Diante da circulação do vírus da febre amarela em alguns municípios do estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde de Sumaré intensificou a vacinação contra febre amarela nas áreas rurais e periurbanas, ou espaços que se encontram numa posição de transição entre espaços estritamente rurais e áreas urbanas do município.
No último sábado (15), as unidades de Saúde do Cruzeiro e Veccon estiveram com a ação casa a casa na Estância Árvore da Vida, Campo Belo e Três Pontes. Já a equipe do Vasconcelos realizou, durante todo o dia, além da vacina contra febre amarela e atualização de carteirinha vacinal na unidade. Até o momento o município vacinou 494 moradores. No ano passado 9.311 pessoas receberam o imunizante.
A vacina é a principal medida de proteção contra a doença e está disponível em todas as USF (Unidade de Saúde da Família), exceto no Virgílio Viel. “O município tem adotado várias medidas para levar a vacina contra febre amarela a toda a população. Aos finais de semana são realizados mutirões em todas as regiões, atendendo os moradores que não conseguem ir à unidade durante a semana. Pedimos que procurem a unidade de saúde, mais próxima de sua residência, para avaliação e, se necessário, atualizar a carteirinha”, orientou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
A vacinação contra febre amarela segue o esquema recomendado pelo Ministério da Saúde, para crianças menores de cinco anos, a imunização ocorre com a primeira dose aos nove meses e a segunda aos quatro anos. A partir dos cinco anos, é aplicada uma dose única, caso não haja comprovação vacinal anterior. Os adultos não imunizados que residem em áreas com recomendação, e pessoas que irão viajar para estes lugares, devem se vacinar pelo menos 10 dias antes do deslocamento.
As doses também podem ser aplicadas em outros grupos, como as pessoas que residem em áreas de risco, zona rural e regiões periurbanas. Nesses casos, gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto) e bebês entre seis e oito meses podem receber a vacina. Idosos acima de 60 anos devem passar por avaliação médica antes da aplicação. A vacina pode ser administrada junto a outras do calendário vacinal, porém em algumas situações, é necessário respeitar intervalos específicos entre as doses.
ALERTA AOS VIAJANTES
Com a proximidade do Carnaval e de outros feriados, quando o fluxo de turista aumenta e diante da circulação do vírus da febre amarela em alguns municípios do estado de São Paulo, a Vigilância Epidemiológica recomenda que todas as pessoas que planejam viajar para áreas com transmissão do vírus ou para regiões rurais e de mata revisem a carteira de vacinação. Aqueles que ainda não receberam a vacina contra a Febre Amarela e que não possuem a carteira de vacinação, devem procurar uma Unidade de Saúde com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. Além da vacinação, é necessário adotar medidas de proteção individual, como:
– Uso de calças e camisas de manga longa;
– Sapatos fechados;
– Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo;
– Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses de idade. Os mosquitos transmissores da Febre Amarela possuem hábitos diurnos, portanto essas precauções devem ser mantidas durante todo o dia, especialmente em áreas próximas a mata, como parques, trilhas, chácaras, sítios e pesqueiros.
Foto: Prefeitura de Sumaré