A operação teve como objetivo verificar a origem, o recebimento e o acondicionamento dos produtos
Durante a Semana Santa, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal realizou uma operação intensiva que resultou na apreensão de aproximadamente 1,5 tonelada de pescados em condições ou situações irregulares. Nos dias que antecederam o feriado da Sexta-feira da Paixão, 20 equipes de auditores visitaram locais classificados como comércio atacadista ou peixarias, conforme registros da Junta Comercial do Distrito Federal.
Ao todo, cerca de 650 estabelecimentos foram inspecionados, e mais de 20 deles foram autuados por diversas irregularidades. Do total de pescados apreendidos, a maior parte — 1,2 tonelada — era composta por produtos congelados. Além disso, foram confiscados aproximadamente 194 kg de pescados frescos ou resfriados e 52 kg de pescados secos e salgados.
A operação teve como objetivo verificar a origem, o recebimento e o acondicionamento dos produtos nas câmaras frias, entre outros aspectos. Os auditores também avaliaram pontos de segurança e aspectos sensoriais, como a aparência dos olhos, a consistência das guelras e da carne dos pescados. (Renan Isaltino)
Foto: R7