Cássio Fala Pira foi preso após sete denúncias de crimes sexuais e nega as acusações feitas por mulheres
A Polícia Civil prendeu temporariamente, na manhã desta quinta-feira (9), o vereador de Piracicaba (SP), Cássio Luiz Barbosa, conhecido como Cássio Fala Pira (PL). A ação foi realizada na residência do parlamentar e faz parte de uma operação que cumpre quatro mandados judiciais: um de prisão e três de busca e apreensão. Os mandados foram executados nos escritórios do vereador, de onde foram apreendidos computadores e celulares.
A prisão temporária foi determinada pela Justiça após sete denúncias de mulheres contra o vereador por crimes sexuais. Além da residência, as equipes da Polícia Civil realizaram buscas no escritório político do parlamentar, no bairro Vila Sônia, e no gabinete da Câmara Municipal de Piracicaba. A operação ainda estava em andamento durante a manhã.
Na última segunda-feira (6), Cássio Fala Pira se pronunciou no plenário da Câmara Municipal, negando as acusações. Até aquele momento, quatro mulheres haviam registrado queixas na Polícia Civil, incluindo uma nova denunciante que relatou ter sido abusada duas vezes, em situações em que lhe foram oferecidos uma cesta básica e uma oportunidade de emprego.
Durante o pronunciamento, o vereador afirmou estar sendo julgado antecipadamente. “As pessoas falam o que querem, julgam como querem. Só que eu sou um vereador nesta cidade e tenho direito à defesa. Hoje é comigo, amanhã pode ser com um dos senhores”, declarou. Ele também questionou a veracidade das acusações: “Eu com 50 anos vou pegar mulher à força? Será que sou tão idiota, tão burro desse jeito? Se precisar responder, eu respondo. Não vou fugir de nenhuma resposta”.

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba conduz as investigações por meio de inquérito já instaurado.
Em nota, a Câmara Municipal informou que, em relação ao primeiro caso denunciado, adotou os encaminhamentos internos cabíveis e permanece à disposição das autoridades, respeitando o devido processo legal. Sobre as demais denúncias, afirmou que ainda não foi oficialmente notificada, mas reafirmou o compromisso de colaborar com as investigações.
A defesa de Cássio declarou que apresentará, “no momento oportuno, os elementos técnicos e jurídicos que demonstrarão a verdade dos fatos”. Ainda segundo a nota, o vereador tem colaborado com as investigações, recebeu ameaças e tem sido alvo de informações distorcidas.











