Portal Veloz

XV de Piracicaba e Comercial duelam na semifinal da Copa Paulista 2025

Em Conselho Técnico realizado na manhã desta segunda-feira, 15, no Edifício Rei Pelé, sede da FPF (Federação Paulista de Futebol), em São Paulo, foram definidas as diretrizes das semifinais da Copa Paulista Sicredi 2025. O XV de Piracicaba atuará com o Comercial na próxima sexta-feira, às 20h00, no Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, e no dia 27 de setembro (sábado), às 18h00, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba. O regulamento segue igual. 

Em caso de empate no placar agregado, a decisão do classificado irá para as cobranças de pênaltis. A outra semifinal será entre Primavera e Grêmio Prudente. A primeira partida acontecerá no próximo sábado, às 17h00, no Estádio Municipal Paulo Constantino, em Presidente Prudente, e a segunda no dia 28 (domingo), às 15h00, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A novidade da reunião na capital foi o anúncio da utilização do Football Video Support (FVS) ou Vídeo Suporte ao Futebol. 

O “Desafio do Vídeo”, algo inédito na arbitragem do futebol brasileiro, funciona diferente do já conhecido VAR (sigla em inglês para Árbitro Assistente de Vídeo). Caberá ao treinador de cada time solicitar revisões, quando acreditarem que houve erro claro, em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou em caso de cartão aplicado ao jogador errado. Para isso, ele deverá fazer o gesto girando o dedo no ar e entregar ao quarto árbitro um cartão de solicitação de desafio. 

A partir disso, o árbitro principal irá para a área de revisão, à beira do gramado, para assistir ao lance. Uma semelhança em relação ao VAR, é que o árbitro dará o veredicto: mantendo ou alterando a sua decisão. Cada equipe poderá fazer duas solicitações por jogo, e, se estiver certa na sua solicitação, se manterá com direito a dois pedidos. As únicas jogadas que serão revisadas automaticamente pelo quarto árbitro serão os gols e eventuais disputas de cobranças de pênaltis. 

“Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado, em português), damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial”, disse o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos. 

A introdução do Football Video Support contempla a estratégia global da FIFA de ampliar o acesso a tecnologias de arbitragem de vídeo, especialmente em competições com menores recursos financeiros e estruturais. Diferentemente do VAR, que exige um grande time de árbitros de vídeo e várias câmeras, o FVS foi desenhado para contextos mais simples, em que é possível oferecer suporte técnico adicional aos árbitros. O intuito é democratizar e expandir o uso da tecnologia. 

Reapresentação 

Após a vitória por 2 a 0 diante do Oeste, no último sábado, no Barão, o elenco do Nhô Quim se reapresentou na tarde desta segunda-feira, iniciando, assim, a sua preparação visando os próximos compromissos pela Copa Paulista Sicredi. As atividades tiveram como foco principal a recuperação física dos atletas. “Gostaria de agradecer ao nosso torcedor, que compareceu e nos ajudou demais para que hoje estejamos nas semifinais”, falou o técnico do Alvinegro Piracicabano, Moisés Egert.

Foto de capa: Bruno Cruz/@bcruz_fotografias

×

Buscar no Portal Veloz