Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

1 ano após tragédia no Sul, 1 em cada 3 cidades segue sem proteção contra enchentes

Um a cada três municípios brasileiros (32,49%) não possuem qualquer tipo de sistema de drenagem de águas pluviais, estrutura essencial para prevenir impactos e desastres ambientais, como deslizamentos e enchentes. Os dados, divulgados pelo Instituto Trata Brasil nesta quarta-feira (22), refletem a carência nos investimentos feitos pelas cidades ao longo dos anos.

Segundo a pesquisa, entre 2017 e 2023, foram gastos, em média, R$ 10 bilhões ao ano, com oscilações ao longo do tempo, o que é considerado insuficiente pelo governo federal.

Cálculos do Ministério do Desenvolvimento Regional indicam que, entre 2021 e 2033 e a preços de dezembro de 2021, seriam necessários investimentos de R$ 250,5 bilhões. O valor corresponde a R$ 250,0 bilhões a preços de junho de 2023.

Ainda conforme o estudo, é preciso aumentar o valor e investir R$ 223,3 bilhões, ou R$ 22,3 bilhões ao ano.

“Seria necessário mais do que dobrar o atualmente praticado. Considerando o valor por habitante, o investimento também deve mais do que dobrar, indo de R$ 43,79, realizado em 2023, para R$ 117,01″, diz o documento.

Dos locais analisados, que somam 4.958 — 89% dos 5.570 municípios brasileiros, 40,44% disseram possuir sistemas exclusivos para drenagem de águas pluviais, enquanto 12,59% operavam sistemas unitários, que funcionam com esgoto e drenagem em uma única rede.

Além disso, 14,48% dos municípios informaram operar sistemas combinados, com configurações exclusivas e unitárias em diferentes trechos.

Vale ressaltar que o sistema de drenagem de águas pluviais ajuda no controle e coordenação da água da chuva, contribuindo para diminuir os impactos que o volume de água pode causar.

Entre 1991 e 2023, por exemplo, é estimado que o Brasil tenha registrado 25,94 mil eventos hidrológicos de desastres, sendo que nos últimos 15 anos, 74% dos fenômenos eram relacionadas a chuvas intensas.

Durante o período, os desastres resultaram em 3.464 mortes e causaram prejuízos superiores a R$ 151 bilhões, sem considerar os impactos do desastre ocorrido no estado do Rio Grande do Sul em 2024. Neste último caso, as enchentes afetaram mais de 96% do estado e mataram ao menos 180 pessoas.

“A recorrência desses desastres expõe a fragilidade da infraestrutura urbana e evidência a necessidade de integrar a drenagem e o manejo de águas pluviais ao planejamento do saneamento”, aponta o instituto.

A pesquisa revela, ainda, que apenas 263 municípios (5,3%) possuem Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, essencial para o planejamento estratégico e a redução de riscos associados a eventos hidrológicos extremos.

Ou seja, dos 4.958 municípios com informações para o módulo de Águas Pluviais do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico, 4.695 declararam não possuir a ferramenta.

4.255 mortes e prejuízo de R$ 500 bi

Nos últimos 20 anos, 4.255 pessoas morreram em razão de desastres ambientais no Brasil, e outras 8 milhões ficaram desabrigadas, segundo levantamento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O índice representa uma perda econômica de R$ 24 bilhões e 212 mortes por ano.

Os dados englobam casos de chuvas intensas, estiagens, inundações e ondas de calor. Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal se destacam entre as unidades da federação com mais pessoas afetadas.

Há dois anos, o Brasil registrou o maior número de mortes causadas por desastres naturais desde 2011, quando 957 óbitos foram registrados. Apenas em 2022, o país teve um prejuízo de mais de R$ 68 bilhões. Nesses 20 anos, o prejuízo chega a quase R$ 500 bilhões.

Já nos últimos dez anos, o número de reconhecimentos federais de emergências por desastres naturais no Brasil saltou de 1.189 para 2.197, segundo dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres que consideram o período entre 2014 e 2023.

O índice representa aumento de 84% nas solicitações reconhecidas pela União. Estiagem, tempestades, inundações e enxurradas foram os desastres que mais atingiram os estados nesse intervalo.

 

Fonte: R7

Foto de capa: Antônio Cruz/Agência Brasil

Prefeitura de Sorocaba inaugura o City Tour 2025

Com a proposta de manter sempre viva a história da cidade, por meio de seus pontos turísticos e culturais, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Comunicação (Secom) e demais secretarias envolvidas, na tarde deste sábado (26), o ônibus turístico, com passeios gratuitos no City Tour. A volta do programa reuniu cerca de 42 pessoas que conheceram diversos pontos históricos e culturais da cidade. O ônibus, todo aberto nas laterais e personalizado, partiu do Paco Municipal, no bairro Alto da Boa Vista. Ao longo do trajeto, os participantes contaram com o acompanhamento da guia turística Verena Klan, com a primeira parada na Casa do Turista, no bairro de Santa Rosália, local em que os participantes tiveram a disposição um coffe break, além de saber mais sobre o espaço. “Com o programa City Tour, conseguimos fomentar, ainda mais, o turismo sorocabano, além de disseminar e manter viva a cultura e a história da nossa cidade”, ressalta o secretário de Turismo, Hudson Pessini. Já a segunda parada foi no Complexo do Jardim Maylasky, onde está localizada a Estação Ferroviária, o Museu da Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), o Museu da Estrada de Ferro e o Chalé Francês. Lá, os participantes puderam conhecer mais sobre a história da cidade por meio das ferramentas expostas no museu, bem como fotos e informações sobre o passado de Sorocaba. “É uma otima oportunidade para conhecer mais sobre a historia da cidade bem como a cultura do municipio. Com isso, também conheço mais Sorocaba, cidade que me acolheu há seis anos e adquiro experiencia na minha área”, relata a guia de turismo, Juliana Hoffmann Rodrigues, de 45 anos. A terceira parada foi na Praça Cel. Fernando Prestes, onde todos puderam apreciar toda a arquitetura externa da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, além de saber mais sobre o busto instalado na praça, em homenagem ao Dr. Braguinha e todos os prédios ao entorno do local. A profissional de TI, Patricia da Silva Cacciatore, de 54 anos, esteve presente na inauguração do evento. Para ela, ações como essa são muito importantes para conhecer mais sobre a cidade. “Moro em Sorocaba há dois anos e meio e achei ótima a ideia do City Tour. O Poder Público Municipal está de parabéns pela iniciativa “, disse. O ônibus turístico também passou por outros endereços históricos, como: Avenida Pereira da Silva, Praça Pio XII, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), Museu da Estrada de Ferro, Palacete Scarpa, antiga Fábrica Cianê, Rio Supiriri, Shopping Sorocaba (antiga Feira Agropecuária de Sorocaba), em frente à Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque” (Estadão), Escola Municipal “Getúlio Vargas”, Praça Nove de Julho, Praça Frei Baraúna, Mosteiro de São Bento, Praça Dr. Arthur Fajardo, Avenida São Paulo e retornando ao Paço Municipal. Sobre o City Tour O City Tour é realizado sempre aos sábados, às 14h, e aos domingos, ou também em feriados, às 9h. O passeio tem a duração de aproximadamente três horas e são 36 vagas disponíveis em cada um deles, sendo uma para cadeirante. As inscrições on-line aos interessados estão disponíveis sempre às segundas-feiras, totalmente gratuita, pelo Portal da Prefeitura, ou diretamente pelo link: https://survey.sorocaba.sp.gov.br/index.php/277234. O ponto de partida e de chegada é o Paço Municipal, localizado na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, número 2.945, no Alto da Boa Vista.   Foto: Prefeitura de Sorocaba

Veja mais

Colisão frontal deixa homem gravemente ferido na SP-133 em Limeira

Com o impacto, a parte dianteira dos dois carros ficou completamente destruída  Um grave acidente registrado na noite deste sábado (26) deixou um homem de 51 anos gravemente ferido na Rodovia João Herrmann Neto (SP-133), no quilômetro 5, em Limeira, interior de São Paulo. A rodovia liga as cidades de Limeira e Cosmópolis.  O acidente envolveu dois veículos, um Honda City e uma Parati, que colidiram frontalmente. Com o impacto, a parte dianteira dos dois carros ficou completamente destruída. Segundo informações apuradas no local, a colisão teria sido provocada pelo cochilo de um dos motoristas ao volante, o que fez com que perdesse o controle da direção.  No Honda City estavam o condutor e mais três passageiros, que se dirigiam para um culto religioso em Cosmópolis. Já na Parati viajava apenas o motorista, que seguia para a cidade de Americana.  O homem de 51 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi socorrido em estado grave por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para um hospital particular de Limeira. O motorista da Parati recebeu atendimento de uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros no local.  A pista precisou ser parcialmente interditada para o atendimento às vítimas e a retirada dos veículos, causando lentidão no trânsito. A Polícia Rodoviária esteve no local para registrar a ocorrência e investigar as circunstâncias do acidente. (Renan Isaltino)

Veja mais

Menino de 3 Anos morre após ser esquecido dentro de carro por 10 horas em Santa Catarina

Criança foi encontrada sem vida pela madrasta, que alegou não ter percebido sua presença no veículo; caso é investigado como homicídio culposo  Um menino de apenas 3 anos e 10 meses foi encontrado morto dentro de um carro na tarde da última sexta-feira (25), no bairro Morada do Sol, em Videira (Santa Catarina). A criança foi esquecida pela madrasta dentro do veículo por cerca de 10 horas, segundo informações da Polícia Civil.  De acordo com o delegado Édipo Flamia Hellt, responsável pela investigação, a criança permaneceu trancada no carro entre 7h e 17h. Em depoimento, a madrasta — companheira da mãe do menino — contou que era rotina levar a mãe da criança ao trabalho e, em seguida, conduzir o menino até a creche. Depois disso, ela guardava o carro em casa e seguia de motocicleta para o trabalho.  Naquela sexta-feira, no entanto, a rotina sofreu uma trágica alteração. O menino apresentava sintomas gripais e havia sido medicado, o que o deixou sonolento. Após deixar a companheira no trabalho, por volta das 7h10, a madrasta não percebeu que a criança ainda dormia no banco traseiro. Sem notar sua presença, ela trancou o carro e foi trabalhar.  Ao meio-dia, a mulher chegou a passar pelo veículo, mas novamente não percebeu que o menino estava lá dentro. Foi somente por volta das 17h30, ao se dirigir ao carro para buscar a criança na creche, que a madrasta encontrou o menino inconsciente e sem sinais vitais. Ela tentou reanimá-lo e pediu ajuda a uma vizinha, que acionou as autoridades.  Ainda segundo o delegado, a madrasta faz tratamento para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e utiliza medicamentos e psicoterapia. Apesar disso, ele destacou que, até o momento, não foram encontrados indícios de violência.  A Polícia Científica realizou a perícia no local, e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). A causa e o horário exato da morte ainda dependem dos laudos periciais. O caso está sendo inicialmente tratado como homicídio culposo — quando não há intenção de matar — e um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias da tragédia. (Renan Isaltino) Foto: divulgação Corpo de Bombeiros

Veja mais