A vereadora Lu Bogo (PL) protocolou, no dia 26 de junho, o Requerimento N° 411/25, com questionamentos sobre a avaliação médica periódica dos servidores efetivos e comissionados da Prefeitura de Limeira. De acordo com a parlamentar, conhecer a estrutura da Divisão de Medicina do Trabalho, os médicos e profissionais disponíveis é a base para entender os cuidados que são oferecidos para os funcionários que atendem a população.
A parlamentar destaca na justificativa que desde 2007 a Divisão de Medicina do Trabalho na Prefeitura de Limeira dá suporte aos servidores públicos, porém, muitos servidores efetivos e comissionados relatam que apenas passam pelo órgão para validar atestado médico, que não passam por avaliação preventiva periódica.
“São muitos afastamentos de servidores públicos, principalmente na Secretaria da Educação. O servidor precisa passar pela Medicina do Trabalho com uma certa periodicidade, para uma avaliação. Parece que os servidores só vão até lá para fazer os protocolos do exame admissional e depois para apresentar atestados médicos, não há uma avaliação periódica, um acompanhamento. Precisamos ajudar nossos servidores nos cuidados com a saúde física e mental, afinal, eles cuidam da nossa cidade, da nossa população. Merecem este cuidado, esta ação preventiva”, explicou Lu Bogo.
“Nas empresas privadas e na Câmara Municipal todos os funcionários passam por avaliação médica, recebem orientação sobre prevenção a hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros. O que queremos é trabalhar preventivamente a saúde do trabalhador. É o que pretendemos com a apresentação deste Requerimento, que nos trará respostas oficiais do trabalho feito em prol do trabalhador por meio da Divisão de Medicina do Trabalho”, apontou Lu Bogo.
O requerimento será lido em Plenário e posteriormente encaminhado à Prefeitura, que terá até 30 dias para responder à vereadora.
Foto: Câmara de Limeira