Secretaria estuda transformar espaço para priorizar bem-estar e educação ambiental
A Secretaria de Proteção Animal iniciou os estudos para transformar o Zoológico de Limeira em um santuário de animais silvestres. O local está fechado para visitação, mas segue abrigando diversas espécies, que continuam recebendo cuidados diários de uma equipe de biólogos e veterinários altamente preparados.
A mudança segue uma visão mais moderna de bem-estar animal, que entende que animais silvestres não devem viver em recintos fechados ou precisam ter contato controlado com o público.
“Encontramos um zoológico fechado e com diversos problemas no início do ano. Primeiro, garantimos os cuidados essenciais e a saúde dos animais. Agora, avançamos para os estudos sobre a melhor destinação do espaço e o futuro do local”, afirmou o prefeito Murilo Félix.
É importante lembrar que boa parte dos animais do zoológico foi resgatada ou apreendida por órgãos de proteção e não tem condições de voltar à natureza, seja por ferimentos, idade avançada ou falta de habilidades de sobrevivência.
Para se tornar um santuário, toda a estrutura do zoológico, no Horto de Limeira, precisará passar por reformas. O objetivo é criar recintos que reproduzam melhor o habitat natural dos animais, garantindo mais bem-estar, espaço e qualidade de vida.
Depois das obras, o local será reaberto à população, mas com acesso controlado e focado exclusivamente na proteção dos animais. O espaço também será voltado para atividades de educação ambiental, aproximando a comunidade das boas práticas de conservação da fauna.











