Ele foi orientado a ir sozinho até o local indicado pelo rastreamento e só acionar a PM em caso de suspeita
Um jovem que teve o celular furtado na manhã desta terça-feira (19), em São Paulo, relatou ter recebido instruções inadequadas por parte de diferentes policiais civis ao tentar recuperar o aparelho.
Segundo a vítima, que preferiu não se identificar, o furto ocorreu após sair da estação Oscar Freire, da linha 4-Amarela do metrô, depois de embarcar na estação República, da linha 3-Vermelha. Usando um aplicativo de rastreamento, ele localizou o aparelho e procurou a ajuda da polícia.
No 77º Distrito Policial (Santa Cecília), foi orientado a ir sozinho até o local indicado pelo rastreamento e só acionar a PM em caso de suspeita. A mesma recomendação foi dada em outras duas bases policiais, na avenida Duque de Caxias e na sede do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), na Avenida São João.
Somente na terceira tentativa, no DPPC, o jovem conseguiu emprestado um telefone para ligar ao 190 e solicitar uma viatura. No entanto, ele não conseguiu confirmar se a ação policial foi realizada no local.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou ao Portal Veloz que tais condutas não condizem com os protocolos e informou que as equipes envolvidas serão reorientadas para seguir os procedimentos padrão. A SSP ressaltou que, em casos de furto ou roubo de celulares com rastreamento, a vítima deve registrar a ocorrência em qualquer unidade da Polícia Civil ou pela Delegacia Eletrônica, permitindo que medidas investigativas e, se necessário, cautelares sejam adotadas. (Renan Isaltino)
Foto: google street view