Portal Veloz

Trump confirma autorização à CIA para operações secretas na Venezuela

A medida coincide com uma diretiva secreta assinada pelo presidente ordenando que os militares americanos comecem a atacar cartéis de drogas latino-americanos 

 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (15) que autorizou a CIA a realizar operações secretas na Venezuela, segundo relatos de autoridades americanas. A informação foi antecipada pelo New York Times.

 Durante pronunciamento no Salão Oval da Casa Branca, Trump destacou a preocupação com o tráfico de drogas vindo da Venezuela. “Temos muitas drogas chegando da Venezuela, e muitas delas chegam pelo mar, mas vamos detê-las também por terra”, afirmou.

 Embora não tenha mencionado diretamente a intenção de retirar Nicolás Maduro do poder, Trump afirmou que os líderes venezuelanos estão sob pressão. “Acho que a Venezuela está sofrendo pressão. Mas muitos outros países também estão. Não vamos deixar nosso país ser arruinado por causa de outras pessoas”, disse, referindo-se a alegações falsas de que alguns países estariam enviando presidiários e pacientes de instituições psiquiátricas para os EUA.

 A medida coincide com uma diretiva secreta assinada pelo presidente ordenando que os militares americanos comecem a atacar cartéis de drogas latino-americanos, reforçando a escalada de ações do governo americano para pressionar o regime de Maduro.

 Especialistas apontam que a mudança de autoridade da CIA e a diretiva militar representam uma nova fase nas operações de combate ao tráfico de drogas e na estratégia americana de influência na região, aumentando a tensão entre Washington e Caracas. (Renan Isaltino)

×

Buscar no Portal Veloz