Portal Veloz

Três projetos e 12 moções são aprovados na sessão da Câmara de Limeira, cinco requerimentos também foram discutidos

Três projetos pautados na Ordem do Dia da sessão ordinária desta segunda-feira, 26 de maio, foram aprovados pelos vereadores. Também foram discutidos cinco requerimentos e aprovadas 12 moções durante o Expediente, destinado à leitura de todos os documentos protocolados na Casa. Confira os trabalhos na íntegra neste link.

Durante a sessão, a vereadora Bruna Magalhães (PRTB) tomou posse. Ela assume a cadeira do vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, do mesmo partido, que solicitou afastamento para assumir a Secretaria Municipal de  Valorização e Preparação para o Trabalho.

Lemão usou a palavra durante a sessão para agradecer aos demais parlamentares com os quais dividiu o mandato por cerca de 12 anos. Destacou que a Câmara de Limeira é uma das que mais tem vereadoras mulheres da região e que é um orgulho ter Bruna como a primeira vereadora negra do Legislativo limeirense. Agradeceu também o prefeito Murilo Félix (Podemos) pela confiança em convidá-lo para a Secretaria. “Que possamos fazer o melhor para nossa cidade. Aqui nascemos, tivemos nossos filhos e netos. E que possamos fazer o nosso melhor”, declarou. Confira o discurso neste link.

A nova vereadora limeirense também teve seu momento de fala. Bruna Magalhães agradeceu a Deus, aos familiares e amigos pelo apoio e disse que vai trabalhar por políticas públicas sobre a endometriose. Contou que nasceu e cresceu no Jardim Ouro Verde e que frequentava o Centro Comunitário. “Limeira pode contar comigo, sou fruto de políticas públicas e quero que as crianças da periferia saibam que podem chegar onde quiserem, não importa a cor”, afirmou. Confira o discurso neste link.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre, parte da sessão destinada ao uso da palavra para que cidadãos falem sobre assuntos de interesse da cidade, abordou os seguintes temas: conscientização sobre a mensagem de amor, igualdade e paz do islamismo, aniversário da Torcida Organizada Interror, campanha Maio Laranja realizada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), descarte irregular de lixo na área rural, homenagem á técnica de enfermagem Maria Cristina de Barros (Cris da Vacina) e políticas públicas para mães atípicas.

Islã

O vice-presidente da Comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil, o imã (líder religioso) Ihtsham Ahmad Moman usou a Tribuna para trazer conscientização sobre o Islã, que quer dizer paz e segurança, o principal ensinamento pregado pela religião. Ele destacou que, por causa dos conflitos globais houve um aumento da islamofobia, porque as pessoas vinculam o islamismo com o terrorismo e com o fanatismo. “Islam não se trata de fanatismo, muito pelo contrário, é uma religião de paz, que prega o amor. “Nós da comunidade Ahmadia acreditamos que o único caminho que pode levar para a paz é o diálogo inter-religioso e o respeito mútuo um para com o outro. Assim podemos construir um mundo mais fraterno, com mais tolerância, onde todos possam viver não sendo tolerados, mas sim respeitados”.

Confira o discurso na íntegra neste link.

Interror

Para falar sobre a Moção Nº82/2025, de autoria do vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), em reconhecimento aos 35 anos de fundação da Torcida Organizada Interror, o vice-presidente Laerte Junior Ferreira usou a palavra para dizer que as torcidas organizadas vão além do futebol. Ele destacou o trabalho social desenvolvido pelos membros, arrecadando agasalhos, alimentos, fraldas e leite, que são entregues a famílias necessitadas, e das festas realizadas para cerca de 1200 crianças durante as comemorações do Dia das Crianças e do Natal. “Agradeço a todos que de alguma forma nos ajudam para que tudo isso aconteça”.

Confira o discurso na íntegra neste link.

Campanha Maio Laranja

Por meio da Moção Nº 111/2025, de autoria do vereador Costa Junior (Podemos), a soldado PM Lenner foi homenageada pelo trabalho realizado pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) durante a campanha Maio Laranja. A homenageada usou a Tribuna para contar sobre o projeto realizado em oito escolas do município, com 561 alunos dos 5º e 7º anos do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. Ela explicou que durante este mês o foco das atividades foi voltado à prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes e de como fazer a denúncia, mas que ao longo do ano outros trabalhos são desenvolvidos, na prevenção ao uso de drogas e no combate ao bullying, por exemplo.  “Hoje consigo unir minhas duas maiores admirações, que é estar dentro de uma escola lecionando e também estar fardada, e fazer com que as crianças vejam e confiem nas autoridades. Durante o curso, elas vão aprendendo a lidar com a pressão e desenvolvendo estratégias para se manterem longe das drogas, longe da violência e principalmente para confiarem nos adultos para pedir socorro.

Confira o discurso na íntegra neste link.

Descarte irregular de lixo

O descarte irregular de lixo na área rural foi o tema abordado pela oradora Bruna D’Andreia. Ela possui um sítio na LIM 326, onde realiza um trabalho de educação ambiental. De acordo com ela, a comunidade enfrenta problemas graves com o descarte irregular há muito tempo. Disse que em frente à propriedade dela havia duas lixeiras que eram esvaziadas regularmente todas as terças-feiras, porém a coleta foi interrompida desde dezembro e as caçambas removidas sem explicação ou instrução de um novo local para o descarte, e a área se tornou um ponto de descarte clandestino. Bruna relatou que realizou diversas denúncias nos canais oficiais, porém as únicas vezes em que foi feita a limpeza foi por denúncia da imprensa ou da vereadora Mariana Calsa (MDB). “O que eu peço é uma limpeza regular, uma reestruturação da lixeira, sinalização adequada, fiscalização e uma comunicação clara para a população sobre onde e como fazer o descarte correto. Nós que vivemos na área rural também fazemos parte da cidade”.

Confira o discurso na íntegra neste link.

Cris da Vacina

Para homenagear o trabalho de Maria Cristina de Barros, a Cris da Vacina, por meio da Moção Nº 103/2025, de autoria do vereador Everton Ferreira (PSD), Jonanthan Dorigão contou a trajetória da técnica de enfermagem, especialista em vacinação infantil. “Hoje é dia de reconhecer quem faz a diferença, com 57 anos e uma linda trajetória de respeito, Cris dedicou 18 anos da sua vida à área da saúde, sempre com amor, competência e leveza. É o tipo raro de profissional, que transforma uma picadinha em acolhimento. Virou lenda entre os pequenos, porque com ela ninguém chora. Hoje reconhecemos sua jornada linda”, disse. A profissional trabalhou durante 13 anos na unidade Básica de saúde (UBS) Nossa Senhora das Dores I e trabalha há cinco anos na UBS Nossa Senhora das Dores II.

Confira o discurso na íntegra neste link.

Mães atípicas

O último orador da noite, Acir Palma, pediu aos vereadores e ao poder público que olhem com mais carinho para as mães atípicas. Ele mostrou vídeos com depoimentos emocionados de mães e pais que sofrem pelos filhos e pela falta de apoio.  Pediu mais atenção principalmente quanto à falta de medicamentos e para a área da educação, na qual faltam professores e monitores, além de terapias necessárias para as crianças e para as famílias. Ele frisou que as políticas públicas são criadas para minimizar a diferença entre os ricos e os mais necessitados. “Precisamos do primeiro passo, precisamos de atitude para que essas políticas públicas cheguem até nossas famílias”.

Confira o discurso na íntegra neste link.

Confira o resultado da sessão:

Adiado – Projeto de Lei Nº 86/2025, do vereador Marcio do Estacionamento (DC), perpetua o nome de Alaor Domingos Alves na Rua Projetada 10, do loteamento denominado Jardim das Orquídeas.

Aprovado – Projeto de Lei Nº 91/2025, da Prefeitura, autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar acordos de parcelamentos com a Elektro Redes S.A.

Aprovado – Projeto de Resolução Nº 18/2025, da Mesa Diretora, dispõe sobre o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de Limeira.

Aprovado – Projeto de Lei Nº 102/2025, do vereador Felipe Penedo (PL), institui diretrizes gerais para a implantação da política pública denominada ‘Programa Novo Centro’ e inclui no calendário oficial de eventos do município de Limeira o ‘Fim de Semana no Centro’ para o desenvolvimento de atividades culturais, gastronômicas e de lazer.

 

Foto: Câmara de Limeira

×

Buscar no Portal Veloz