Portal Veloz

Últimas Notícias

Projeto “Palco Aberto” promove apresentações culturais gratuitas nos parques de Santa Bárbara d’Oeste

Ailton da Farmácia toma posse como vereador em Campinas

Idoso sofre mal súbito ao volante e atropela pedestre em Piracicaba

Mutirão de combate à dengue percorre região do Jd. Santo André neste sábado (5) em Limeira

Programação de férias terá atividades gratuitas em Limeira

Rua Francisco Minatel passa a ter sentido único em Cordeirópolis

Dia: 2 de julho de 2025

Funcionário morre atropelado na pista do Aeroporto de Viracopos durante manutenção em Campinas

A morte foi constatada ainda no local pelas equipes de resgate  Um funcionário de uma empresa terceirizada morreu na madrugada desta quarta-feira (2) após ser atropelado por uma caminhonete na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O acidente ocorreu enquanto ele realizava serviços de manutenção na área operacional do terminal.   Segundo informações preliminares, o motorista do veículo, também terceirizado, alegou não ter visto a vítima, que estaria sem o colete refletivo devidamente posicionado — item de segurança obrigatório em áreas de risco. A morte foi constatada ainda no local pelas equipes de resgate.  O incidente causou o fechamento temporário da pista principal, resultando no cancelamento de nove voos e atraso em outros 12. A concessionária responsável pelo aeroporto informou que está colaborando com as autoridades para apurar as circunstâncias do acidente. (Renan Isaltino)

LEIA MAIS

GM de Campinas apreende 30 kg de drogas em casa no Jardim Santo Antônio

No interior da casa, os guardas encontraram diversas porções de entorpecentes prontas para a venda  A Guarda Municipal de Campinas apreendeu mais de 30 quilos de drogas em uma casa no Jardim Santo Antônio, próximo a região do Itatinga, na madrugada desta quarta-feira, 2 de julho. A ação ocorreu durante patrulhamento intensificado na região, após denúncias de tráfico de entorpecentes. Ao avistarem as viaturas, dois suspeitos fugiram a pé. A equipe da GM iniciou o acompanhamento, mas os indivíduos conseguiram escapar pelos fundos de um imóvel de difícil acesso, com os portões abertos e sem iluminação. No interior da casa, os guardas encontraram diversas porções de entorpecentes prontas para a venda, além de materiais usados no fracionamento e embalagem da droga. No local havia 14 quilos de maconha embalada e mais de 12 quilos de cocaína. fO local não apresentava sinais de moradia e, segundo a corporação, era aparentemente utilizado exclusivamente para atividades ligadas ao tráfico. Todo o material apreendido foi encaminhado à 2ª Delegacia Seccional de Campinas e apresentado à autoridade policial de plantão. Ninguém foi preso. Total das apreensões feita pela GM: Cocaína embaladas em pinos : 2,5 Kg Cocaína embalada em saco plástico: 10,760 kg Maconha embalada e preparada para venda : 14,360 kg Crack embalado em pinos: 2,3 Kg Maconha Skank, em saco plástico: 350 g

LEIA MAIS

Mulher morre após ser baleada por policial militar durante ocorrência em São Carlos

Um dos policiais tentou contê-la com um disparo de teaser, mas errou  Jaqueline Herzig da Silva, de 35 anos, morreu no último dia 28, dois dias, após ser baleada por um policial militar durante uma ocorrência no bairro Cidade Aracy, em São Carlos (SP). Segundo a Polícia Militar (PM), a mulher estava em surto, armada com um facão, e teria ameaçado a própria irmã e os agentes que atenderam ao chamado.  De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais foram acionados para intervir em uma situação de violência doméstica. Ao chegarem ao local, ouviram gritos e choros vindos da residência. Uma mulher saiu da casa com uma criança nos braços, relatando que a irmã estava descontrolada e armada. Jaqueline então teria saído do imóvel com uma das mãos escondidas, desobedecendo às ordens para largar a arma e, em seguida, avançado contra os presentes com o facão.  Um dos policiais tentou contê-la com um disparo de teaser, mas errou. Na sequência, outro agente utilizou a arma de choque com sucesso, enquanto um terceiro efetuou um disparo de arma de fogo, atingindo Jaqueline no seio direito. Após cair, os policiais afastaram o facão e acionaram o resgate. A vítima foi levada à Santa Casa de São Carlos, passou por cirurgia e ficou internada na UTI, mas não resistiu.  A irmã da mulher relatou que Jaqueline era usuária de drogas há anos e nunca aceitou tratamento. O caso será investigado pelas autoridades para apurar as circunstâncias do uso da força letal na abordagem. (Renan Isaltino)

LEIA MAIS

Cão ferido é resgatado em Limeira e caso levanta suspeita de maus-tratos

Ao chegarem ao endereço informado, os agentes encontraram o animal deitado e visivelmente debilitado  Um cachorro foi resgatado com sinais de violência na manhã desta quarta-feira (02), no bairro Jardim São Manoel, em Limeira (SP). O animal, de pequeno porte e sem raça definida, foi encontrado com ferimentos graves e sem conseguir se mover.  A ocorrência teve início após uma denúncia anônima feita à Guarda Civil Municipal (GCM), que indicava a possível agressão a um cachorro na região. Ao chegarem ao endereço informado, os agentes encontraram o animal deitado e visivelmente debilitado. Próximo ao local, os guardas apreenderam um pedaço de madeira com pregos, que pode ter sido utilizado nas agressões.  A moradora da residência, de origem haitiana, afirmou que o cão havia sido atropelado na noite anterior. No entanto, não procurou atendimento veterinário, o que levantou ainda mais suspeitas. Testemunhas, por sua vez, relataram aos agentes que o cachorro teria fugido da casa após o portão ter sido deixado aberto e, em seguida, foi agredido com pauladas.  Uma assessora parlamentar, conhecida por atuar na defesa dos direitos dos animais, também esteve no local e acompanhou o resgate. O cão foi encaminhado para atendimento em uma clínica veterinária, onde passa por avaliação.  O caso será apurado e pode ser enquadrado como maus-tratos a animal, crime previsto na legislação brasileira. A Polícia Civil deverá investigar as circunstâncias da agressão. (Renan Isaltino) Foto: Wagner Morente

LEIA MAIS

Suspeito morre após troca de tiros com a polícia em Limeira

A perseguição terminou em uma área de mata, onde, segundo a PM, o suspeito abandonou o veículo e tentou escapar a pé por um barranco  Um homem morreu após uma troca de tiros com a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (02), na divisa entre os bairros Jardim Santa Eulália e o Residencial Jardim Campo Belo, em Limeira (SP). O caso ocorreu próximo à Rua Adini Irineu de Gaspar, em uma área de mata que separa os dois bairros.  Segundo informações preliminares, o suspeito estava em um Fiat Palio de cor prata estacionado de forma irregular em frente a um comércio no bairro Santa Eulália. Policiais que patrulhavam a região foram até o local e solicitaram que o motorista regularizasse a situação do veículo. O homem alegou que estava no banheiro no momento da abordagem.  Durante a checagem, os agentes pediram a documentação do automóvel, mas o condutor rapidamente entrou no carro, deu marcha à ré e fugiu em alta velocidade. A perseguição terminou em uma área de mata, onde, segundo a PM, o suspeito abandonou o veículo e tentou escapar a pé por um barranco.  Durante a tentativa de fuga, houve uma troca de tiros entre o suspeito e os policiais. Ele foi atingido e, mesmo com o socorro da Unidade de Suporte Avançado do Samu, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.  Ainda não há confirmação se o carro usado pelo suspeito é produto de furto ou roubo. A identidade do homem ainda não foi oficialmente divulgada, mas ele é conhecido nos meios policiais e já possuía passagens pela Justiça.  A ocorrência foi registrada e será investigada pela Polícia Civil de Limeira. (Renan Isaltino)

LEIA MAIS

Comissão questiona corte de R$ 59 milhões por decreto de Murilo Félix

A Comissão de Orçamento da Câmara de Limeira solicitou esclarecimentos sobre o Decreto Nº 164/2025, do prefeito Murilo Félix (Podemos), que estabelece limites  dos créditos orçamentários bloqueando dotações no valor total de R $59 milhões do orçamento municipal de 2025. A deliberação ocorreu na reunião do colegiado desta quarta-feira (2). O contingenciamento foi justificado no decreto devido a apontamentos feitos pelo secretário municipal de Fazenda, que afirmou que a previsão orçamentária estabelecida na LOA para o exercício de 2025 (Lei Ordinária Nº 7079/2024) “encontra-se superestimada em relação à efetiva capacidade de arrecadação do Município, especialmente quando comparada ao histórico de receitas dos exercícios anteriores e à tendência de arrecadação verificada até o mês de abril”, o texto destaca ainda que tal circunstância pode comprometer o cumprimento dos resultados fiscais estabelecidos. Para fiscalizar o contingenciamento, na solicitação de esclarecimentos, os parlamentares buscam saber qual a frustração de receita até o momento, qual era a previsão orçamentária para o período e pedem que o Executivo justifique o contingenciamento de cada uma das dotações orçamentárias citadas no documento. Os questionamentos serão encaminhados à Prefeitura, que terá o prazo de 15 dias, prorrogáveis por igual período, para responder à Comissão. A Comissão Fazem parte do colegiado a vereadora Lu Bogo (PL), presidente; Estevão Nogueira (Avante), vice-presidente; e Elias Barbosa (PRTB), secretário. As deliberações dos membros estão registradas em ata. Os membros são responsáveis por analisar os aspectos financeiros e orçamentários de todas as proposições apresentadas tanto pelo Legislativo, quanto pela Prefeitura, bem como fiscalizar os atos do Poder Executivo e investigar denúncias sobre malversação de dinheiro público, desvio de finalidade ou de poder praticados pelas autoridades públicas integrantes da administração municipal, inclusive os da administração indireta.

LEIA MAIS

Vereadora pede canhão sonoro para dispersar multidão em bailes funks em SP

A vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil) pediu, via emendas parlamentares, a compra de um canhão sonoro para dispersar multidões e um carro blindado para a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo. Os valores totalizam R$ 1 milhão. Em uma das requisições de movimentações orçamentárias, está prevista a compra do equipamento LRAD (Dispositivo Acústico de Longo Alcance, na tradução direta do inglês), uma espécie de alto-falante super potente, capaz de projetar sons de até 160 decibéis, mais alto do que a decolagem de um jato, o que torna o ambiente intolerável para humanos. No documento que justifica o gasto de R$ 400 mil, a vereadora informou que o equipamento será usado durante operações da GCM para dispersar bailes funks na periferia da cidade. Em nota, o gabinete da vereadora afirmou que a “tecnologia do alto-falante do LRAD vai muito além da função de dispersar multidão”, pois trata-se de um meio de comunicação eficiente em casos de emergência e necessidade de controle do fluxo de pessoas. “É possível utilizar o LRAD para dispersar multidões, como, por exemplo, em um pancadão ilegal que perturbe o sossego público de madrugada”, informou o gabinete. “Nesse caso, a dispersão da multidão é feita de forma indolor e segura, tanto para o munícipe como para o policial municipal”, completou. Outra emenda da mesma parlamentar destina R$ 600 mil para a compra de um veículo blindado para a GCM. Segundo a equipe de Amanda, a indicação é de uso do carro blindado em conjunto com o alto-falante do LRAD. No total, a vereadora irá destinar R$ 1 milhão em emendas para a secretaria de Segurança Urbana. Procurada, a secretaria informou que a aquisição do canhão sonoro irá passar por avaliação técnica do Departamento de Suprimentos da GCM, assim como ocorre com a compra de novos equipamentos. Caso não seja adquirido, a secretaria irá informar a parlamentar a forma como o valor da emenda será aplicado. A Câmara Municipal de São Paulo instalou em maio a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Pancadões para investigar o papel dos órgãos públicos na fiscalização da perturbação do sossego gerada por festas clandestinas na cidade Para este ano, a Câmara irá receber R$ 275 milhões para a reserva de contingência, uma espécie de fundo para as emendas parlamentares. Cada um dos 55 vereadores deve receber R$ 5 milhões, segundo critérios do Executivo. A vereadora é autora da chamada Lei anti-Oruam, que proíbe a contratação com dinheiro público de shows que façam apologia ao crime. O texto faz referência ao rapper Oruam, filho do traficante Marcinho VP, conhecido como um dos líderes da facção carioca Comando Vermelho e preso desde 2006. Em janeiro, a vereadora afirmou ter registrado boletim de ocorrência contra o rapper carioca por suposta ameaça, injúria e difamação. Conforme vídeo publicado nas redes sociais, ela acusou o cantor de incitar seguidores a entrar no perfil dela após a vereadora propor o projeto de lei. Em reposta, o rapper publicou um vídeo em que aparece chamando Amanda de “bobona”, “idiota” e “doente mental”. “Nós canta o que nós vive”, disse o rapper. “Quando é um playboy cantando, fazendo apologia ao que não vive, ninguém fala nada”, continuou. O projeto de lei foi aprovado por um congresso de comissões e pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, e deve seguir para votação em plenário.   Fonte: R7 Foto: redes sociais  

LEIA MAIS

Museu Nacional reabre parcialmente sete anos após incêndio

O Museu Nacional será parcialmente reaberto ao público pela primeira vez, nesta quarta-feira (3), sete anos após o incêndio que destruiu a prédio histórico e grande parte do acervo. A entrada vai até 31 de agosto e é gratuita, no entanto, precisa ser agendada. Segundo os organizadores, a ação é temporária. Nomeada de “Entre gigantes: uma experiência no Museu Nacional”, ela permitirá o acesso a três ambientes internos. Os visitantes também poderão acompanhar o andamento das obras de restauro. Entre os destaques da exposição está Bendegó, meteorito com mais de cinco toneladas, além de uma conquista recente da instituição: o esqueleto de um cachalote, com 15,7 metros de comprimento. “Esta é uma programação que evidencia a resiliência dos trabalhadores do museu, a excelência das ações de restauro em andamento e, claro, a relevância científica dos nossos acervos para ampliação do acesso ao conhecimento. É um momento histórico: poder, mesmo que por pouco tempo, abrir uma pequena parte do palácio para visitação! Toda a sociedade está convidada a participar dessa nova fase do Museu”, pontuou o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner. Incêndio A estrutura bicentenária foi atingida por um incêndio que destruiu grande parte do acervo com 20 milhões de itens. Em 2020, um inquérito da Polícia Federal concluiu que o fogo começou após um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. Desde então, o prédio está em reconstrução, com recuperação de peças resgatadas após a tragédia. De acordo com o Museu Nacional, já foram concluídos os reparos de 80% do telhado do paço de São Cristóvão de 75% de toda a fachada do palácio, além de projetos técnicos de arquitetura e complementares. O orçamento da obra é de R$ 516,8 milhões, sem considerar a reposição do acervo. Até o momento, foram captados R$ 347,2 milhões, ou seja, 67% da meta. A maior parte do recurso foi repassado pelo governo federal e pela iniciativa privada. Serviço Entre gigantes: uma experiência no Museu Nacional Horário: de terça-feira a domingo, de 02 de julho a 31 de agosto. Entrada gratuita; Endereço: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão — zona norte do Rio de Janeiro; Agendamento e retirada de ingressos na plataforma.   Fonte: R7 Foto: Felipe Cohen/Museu Nacional

LEIA MAIS

Funcionário morre atropelado e Aeroporto de Viracopos é fechado por 4 horas

Um funcionário, de 47 anos, morreu atropelado na madrugada desta quarta-feira (2), na pista principal do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a vítima prestava serviços de manutenção para uma empresa terceirizada, quando foi atropelada por uma caminhonete durante uma manobra na pista. Ainda, segundo o boletim de ocorrência, o condutor da caminhonete, de 48 anos, informou que a vítima não estava em seu campo de visão. O motorista acionou o socorro médico, porém o óbito foi constatado ainda no local. Dessa forma, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como homicídio culposo pela 4ª Delegacia do Aeroporto de Viracopos, onde o autor foi formalmente ouvido. Em nota, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) se manifestou e afirmou que o local ficou fechado por mais de quatro horas. Dessa forma, até o momento desta reportagem, nove voos foram cancelados e foram registrados 12 atrasos. Veja a nota na íntegra: “A “concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) informa que na madrugada de hoje (02 de julho), durante atividades de manutenção na pista de pousos e decolagens do aeroporto, houve um acidente envolvendo profissionais e veículos da empresa prestadora de serviços, resultando no óbito de um dos técnicos que atuava no local e que trabalhava para uma empresa terceirizada. O acidente foi comunicado à 1h50 e o óbito foi confirmado às 2h03. As operações do aeroporto foram suspensas temporariamente durante a madrugada e o aeroporto foi reaberto às 6h26. Até o momento, 9 voos foram cancelados e foram registrados 12 atrasos. A ABV lamenta profundamente o ocorrido e seguirá prestando apoio às investigações”. Fonte: R7 Foto: Reprodução/Google Maps

LEIA MAIS

Atleta canadense escorrega em salto de 22m e sofre acidente em competição

A canadense Molly Carlson, de 26 anos, se retirou da etapa italiana do Red Bull Cliff Diving World Series após escorregar durante um salto de 22 metros. A atleta olímpica caiu descontrolada da plataforma, mas conseguiu reposicionar o corpo no ar e entrar na água com os pés, evitando lesões mais graves. O incidente foi registrado em vídeo e divulgado pela própria atleta nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que Carlson escorrega no impulso e despenca da estrutura. Após o impacto, membros da organização correram para prestar assistência. “Felizmente, estou bem. Tive apenas uma contusão no pé, mas não é seguro competir nessas condições”, escreveu. “Nunca imaginei escorregar em um salto, mas aconteceu.” Na sequência, Carlson compartilhou um novo ângulo da queda, com imagens em câmera lenta que evidenciam o erro de cálculo na corrida para o salto. “Não medi corretamente o espaço e apliquei força excessiva no impulso.” Fonte: R7 Foto: Reprodução- Instagram

LEIA MAIS

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz