Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Perda de mandatos de deputados por decisão do STF gera insegurança política

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de alterar as regras de distribuição das “sobras eleitorais” que deve resultar na perda de mandatos de sete deputados federais eleitos em 2022 é entendida por juristas como uma interferência no funcionamento da Câmara dos Deputados e uma medida que gera insegurança política.

As sobras eleitorais são uma forma de distribuição das vagas que não foram preenchidas diretamente pelos votos válidos. Elas surgem após a aplicação do sistema de cálculo de quociente eleitoral, que define o número de votos necessários para eleger um deputado. Se, depois dessa distribuição, ainda restarem vagas não preenchidas, essas vagas são atribuídas às legendas ou coligações que tenham votos excedentes, ou seja, votos que não foram suficientes para eleger um candidato, mas que podem ser usados para preencher as vagas restantes.

Uma regra das sobras eleitorais aprovada em 2021 pelo Congresso Nacional e que foi aplicada nas eleições de 2022 foi declarada inconstitucional pelo STF no ano passado, e nessa quinta os ministros decidiram que a regra em questão não deveria valer para o pleito de 2022. Com isso, sete deputados serão afetados e terão de ser substituídos.

Para o doutor em direito constitucional Acacio Miranda, a decisão da corte atropela o poder regulamentar do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e muda a dinâmica política do Congresso Nacional. “No momento que nós mudamos no meio do mandato, sete deputados, a gente muda essa dinâmica das forças, a gente muda a dinâmica das comissões, das emendas impositivas. Então, há toda uma confusão criada a partir dessa decisão do Supremo”, disse.

O especialista entende que a ação pode gerar insegurança jurídica. Ele explica que alterações como essa podem interferir na destinação de emendas impositivas (de pagamento obrigatório), por exemplo, visto que um deputado afastado pode ter destinado a verba para determinada área, mas o parlamentar que vai assumir pode decidir trocar como o recurso deve ser aplicado.

Ainda cabe recurso contra a decisão. Os deputados podem discutir, individualmente, na própria corte ou em outras esferas judiciais, aspectos que eventualmente não foram analisados pelos ministros. “Há toda uma confusão nisso. A gente sabe que existem movimentações no Congresso que dependem de quórum, e às vezes esse quórum pode ser posto em risco por causa do Supremo”, disse Miranda.

Para o especialista em direito eleitoral Alberto Rollo, houve demora por parte do STF em tomar uma decisão. Segundo ele, o Supremo deveria ter decidido algo sobre o assunto antes, principalmente por ser um tema delicado, ou aplicar a regra para as próximas eleições.

“Você tem sete deputados hoje que semana que vem não vão estar mais lá. E você tem sete deputados que vão assumir e que deveriam estar trabalhando desde o início do mandato. Eles não participaram das votações, de todas as decisões. Então, isso eu acho que é uma insegurança política”, afirmou Rollo.

O advogado Luiz Magno Bastos Júnior, professor universitário e membro da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), acredita que o novo entendimento impacta o “arranjo de forças” do parlamento. “Trata-se de mais uma decisão que impacta no arranjo de forças do parlamento e que, inegavelmente, contribuirá para o acirramento das tensões, já elevadas, entre o Poder Judiciário e os órgãos políticos”, defendeu.

Veja os deputados afetados e quem deve substituí-los

Afastados

  • Dr. Pupio (MDB-AP);
  • Sonize Barbosa (PL-AP);
  • Professora Goreth (PDT-AP);
  • Silvia Waiãpi (PL-AP);
  • Lebrão (União Brasil-RO);
  • Lázaro Botelho (PP-TO); e
  • Gilvan Máximo (Republicanos-DF).

Substitutos

  • André Borbon (PP-AP);
  • Aline Gurgel (Republicanos-AP);
  • Paulo Lemos (PSOL-AP);
  • Professora Marcivania (PCdoB-AP);
  • Rafael Fera (Podemos-RO);
  • Tiago Dimas (Podemos-TO); e
  • Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

O que dizem os deputados afetados

Ao R7, Professora Goreth disse ter recebido a decisão da Suprema Corte com “indignação”. “Uma medida que fere a democracia e desrespeita a vontade popular, pois fui legitimamente eleita e empossada dentro das regras estabelecidas“, disse.

Conforme a parlamentar, é inaceitável mudar as “regras do jogo depois que ele já foi disputado, vencido e finalizado”.

“O mandato que ocupo é legítimo, fruto de um processo democrático que deve respeitar a sagrada vontade popular. Nossa luta por justiça e pela legítima representação de quem nos elegeu continua. Iremos até as últimas instâncias jurídicas para garantir o cumprimento do nosso mandato e a voz do povo do Amapá”, finalizou.

Silvia Waiãpi classificou a decisão como “injustiça” e ressaltou que os parlamentares do Norte foram “prejudicados” com a perda dos mandatos.

“Essa decisão retira uma mulher do Norte, filha do Amapá, representante da Amazônia e indígena, que desde o início do mandato tem sofrido ataques e perseguições políticas. A discriminação contra parlamentares da nossa região não pode ser normalizada”, pontuou.

Para Silvia, a decisão ecoa a vontade contrária a uma mulher indígena e de direita. “Seguirei firme na defesa da justiça, do respeito às regras democráticas e da representatividade do Norte no cenário político nacional. Não desistirei do meu propósito em entregar o melhor para o Brasil, em especial o Amapá”, continuou.

O deputado Lebrão informou que vai aguardar todos os trâmites processuais para se manifestar em “momento oportuno”. Já Botelho disse que não vai se manifestar. Os demais deputados foram procurados pelo R7 e não retornaram até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

 

Fonte: R7

Montagem – Mário Agra/Câmara dos Deputados – 30.10.2024, Vinicius Loures/Câmara dos Deputados – 24.4.2024, Mario Agra/Câmara dos Deputados – 17.10.2024, Mário Agra/Câmara dos Deputados – 16.10.2024, Anny Karoline/Câmara dos Deputados – 18.6.2024, Mário Agra/Câmara dos Deputados – 13.3.2024 e Vinicius Loures/Câmara dos Deputados – 25.2.2025

Capacitação orienta sobre cuidados com extremos climáticos e dengue neste sábado, 10 de maio

Ação reúne trabalhos do Departamento Orçamento Cidadão, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde. Encontro é aberto ao público na EMEFEI João Alves, no Jardim Regina A Prefeitura de Campinas realiza neste sábado, 10 de maio, uma capacitação para orientar a população do Jardim Regina sobre cuidados diante de extremos climáticos, incluindo enchentes, tempestades e alagamentos, além da necessidade de prevenção à dengue. O encontro é aberto ao público e ocorre das 9h às 12h na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil (EMEFEI) João Alves. Ele é o oitavo de uma série que visa aproximar o Poder Público e lideranças de bairros sobre os temas. Desde dezembro de 2024 já foram capacitadas 91 pessoas em sete encontros nos bairros Campina Grande, São José, Jardim Florence, Cidade Jardim, Campo Belo, Joaquim Egídio e São Marcos. A iniciativa foi organizada pelo Departamento Orçamento Cidadão e conta com os apoios da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde. O objetivo é alertar sobre medidas necessárias de segurança em meio ao contexto de mudanças climáticas cada vez mais frequentes. Durante o evento serão abertas inscrições para as pessoas que desejam aprender mais sobre os temas e queiram realizar capacitação como auxiliar de brigadista. Após o encerramento do encontro os presentes recebem certificado de participação. Serviço A EMEFEI João Alves fica na Rua Manoel Thomáz, 288, no Jardim Regina.

Veja mais

Americana terá evento gratuito em comemoração ao reggae neste domingo

A entrada é solidária, com doação de um quilo de alimento  A Orla da Praia dos Namorados, em Americana, recebe a Festa Bomboclat, evento de reggae realizado domingo (11), das 12h às 20h, em homenagem ao Dia das Mães e em celebração ao dia nacional do estilo musical surgido na Jamaica na década de 1960. A entrada é solidária, com doação de um quilo de alimento para destinação ao Fundo Social de Solidariedade de Americana. A Orla da Praia Namorados está localizada na Avenida José Ferreira Coelho, no Parque Mangueira.  Com música jamaicana 100% em vinil, a Festa Bomboclat contará com atrações musicais como DJ Manu Osium, Grupo Ressurreição e Cido Ganja Efx, além da participação especial da cantora e compositora Marina Peralta, reconhecida por sua voz marcante e por letras que refletem experiências pessoais e questões sociais. Além da música, o evento terá uma variedade de exposições e atividades culturais, incluindo capoeira, pirofagia, arte circense, massagem terapêutica, yoga e tribal fusion.  O Dia Nacional do Reggae foi instituído no calendário nacional para homenagear o cantor e compositor jamaicano Bob Marley, falecido aos 36 anos, em 11 de maio de 1981, nos Estados Unidos. O artista foi responsável pela difusão do ritmo ao redor do mundo.  O evento tem a realização do NoReggae e apoio cultural da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. “O evento tem produção e realização pelo setor privado e conta com apoio cultural diante da relevância da data comemorativa”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

Veja mais

Prefeitura de Sumaré divulga resultado parcial do processo seletivo para contratação de professores e profissionais da Educação

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou nesta quinta-feira (8) o resultado parcial da prova objetiva do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, destinado à contratação temporária de professores e profissionais da educação. O documento contém a classificação provisória de todos os candidatos avaliados, incluindo os não habilitados para a próxima fase, conforme os critérios estabelecidos no edital. A prova, aplicada no dia 27 de abril, teve caráter eliminatório e classificatório, exigindo um mínimo de 50% de acertos para aprovação. O secretário municipal de Educação, Danilo de Azevedo, destacou a organização e o sucesso do processo seletivo: “Foi um certame transparente e eficiente, que garantiu igualdade de oportunidades a todos os participantes. Agora, seguimos para as etapas finais, sempre com o compromisso de fortalecer a educação em Sumaré.” Os candidatos podem conferir a lista no portal oficial do processo seletivo:https://www.educacaosumare.com.br/ProcessoSeletivo) Serão contratados Professores de Ensino Fundamental (1 e 2), Professores para Educação Especial, Fonoaudiólogo Educacional e Terapeuta Ocupacional Educacional. Próximas etapas – Período de recursos: 09 a 12 de maio de 2025 – Resultado final: 16 de maio de 2025 – Homologação: 19 de maio de 2025   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais