Motocicletas urbanas, trail e esportivas de entrada até 180cc ficarão isentas do imposto
A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de Lei que altera a legislação 13.296/2008 que isenta de IPVA as motocicletas com até 180cc. Consideradas como “essenciais” devido aos serviços de entrega e logística amplamente utilizados no estado.
Cerca de 4,3 milhões de motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas de propriedade de pessoas físicas ficarão isentos do imposto, A isenção passa a valer em 2026 para veículos em situação regular de registro e licenciamento.
A medida impacta milhões de motociclistas e tem forte impacto no orçamento de quem utiliza a moto como instrumento de trabalho, especialmente entregadores e prestadores de serviço.
Confira as principais motocicletas do ranking das mais vendidas que ficarão isentas do IPVA em 2026
Honda CG 160 (Titan, Fan, Start e Cargo): A Honda CG 160 é a motocicleta mais vendida do país e ficará isenta do IPVA. Equipada com motor de 162cc, com 14,7cv e 1,43kgfm de torque associada ao câmbio de cinco velocidades, é a mais conhecida nos serviços de frete. Todas as versões como a Start, Fan, Titan e Cargo entram no limite para a isenção do imposto.

Honda NXR 160 Bros: a Bros 160 é a moto trail mais vendida, utilizando o mesmo motor da CG 160, mas com uma proposta mais versátil para uso misto (asfalto e terra). Também tem motor de 162cm3 de 14,7cv e 1,43kgfm de torque. É vendida na versão única ESDD com freios a disco com ABS.

Yamaha Factor 150 ED: A Yamaha Factor 150 é uma concorrente direta da CG 160 Fan, oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho e economia. Com a nova legislação, também entra nos limites de motorização para a isenção do IPVA. O motor da Yamaha é um 149cc de 12,4cv e 1,3kgfm de torque disponível em versão única ED.

Yamaha FZ15 Fazer: Uma opção com visual mais moderno e robusto que a Factor com design esportivo. No caso da Fazer FZ15, o motor de 149 cc e potência de 12,4 CV e torque de 1,3 kgf.m faz dela uma alternativa mais esportiva ao visual tradicional da Factor.

Honda Pop 110i: com um motor de menor cilindrada (109,1 cc, 8,3 CV), é popular pela sua economia e baixo custo, sendo a terceira moto mais vendida do Brasil. No estado de São Paulo não é muito popular, sendo bem aceita nos estados do norte e nordeste devido à versatilidade e baixo custo.

Bajaj Pulsar N160: lançada neste ano, a Pulsar 150 se destaca pela versatilidade, com motor de 149cv com 14cv e torque de 1,38kgfm com transmissão de cinco velocidades e também fica isenta do IPVA em 2026.

Haojue DR160: Comercializada pela Suzuki, a Haojue DR160 tem foco no custo-benefício. O motor 160cc tem 15 cavalos (cv) de potência a 8.000 rpm e um torque de 1,43 kgf.m (ou 14 Nm) a 6.500 rpm, com injeção eletrônica e câmbio de 5 marchas.
Fonte: R7
Foto de capa: Divulgação/Portal N10











