejeitos. De acordo com a previsão dos técnicos da SP Águas, Cordeirópolis pode ser uma das primeiras cidades a ser contemplada no próximo ano.

“É um projeto muito importante, que vai garantir mais segurança hídrica para o nosso município, aumentando o volume de água armazenada na represa do Mirante, que é hoje nossa principal fonte de captação para levar a água até as casas da população”, afirma a prefeita Cristina Saad.

 

Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

×

Buscar no Portal Veloz