Portal Veloz

Vereador Everton Ferreira visita GAD e reforça importância de ações educativas sobre diabetes nas escolas

Parlamentar apresentou requerimento à Prefeitura solicitando dados sobre crianças e adolescentes com diabetes em Limeira e destacou a atuação do GAD como parceiro no apoio a pacientes e na conscientização da comunidade escolar

  O vereador Everton Ferreira visitou nesta quarta-feira (13), o Grupo de Apoio aos Diabéticos de Limeira, o GAD, para se atualizar sobre as atividades realizadas e ouvir as demandas da instituição. Durante o encontro, foi destacada a importância do trabalho do GAD nas escolas, por meio de palestras e orientações a educadores para identificar sinais da doença e prestar os cuidados adequados a alunos diagnosticados com diabetes.

 O GAD é uma instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal pela Lei nº 7.135, de 5 de junho de 2025, de autoria do vereador Everton Ferreira. A entidade atua como um importante apoio complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município, contando com voluntários, especialmente profissionais da área da saúde, e com o apoio da comunidade para manter e ampliar suas ações.

 Everton Ferreira é também autor da Projeto de Lei Nº 76/2023, que altera a redação da ementa e do art. 1° da Lei Ordinária Nº 6301/2019, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Limeira o “Dia Municipal do Diabetes”, com atividades voltadas a alunos, pais e educadores, fortalecendo a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

 “O trabalho do GAD é essencial, especialmente nas escolas, pois garante que educadores estejam preparados para lidar com situações que envolvem alunos diabéticos. Quando unimos informação, prevenção e acolhimento, damos passos concretos para melhorar a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes”, afirmou Everton Ferreira.

 Como resultado da visita, o parlamentar protocolou o Requerimento nº 520/2025, questionando a Prefeitura sobre diversos pontos relacionados à atenção a pessoas com diabetes no município, entre eles sobre crianças diabéticas matriculadas na rede pública municipal de ensino e se existe algum treinamento ou capacitação específica para professores, coordenadores e demais servidores para lidar com as crianças diabéticas, tanto com a questão de saúde como para a prevenção ao bullying.

×

Buscar no Portal Veloz